TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Computação em Nuvem

Por:   •  8/4/2021  •  Artigo  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO[pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE

Aluno: Johnathan Rocha de Sousa

Disciplina: Fundamentos de TI para Cloud Computing

Enunciado: É sabido que soluções em nuvem reduz em muito a possível complexidade que a TI normalmente exige para a sua gestão. Nesse sentido crie uma situação onde haja necessidade de implantação de soluções em nuvem, selecionando qual o tipo de nuvem mais adequado, entre privado, público e híbrido, e qual a composição técnica do ambiente para a situação criada.

Software para coleta de dados de infectados pela COVID-19 – COVID ALERT

        Atualmente o mundo encontra-se em combate com um inimigo invisível que não faz distinção entre raça, gênero e classe social. Estamos em combate com um vírus que até o presente momento já ceifou mais de 290 mil brasileiros. Estamos falando da COVID-19, do inglês Coronavirus Disease 2019.

        Neste atual cenário, a ciência busca maneiras de reverter o quadro crítico gerado pela pandemia, seja por meio de sintetização de vacinas que imunizem a população, por controle do contágio, engenharia social afim de conter o vírus com campanhas de isolamento social e serviços computacionais para gerar modelos de análise de dados inerentes a crise sanitária instaurada no mundo.

        No contexto nacional, alavancado pela falta de administração pública em alguns setores essenciais, como a saúde e o saneamento básico, surge a necessidade de ter como base, informações por meio de sistemas informatizados com o intuito de ter um melhor controle sobre a dimensão do problema causado pela doença.

        O que é o COVID ALERT?

        A proposta desta aplicação é manter dados armazenados em nuvem para consulta pública e identificação de possíveis gargalos geográficos da pandemia no Brasil. Onde essas informações podem ser integradas, através de API a outras plataformas de controle e gerência da pandemia. Este modelo pode gerar dados otimizados a fim de melhor compreensão do poder público no cenário pandêmico.

Vantagens do Software

  • Controle em tempo real das inserções. Agentes públicos poderá fazer o cadastro das informações e submetê-las na plataforma, onde será possível consulta-las em real time.
  • Redução da imparcialidade dos dados, pois o poder público se comprometeria a ter total responsabilidade sobre as informações inseridas e segundo a Lei Federal nº 12.527/2011, conhecida como lei de Acesso à Informação, preceitua que as informações referentes à atividade do Estado são públicas, exceto aquelas expressas na legislação. Ou seja, por se tratar de informações de interesse público a imparcialidade pode acarretar em processo judicial previsto na Lei.
  • Melhor administração de medidas públicas voltadas a contenção do vírus.

Desvantagens do Software

  • Por se tratar de uma plataforma com responsabilidade do Estado na manutenção, por razões financeiras o projeto pode ser interrompido.
  • Há necessidade de capacitação profissional para operação da plataforma.
  • Demanda de infraestrutura centralizada.

Modelo de Cloud

        Como na aplicação serão disponibilizados dados públicos o modelo de Cloud pública é a melhor opção, pois haverá a tratativa das informações para disponibilização por meio de Webservice.

Modelo de Serviço

        O modelo de serviço ideal para esta aplicação é o SaaS (Software as a Service), pois neste contrato a responsabilidade pela manutenção e atualização do sistema e do hardware é da empresa contratada. Como se trata de algo público, há a necessidade de contratação emergencial ou através de licitações, empresas especializadas neste tipo de aplicação. O usuário final, no caso a população, terá recursos atualizados sem a necessidade de manutenção em seu ambiente local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com