TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.263 Palavras (14 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Legal Rent a Car

Sistema de Locação de Automóveis

Polo EaD Jabaquara – São Paulo

2018


UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar IV

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Legal Rent a Car

Sistema de Locação de Automóveis

André Luis Menezes da Silva

R.A. 1636969

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

4º semestre - DP

Polo EaD Jabaquara – São Paulo

2018

Resumo

Este trabalho propõe, de acordo com o cenário apresentado pela disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar IV, a criação de um sistema de locação de automóveis para a empresa Local Rent a Car. O sistema, desenvolvido em linguagem C, deve abarcar as regras de negócio da empresa no tocante à concessão de descontos a empresas parceiras e usuários idosos. Seu objetivo é aplicar sobre o problema proposto os conceitos apresentados nas disciplinas correlatas Linguagem e Técnicas de Programação e Engenharia de Software I, integrantes do mesmo curso.

Palavras-chave: linguagem c, sistema de locação, engenharia de software.


Abstract

This work proposes, according to the scenario show on the Multidisciplinary Integrated Project IV course, the creation of a vehicle rental system for the company Legal Rent a Car. This system, developed in C language, must include the company’s business rules involving discount rates for partner companies and elderly customers. Its goal is to apply over the proposed problem the concepts shown on the related Programming Languages and Technics and Software Enginnering I courses as part of the same program.

Keywords: C language, rental system, software enginnering.


Sumário

  1. Introdução..................................................................................................06
  2. Desenvolvimento........................................................................................07
  1. Considerações iniciais: funcionalidades do sistema............................07
  2. Aspectos de Planejamento e Engenharia da Solução.........................08
  3. Requisitos: regras específicas de negócio..........................................10
  4. Desenvolvimento por métodos ágeis...................................................11
  5. Desenvolvimento interativo.................................................................14
  6. Desenvolvimento baseado em testes.................................................16
  7. Desenvolvimento baseado em entregas contínuas............................17

  1. Conclusão.................................................................................................. 20
  2. Referências................................................................................................ 21


  1. Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar o projeto e implementação da solução de locação de carros desenvolvida em linguagem C, exclusivamente sob os parâmetros expostos pela disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar IV. Seguindo a proposta da disciplina, este trabalho foi desenvolvido com base nos conceitos abordados em duas disciplinas correlatas. O planejamento e organização do trabalho de desenvolvimento foi executado em consideração à disciplina Engenharia de Software I; já a codificação propriamente dita e os trabalhos de compilação e entrega do sistema seguem os princípios da disciplina Linguagem e Técnicas de Programação. A abordagem multidisciplinar da situação-problema visa obter um panorama mais amplo de suas características, embasando de forma assertiva a escolha de soluções.

Buscando os demais objetivos da disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar II no tocante à obtenção de experiência nas atividades de pesquisa científica e produção de artigos acadêmicos, este trabalho foi concebido com base em pesquisas de literatura especializada e de especificações técnicas de projetos semelhantes, tudo norteado pelo material didático das disciplinas envolvidas. A formatação deste documento seguiu as indicações do Manual PIM II e, nos casos omissos deste, as do Guia de Normalização para a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos da Universidade Paulista.


  1. Desenvolvimento:

  1. Considerações iniciais: funcionalidades do sistema

As funções pretendidas para o sistema foram especificadas na proposição da situação problema, de forma que o seu desenvolvimento se atém exclusivamente a essas orientações. A solução deve prever o gerenciamento das locações de veículos da empresa fictícia Local Rent a Car, controlando a disponibilidade e o ciclo de aluguel e devolução dos veículos. Entendendo que o objetivo do trabalho está intimamente ligado a uma visão conceitual do problema e sua solução, esse sistema se limita a um número reduzido de veículos e trabalha em uma interface simples de texto. O sistema deve permitir o registro do número de diárias pretendidas, as datas de entrega e devolução e o nome dos locatários, além de aplicar regras especiais na precificação dos serviços. Segundo as especificações da situação problema, também deve ser previsto um relatório com a situação dos veículos da empresa em um determinado momento.

O sistema foi desenhado para permitir o cadastro de novos clientes on the fly, em um processo integrado ao fluxo de locação do veículo, em prol da agilidade. Um carro disponível – considerada aqui uma frota de três modelos iguais, previamente cadastrados - é escolhido e alugado, sendo registrada a data inicial e final, bem como a hora da locação, no ato do aluguel. O sistema indica o valor do aluguel no ato da retirada.

No ato da entrega o sistema calcula eventuais multas por atraso com base na hora da entrega, conforme especificado. A qualquer momento é possível emitir um relatório com o status dos veículos da empresa, nome do locatário e data prevista de devolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (282.6 Kb)   docx (210.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com