TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determine o sistema operacional e as funções básicas

Tese: Determine o sistema operacional e as funções básicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  2.292 Palavras (10 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 10

1) Defina Sistema Operacional, e qual a funcionalidade básica do mesmo.

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.

Um sistema operacional possibilita o uso eficiente e controlado dos recursos de hardware, implementa políticas e estruturas de software de modo a assegurar um melhor desempenho do sistema de computação.

O sistema operacional é uma coleção de programas que:

Inicializa o hardware do computador,

Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos

Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas

Mantém a integridade de sistema.

Oferecer uma interface simplificada do sistema computacional para o usuário

Fornece abstrações simplificadas

Gerenciar os recursos do hardware

Define, aplica e supervisiona políticas de acesso e utilização dos recursos

2) Baseado na questão acima, cite pelo menos 3 sistemas operacionais modernos e descreva os prós e contras de cada um dos sistemas citados.

WINDOWS 7:

• Prós

• Barra de tarefas: Não utiliza mais rótulos escritos, só os ícones dos programas Visualização em miniatura das janelas minimizadas funciona também quando há muitas janelas abertas em uma única aplicação. O Internet Explorer, o Windows Explorer e o Media Player tem ícones fixos na barra de tarefas.

• Alerta do sistema: Os balões informativos não aparecerão mais quando se instala um novo programa, a não ser que o usuário queira.

• Controle de conta: O usuário recebe aviso sobre tentativas de vírus ou outros ataques, já existia no Vista, mas agora o usuário pode optar por receber aviso apenas quando um programa alterar suas configurações com ou sem a tela de aviso.

• Meus documentos: Não vai mais existir essa pasta, o Windows 7 disponibiliza o recurso Biblioteca, esse recurso faz a divisão virtual das pastas e mostra ao usuário todos os arquivos do computador, independente de onde tenham salvo.

• Multitoque: primeira versão do Windows que aceita a tecnologia de navegação por toque, mas claro que para isso é necessário ter um equipamento que possibilite o uso.

Outras funções: O novo recurso Jump List permite acessar o menu de ações relacionados com o aplicativo com um clique do botão direito. Se clicar com o botão direito no Internet Explorer, por exemplo, o usuário terá acesso aos últimos sites visitados.

• Contras

• Troca de arquivos: O Windows 7 permite a troca de arquivos por rede, mas para isso o sistema operacional gera uma senha para o usuário. O problema é que ele não permite o compartilhamento entre outras versões do Windows, então se um PC estiver usando o Windows 7, todos os outros que quiserem compartilhar os arquivos terão usar a mesma versão.

• Atualizações: Para fazer as atualizações o computador precisará ser desligado.

• Mudança: Usuários do Windows XP que desejam migrar para o Windows 7 terão que reinstalar todos os aplicativos e ajustar as configurações. Já os usuários do Windows Vista poderão apenas instalar o novo sistema sobre o antigo, mas não em todos os cenários.

Temos mais pontos positivos do que negativos, é verdade, mas o problema de compartilhamento, por exemplo, pode fazer com que muitos adiem o upgrade.

WINDOWS 8:

O Windows 8 é o Sistema Operacional mais recente com suporte para Touchscreen, criado pela Microsoft. O design é uma das principais novidades do Sistema, ele vem sem o menu iniciar clássico no canto esquerdo da tela, como era de costume, ao invés disso, recebeu uma nova página inicial, também conhecida como a Interface Metro. Desde a criação do Windows 95 esta foi a maior mudança já feita na Interface do sistema da Microsoft. A criação do Windows 8 foi pensada de forma a deixar os utilizadores satisfeitos. Esta nova versão conta com velocidade otimizada, imensos aplicativos e recursos que facilitam o uso e sua nova Interface tanto no Windows Explorer quanto no novo menu iniciar, dando assim melhores possibilidades aos seus usuários.

Prós:

• O novo sistema é capaz de se comunicar em todas as plataformas, seja em tablets, smartphone e computadores.

• Velocidade: O Windows 8 inicia muito mais rápido do que os outros sistemas operacionais da Microsoft, ele inicia em menos de um minuto, tornando sua experiencia muito melhor.

• O Windows 8 tem como vantagem a Windows Store que promete uma experiencia parecida com a loja de aplicativos do Itunes ou do Google Play o que o torna mais moderno, apesar de ainda faltar aplicativos nativos de alguma empresas e sites como Facebook e Twitter.

Contras:

• Chegou tarde no mercado e será difícil de competir com as empresas que dominam a tecnologia touch.

• A mudança radical no visual pode confundir os usuários que estão acostumados com a tradicional família Windows.

• Incompatível com alguns jogos e com alguns Softwares além de relatos de que o novo Menu Iniciar “não é bom para "desktops”.

LINUX:

Prós:

• Baixo custo

O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.

• No caso do SuSE 9.3, distribuído no Brasil, o UOL comprou o programa pela Internet por R$ 64,80. É o valor dos CDs gravados, do manual que acompanha o produto, do suporte técnico oferecido e do custo de envio pelo correio.

• Segundo Rafael Peregrino, editor da Revista Easy Linux, que encarta uma versão do SuSE 9.3 para o Brasil, a cópia e a distribuição dos CDs são permitidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com