TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação entre Sistema Operacionais

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  2.067 Visualizações

Página 1 de 5

Comparativo entre Windows e Mac OS

O Sistema Operacional serve como plataforma para o computador, representando a base do hardware e software. O Sistema Operacional efetua o controle e gerenciamento do computador, tanto das partes físicas, quanto das partes lógicas. Existem vários sistemas operacionais em operação, exemplo: Windows, Linux, Mac OS, Android entre outros.

Iremos fazer uma comparação entre Windows e Mac OS.

O Mac OS- Macintosh Operating System, é a denominação de um sistema operacional padrão dos computadores Macintosh produzidos pela Apple. Foi o primeiro sistema gráfico amplamente usado em computadores a usar ícones para representar os itens do computador, como programas, pastas e documentos e foi o segundo sistema operacional a usar uma GUI-(interface gráfica do utilizador). Também foi pioneiro na disseminação do conceito de Desktop, com uma Mesa de Trabalho com ícones de documentos, pastas e uma lixeira, em analogia ao ambiente de escritório.

Já o Windows é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. A palavra windows em português significa janelas.

Nessa comparação será avaliado os seguintes requisitos: Segurança, Desempenho, Aplicativos, Usabilidade, Compatibilidade.

Segurança

Nesse quesito o Mac OS é mais seguro que o Windows, pois seu núcleo é baseado no BSD (versão de UNIX) além do mais ele herda um sistema de permissões que garante uma maior proteção. Sabe-se que existem muito mais vírus para Windows do que para Mac, isso em decorrência do fato do Windows ainda possui a maior fatia no mercado e desenvolver um vírus para ele teria maior alcance, sendo mais interessante para os desenvolvedores destas ameaças. Outro ponto interessante do Mac OS é o suporte à encriptação de todo o disco. Desta forma, mesmo que o computador seja roubado, ninguém não consegue acessar os dados do dono. Mesmo que ladrão consiga acessar o Mac, o dono pode programá-lo para apagar as informações assim que a máquina tiver conectividade com a internet.

Desempenho

O sistema Mac OS é orientado à simplicidade e produtividade. Dentre as funcionalidades voltadas para a produtividade existe o Resume, que permite o repouso e retorno praticamente instantâneo do sistema. Esta função permite que colocar o computador para "dormir" e voltar a trabalhar de forma quase imediata. No Windows, este processo geralmente demora alguns incômodos segundos, porque depende de drivers específicos de cada máquina e de como o mecanismo foi implementado pelos diversos fabricantes dos computadores que executam o SO da Microsoft.

Além disso, o Mac OS permite salvar o estado atual, de forma que se você precisar reiniciar ou desligar o Mac, ele pode retornar a configuração atual de aplicativos e pastas abertas, da exata forma como você estava utilizando o sistema antes do desligamento. Além disso o sistema possui a Time Machine, que integrada ao Auto Save, permite fazer e recuperar backups de forma bem prática e intuitiva.

Aplicativos

Apple foi a primeira a disponibiliza uma loja de aplicativos, a App Store , um sistema de compra de aplicativos totalmente integrado ao sistema operacional. A partir dela, pode-se adquirir programas das mais diversas áreas, como ferramentas de produtividade, jogos, softwares de escritório, players de vídeo, dentre outros. Além disso a loja detecta a necessidade de atualizar os programas e permite fazer o upgrade de forma simples e intuitiva. O Windows 8 foi a primeira versão do Windows a ter a sua própria loja de aplicativos, mas ela ainda não oferece uma grande variedade de opções. Outra vantagem na gerência de softwares do Mac OS é a facilidade de instalar e desinstalar os programas, que na grande maioria são autocontidos. Ou seja, as informações relacionadas aos aplicativos são guardadas dentro de seu próprio contêiner. Desta forma, caso o usuário queira remover um aplicativo, basta excluir o contêiner (representado pelo ícone do aplicativo) da pasta de aplicativos . O Windows por sua vez utiliza um sistema de registros em que a instalação de programas acaba por deixar uma série de rastros pelo sistema operacional, o que torna difícil a sua remoção completa e pode deixar vestígios no registro que atrapalham o desempenho do computador no futuro. Como o Windows possui um maior número de usuários existe uma maior quantidade de softwares seja desenvolvida para esta plataforma. Mac OS são mais voltados para designers, publicitários, fotógrafos e profissionais de criação em geral, portanto, você irá encontrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com