TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disco Rígido

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA – CAMPUS SANTO AUGUSTO

VERENICE LAÍS SCHOFFEN

_____________________________________________n°_____

_________________________________________________________n°_____

________v_____________________________________n°_____

_____________________________________________n°_____

Platão

Santo Augusto – RS

Novembro de 2013

Platão

        O nome Platão foi um apelido dado ao filósofo por ele ter ombros largos, era filho de Artíston e Perictioné, viveu em Atenas (428-348 a.C.), foi o primeiro grande filósofo e matemático do período clássico, era de família nobre, e seu verdadeiro nome era Arístocles. Discípulo de Sócrates (470-399 a.C.), fez dele principal personagem de seus diálogos. Também foi muito influenciado pela filosofia de Heráclito e Parmênides.

        Platão escreveu em torno de 30 diálogos, que são considerados autênticos, os chamados “Diálogos socráticos” se encontram muito perto do pensamento de Sócrates. Com um convite do rei Dionísio, passa um tempo na Siracusa, ensinando filosofia na corte. Escreveu também sobre temas como: Amor, política, imortalidade da alma, justiça. Fundou uma famosa Academia dedicada à pesquisa cientifica e filosófica, passa a se afastar da linha de pensamento de seu mestre e desenvolve sua própria filosofia, criando a teoria das ideias onde comenta que o conhecimento se dá devido a passagem pelo mundo das sombras e aparências para o mundo das deias e essências. De acordo com Platão, as pessoas deveriam aprender as coisas superando os desafios que a vida impõe, e a educação deveria desenvolver a moral, o intelectual e o físico do homem.

        Suas obras mais importantes são: Apologia de Sócrates; O Banquete; e A República.


Teoria das ideias e das formas – Platão

Para Platão, a teoria das ideias confirma que a realidade concreta é composta de formas abstratas, ideias que para ele são objetos pelos quais podemos alcançar o verdadeiro conhecimento. O primórdio do mundo sensível e das coisas materiais são as ideias, as formas, e a partir delas é possível encontrar a realidade.

        As ideias se encontram no mundo inteligível, que cujo Platão, é oposto ao mundo sensível, material, e sua natureza não sofre mudanças. Os objetos eram organizados de acordo com essas ideias e formas iniciais, e não eram capazes de apresentar-se por completo, pois eram apenas cópias mal feitas. O filósofo considera que a realidade está no mundo das ideias e que a maioria das pessoas vive num mundo de ignorância, no mundo das coisas sensíveis e que é mutável e não é suficiente para gerar conhecimento perfeito.

        Igualdade, diferença, movimento, eram considerados ideias. A criação da teoria foi intuitiva, e Platão analisou as restrições em um diálogo com Parmênides.

        Na teoria, Platão sugere que o homem viveu em um mundo espiritual e agora se encontra na terra como forma de punição e que o corpo é uma espécie de prisão para seu espírito, e o ato de pensar e conhecer se dá por que já conhecemos as coisas através das ideias e experiências.  

Segundo Platão o conhecimento se divide em dois níveis: O conhecimento sensível, mutável, e o conhecimento do intelecto, imutável, absoluto, que auxilia o primeiro conhecimento, mas não se altera por meio dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com