TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagrama Sequencia e Atividades

Por:   •  24/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 3

O diagrama de sequência faz parte dos diagramas comportamentais da UML e é baseado no diagrama de casos de uso e no diagrama de classes.  Ele tem como objetivo determinar a sequência de eventos que ocorrem em um caso de uso, ou seja, quais operações devem ser disparadas entre os objetos envolvidos e qual a ordem para a realização completa do caso de uso. Abaixo os itens que compõem o diagrama de sequência:

Os atores são os mesmos do diagrama de casos de uso, entretanto eles têm uma linha de vida.

A linha de vida é o tempo em que um objeto existiu durante um processo.  Essas linhas de vida são linhas verticais tracejadas que ficam abaixo dos objetos e dos atores.

Os objetos representam as instâncias das classes envolvidas.

Uma condição é representada por uma mensagem cujo rótulo é envolvido por colchetes.

As mensagens(ou estímulos) são utilizadas no diagrama de sequência para demonstrar a ocorrência de eventos, que normalmente forçam a chamada de um método dos objetos envolvidos no processo. São representadas por linhas que contém uma seta ao qual apontam para onde a sequência seguirá.

As mensagens de retorno identificam as respostas a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou. Ela pode retornar informações específicas do método chamado ou simplesmente um valor indicando se o método foi executado com sucesso ou não. As mensagens de retorno são representadas por uma linha tracejada que tem uma seta fina que aponta para o objeto ou ator que recebe o resultado de um método anteriormente chamado no objeto posicionado na outra extremidade da reta.

As auto-chamadas são mensagens que um objeto envia para si mesmo. No caso de auto-chamadas uma mensagem parte do objeto e atinge o próprio objeto.

Podemos então concluir que o diagrama de sequência é de suma-importância para o desenvolvedor entender melhor a ordem de sequência de cada caso de uso e assim poderá ter um caminho melhor definido para começar a criar o programa.

Resumo 4.1 –Diagrama de Atividades

Um diagrama de atividades UML mostra atividades sequenciais e paralelas em um processo.

Oferece uma notação rica para mostrar uma sequência de atividades, inclusive atividades paralelas. Pode ser aplicado em perspectiva ou propósito, mas é mais popular para visualizar fluxos de trabalhos e processos de negócios, além de casos de uso.

A UML não inclui a notação para o diagrama de fluxo de dados (DFD), útil para documentação e descoberta, mas os diagramas de atividades da UML podem satisfazer os mesmos propósitos, podem ser usados para modelagem de fluxo de dados, substituindo o diagrama de fluxo de dados.

Algumas diretrizes surgiram a partir da modelagem de atividades, incluindo:

- Mais valiosa para projetos muito complexos, em geral envolvendo muitas partes.

- Possibilidade de usar ancinhos, ou seja, uma atividade de menor relevância pode ser expandida em outro diagrama, tornando mais agradável e prático a visualização das atividades mais importantes.

Inúmeras linguagens para modelagem de processos e diagramas de fluxo de dados têm nos rodeados desde sempre. A cada ano os diagramas de atividades da UML tornam-se mais populares como um padrão comum, embora ainda existam variações significativas.

Resumo 4.2 – Componentes Diagrama de Atividades

Componentes Estados de atividades e Estados de ações podem ser representadas por sequências de ações e também de sub-atividades. Dessa forma, para representar uma sub-atividade dentro de uma atividade (ou seja, todo um conjunto de ações).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com