TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Por:   •  14/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A globalização como tema central da atividade de autodesenvolvimento da disciplina de Desenvolvimento Econônimo tem como intenção, expor os impactos positivos e negativos que a globalização introduz entre as grandes empresas modernas e sua interferência na história.

Nesta atividade, os assuntos relacionados à globalização moderna e seu respectivo inicio na sociedade serão apresentados de forma didática e explicativa, citando exemplos de grandes organizações que possuem a globalização como base para sua economia financeira.

Além disso, este trabalho tem como objetivo informar conceitualmente diversos segmentos e matérias da esfera econômica, com detalhes de seu conceito e demais características.

Descrição das definições de globalização

A globalização tem como conceito padrão uma cadeia de transformações econômicas e políticas pelo mundo, transformações estas que ocorreram com bastante visibilidade a partir do século XX e que são responsáveis pela união das nações, pessoas e diferentes tipos de sociedades através da economia, política e cultura, que como consequência de todos estes temas sociais, a globalização acabou unificando o mundo.

O sistema de desenvolvimento global, com a forte ajuda da tecnologia, fez com que a integração entre o mercado e a economia de diversos países proporcionasse uma melhor comunicação entre as pessoas e uma grande utilização das mesmas mercadorias ao redor do planeta. Vale destacar que, a invenção de meios de comunicação como o telefone celular e a internet só contribuiu para que isso acontecesse.

A cada ano, a intensidade da globalização é cada vez maior e junto à ela está interligado o capitalismo, que contribui para o crescimento econômico das grandes potências mundiais e países emergentes, como o Brasil, porém ela também possui aspectos negativos, que devido à grande briga por espaço e alta competição entre as empresas, o risco de crises financeiras e problemas sociais só tendem a aumentar.

Definição de outsourcing

O outsourcing é o processo utilizado por uma empresa, onde utiliza-se de outras entidades contratadas com o objetivo de prestar serviços para serem atribuídos à determinado setor da organização, no Brasil este conceito é chamado de terceirização.

Este método possui o aspecto positivo de que a terceirização proporciona para a empresa que a contratou, uma maior abrangência nos custos da contabilidade organizacional, uma melhoria nos recursos humanos da companhia e facilidades técnicas, como, por exemplo, o uso da tecnologia especializada.

Por outro lado, o outsourcing pode apresentar aspectos negativos, como, os custos apresentarem maiores do que o esperado e o grande risco de existir profissionais que possuem certo nível de desconhecimento do ramo, ocasionando desmotivação, entre outros problemas. Neste caso, os índices de rotatividade empresarial são maiores.

Das grandes empresas que se utilizam deste processo, podemos destacar três, dentre elas, a Fiat, assim como outras gigantes montadoras automotivas mundiais, possui um grande arsenal de empresas terceirizadas, como a BT Group, que auxilia significativamente na tecnologia da informação e comunicação da montadora.

No mesmo setor de tecnologia da informação, a Microsoft possui papel fundamental para demonstrar a evolução do outsourcing moderno, por ser uma das grandes sociedades globais a fazer forte uso de terceiros, aumentando o capital intelectual da corporação e consequentemente reduzindo custos consideravelmente altos.

No contexto atual, podemos citar o caso da Petrobras, que possui inúmeras empresas vinculadas a ela e que agem em vários setores da organização petrolífera, empresas estas, que estão interligadas tão fortemente a Petrobras, que estão associadas e sob investigação, juntamente com a empresa estatal brasileira, devido às crises de corrupção que assola este ambiente empresarial atualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com