TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior Tecnológico em Redes de Computadores  

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

PIM V I – Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior Tecnológico em Redes de Computadores

 

Proposta técnica para implantação da infraestrutura de redes para empresa Challenge

LONDRINA - PR

2019

[pic 2]

PIM V – Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior Tecnológico em Redes de Computadores

Proposta técnica para implantação da infraestrutura de redes para empresa Challenge

Diego Teixeira Lourinho - 1843137

Eduardo Martins de Arruda - 1832098

Gilberto Henrique Cardoso - 1805162

Guilherme Vicentin Mora - 1804913

Maércio Girardi Bisco - 1850213

Rodrigo Augusto Camillo Tamiozzo - 1862524

Orientador: Prof. Rordando Lemes

LONDRINA - PR

2019

RESUMO

Este projeto tem como objetivo apresentar uma proposta técnica para a implantação da rede de computadores da empresa Challenge, sendo que esta possui uma matriz que se situa na cidade de São Paulo, cinco filiais no Brasil e uma nos Estados Unidos, para o desenvolvimento deste projeto, serão usados os conhecimentos adquiridos durante os estudos do primeiro bimestre do ano de 2019 que são: Redes I – Longa Distância e Alto Desempenho, Economia e Mercado e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Para tanto serão feitos cálculos de tráfego de dados entre as filiais e a matriz, bem como sua topologia de rede. Também será criada uma topologia de rede ligando a matriz e sua filial em Michigan – EUA. Toda a sua rede de computadores necessita de uma total reestruturação, visando um crescimento de 8% nos próximos 3 anos. Tudo isso será feito visando custos e alta tecnologia. Também será desenvolvido um organograma de estruturação de cargos visando melhorar a visão do quadro de colaboradores.

Palavras Chave: Redes de Computadores, Economia e Mercado e Gestão de Recursos Humanos.


ABSTRACT

This project aims to present a technical proposal for the implementation of the Challenge computer network, which has a headquarters located in the city of São Paulo, five branches in Brazil and one in the United States, for the development of this project will be used the knowledge acquired during the studies of the first two months of 2019 which are: I - Long Distance and High Performance Networks, Economics and Market and Strategic Management of Human Resources. For this purpose, data traffic calculations will be made between the branch offices and the matrix, as well as their network topology. A network topology will also be created linking the matrix and its branch office in Michigan - USA. Your entire computer network needs to be fully restructured, aiming for an 8% growth in the next 3 years. All this will be done aiming at costs and high technology. An organizational chart of job structure will also be developed aiming to improve the vision of the staff.

Keywords: Computer Networks, Economics and Market and Human Resources Management.


SUMÁRIO

SUMÁRIO        4

1 Introdução        4

2 Redes de Longa Distância e Alto Desempenho        5

2.1 Projeção de contratação de link        5

2.2 Topologias        6

2.2.1 Contratação de serviços de telecomunicações.........................................7

2.3Topologia física        8

2.4 Tabela de IPV4        9

2.4.1 Segurança Lógica.......................................... ..........................................9

2.4.2 Segurança Física ..........................  .......................................................10

3 Economia e ercado.................................................................................................10

4 Gestão de Recursos Humanos        13

Conclusão        15

Referencias        16

1 Introdução

O objetivo deste projeto é apresentar uma proposta técnica para a implantação de uma rede de computadores para a empresa Challenge, diante de tantas novas tecnologias, a empresa PIM V trará uma proposta coerente com os recursos financeiros que a empresa Challenge pretende disponibilizar para tal, tendo como objetivo principal a implementação equipamentos e serviços de alta qualidade e disponibilidade.

Serão analisados o tráfego de dados, o método utilizado para as ligações entre matriz e filiais, tecnologias e serviços disponíveis no mercado tanto em termos de hardware, bem como serviços de transferência de dados.

Neste projeto apresentaremos uma maneira de interligar a matriz em São Paulo e suas filiais em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Distrito Federal e Rio de Janeiro e também abordaremos a maneira de interligar a matriz com sua filial em Michigan – EUA, que necessita de sincronização de dados em tempo real.

Para que tudo isso aconteça de maneira fluida e descomplicada, um plano de endereçamento IP será criado, sendo que a empresa prevê um crescimento de 8% nos próximos 3 anos, então todos os sistemas e subsistemas serão superdimensionados para que este crescimento ocorra de maneira gradual e tranquila.

Os métodos utilizados para desenvolver este projeto estão diretamente relacionados aos conhecimentos adquiridos durante o primeiro bimestre de 2019, nas disciplinas de Redes I –Longa Distância e Alto Desempenho, Economia e Mercado e Gestão Estratégica de Recursos Humanos.


2 Redes de Longa Distância e Alto Desempenho

De acordo com o que foi aprendido nesta disciplina, iremos explicar como será a implantação de rede de computadores da empresa Challenge no Brasil e no exterior mostrando como eles se comunicam entre si através de circuitos virtuais, cabos de comunicações e ativos.

A empresa contará com uma matriz localizada na cidade de São Paulo, com 200 postos de trabalho, e com outras 5 filiais no Brasil e uma no Exterior. As filiais localizadas no Brasil ficarão em:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (287.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com