TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Redes em Computadores

Por:   •  4/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Redes em Computadores

Informatização de uma biblioteca comunitária

Unip – Unidade Hortolândia

2017

UNIP

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Superior de Tecnologia em Redes em Computadores

Informatização de uma biblioteca comunitária

Nomes: Alex Sander Roque Proença RA: 1771543

Clayton Nuitin RA:

Curso: Superior tecnológico em redes de computadores

1ºSemestre

Unip – Unidade Hortolândia

2017

Ética

Iremos aqui conceituar a o que é ética, origem e o entendimento da ética na sociedade como um todo.

A expressão Ética surge de origem grega decorrido da palavra ethos, que significa tradições, costumes do ser humano inserido na sociedade. Cada região no mundo vive com um costume diferente, sendo assim, uma cultura diferente, então é difícil ajuizar o comportamento desse ser humano inserido dentro de uma sociedade, e também ajuizar o que é certo e vai além das formas que convivemos, para isso é extremamente imprescindível ajuizar suas origens e história onde está inserido.

A causa que a ética deve ser compreendida, e para considerar as empresas (ética empresarial), os indivíduos (sujeito ético) e as condutas (conduta ética), onde estiver inserido.

O ser humano tem a necessidade de relacionamentos, pois sozinho nunca irá chegar aos seus objetivos, interesses, etc.

Chegando à conclusão que para se conviver em sociedade é necessário que se respeita e entenda a ética (cultura) do indivíduo que está inserido dentro dessa sociedade, assim realizando o que ninguém conseguiria capaz de conseguir individualmente.

Conceito de Moral e justiça

A moral e definida como a forma que a sociedade enxerga esse indivíduo inserido na sociedade, seus atos perante a sociedade, ao contrário da ética que enxerga como o indivíduo se comporta em sociedade, algo pessoal.

Já a justiça é o que o indivíduo acha justo ou injusto perante a situação, que está ligado as suas convicções pessoais, pelo o que no entendimento desse indivíduo acha que é certo ou errado.

Direito

A convivência entre os seres humanos em sociedade gerou a necessidade de criação de algumas regras de conduta, sendo assim, gera-se o conceito de direito.

Existem cinco fontes formais do direito que iremos abordar abaixo:

  • Lei: é a norma propriamente escrita ou não vigente em um país.
  • Costume: é o conjunto de normas de comportamento que a sociedade pratica ao longo do tempo.
  • Princípios gerais de direito: é o que inspira e da alicerce ao sistema jurídico na elaboração das leis ou na decisão que deverá ser tomada num conflito de interesses.
  • Jurisprudência: é o conjunto de decisões judiciais (sentenças, etc) repetidas sobe determinadas questões idênticas.
  • Doutrina jurídica: é o parecer sobre determinado assunto, que podem ser manifestados através de livros, artigos, etc.

O Direito autoral

Direito autoral é o direito que o autor tem em relação à sua autoria, controlar a obra, livro, criado por ele, respaldado pela lei Nº 9,610/98, garantido assim seus direitos morais e patrimoniais pelo o objeto criado.

Não é permitido a cópia da literatura sem a permissão do autor, criador dessa literatura sendo assim passível de penalização, e cometendo um crime respaldado pela lei, com direito a pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa, e apreensão dos bens ilegalmente produzidos ou reproduzidos, de acordo com a lei 10.693 de 1º de julho de 2003, que modifica os artigos 184 e 186 do código penal e adiciona parágrafos ao artigo 525 do código de processo penal.

Metodologia cientifica

Ciência

A ciência sempre esteve presente ao longo dos anos, no grego por exemplo deu se origem com a palavra Scire que significa conhecer, para eles, os gregos, a ciência era todo o conhecimento critico fundamentado em algo racional que era associado a um único saber.Também temos a procedência do Latim a palavra scientia, que significa um conhecimento que contém, em qualquer costume ou conceito uma segurança da própria legalidade.

Na filosofia (do grego: philos = que ama + sophia = sabedoria), entende-se que a ciência é o fruto dela, pois em relação ao ânsia do ser humano buscar as explicações para os acontecimentos naturais, despertando a curiosidade em buscar explicações fora dos conceitos metafísicos (do grego: meta = além, depois + phisis = física, natureza) ou religiosos.  Para entendermos a ciência é necessário entender quais os tipos de conhecimentos que estão presentes no nosso cotidiano e muda-los. 

Informatização de uma biblioteca comunitária

Perante a sociedade, na qual o computador tornou-se um componente presente na existência diária de grande parte de brasileiros, proporciona-se um cenário de organização de bibliotecas comunitárias. Esse cenário nos mostra a oportunidade de criação de conjuntos de acervos, fundando-se em inícios da informatização, consolidados no uso de softwares livres que melhorando as metodologias essenciais à gestão de um acervo de biblioteca de pequeno ou médio porte.

Sugere-se a ideia de biblioteca comunitária interligado ao conceito de informação pública. Essa ideia sugere na edificação da biblioteca que, geralmente aparece de atos concebidos e efetivados por agentes singulares ou grupais, sem muito apoio institucional. Dessa forma, Badke esclarece que uma biblioteca comunitária, a qual ele nomeia biblioteca popular, caracteriza-se por aparecer da ambição, necessidade e trabalho da sociedade:

[…] ela emerge do esforço de pessoas que lutam juntas, tendo como principal objetivo realizar um trabalho baseado na proposta de transformar a realidade vigente. Estas bibliotecas, normalmente, aparecem em bairros onde vivem pessoas de uma classe social menos favorecida com experiências de lutas sociais.1

Neste sentido a biblioteca comunitária deve facilitar a concretização de um núcleo ligado a inclusão sociocultural, deve ser esboçada como núcleo interligado à cidadania e à sociedade cultural. A biblioteca que trabalha com a sociedade precisa estar conectada com seu público leitor em uma harmonia com o mundo dos conceitos, dos costumes e da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (556.5 Kb)   docx (657 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com