TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso de Ódio na Comunidade de Rainbow Six Siege

Por:   •  21/11/2018  •  Artigo  •  2.010 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

Discurso de ódio na comunidade de Rainbow Six Siege

Hudson Alves Triunfante

Análise e Desenvolvimento de Sistemas –Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Caixa Postal
88704-296 Tubarão – SC – Brazil

Abstract. Based on my experience in the Rainbow Six Siege game and cases I've experienced, I'll talk about the toxic part of the game community, players who by cursing and killing their own team spoil the game of the other nine players in the game. Some steps were taken to stem this wave of toxicity, but it was still not enough to stop them.

Resumo. Com base na minha experiência no jogo Rainbow six siege e casos que já vivenciei, falarei sobre a parte tóxica da comunidade do jogo, jogadores que por ficar xingando e matando o próprio time, estragam o jogo dos outros nove jogadores da partida. Algumas providências foram tomadas para deter essa onda de toxicidade, mas ainda não foi o suficiente para detê-los.  

1. Introdução

        Em ambientes de jogos online, é muito comum encontrar diversos tipos de pessoas, de várias idades. E pelo fato de não ser usado nomes reais e estar de certa forma escondido atrás de um computador, algumas pessoas acabam passando dos limites com palavreados e atitudes inadequadas, muitas vezes levando ao outro a se sentir ofendido e assim causando danos morais na pessoa, também conhecido como bullying.

        Em um jogo de First Person Shooter (FPS) como o Rainbow six onde até você  mesmo pode matar seus companheiros de equipe, podendo criar situações constrangedoras entre os jogadores e assim desenvolvendo estresse entre eles pelo bate-papo.

2. Rainbow Six Siege

        Rainbow Six Siege é um jogo de FPS tático produzido pela Ubisoft Montreal lançado em 2015 para PS4, XBOX One e PC, focado em multiplayer online, contando com três modos de mata-mata em equipe: refém, proteger área e bomba.

        No começo de cada rodada os operadores (Como são chamados os personagens do jogo) de defesa deverão preparar-se para o ataque, reforçando paredes e usando os equipamentos que cada operador tem de especial. Enquanto no ataque, durante a fase de preparação os atacantes devem usar drones para reconhecimento de área e descobrir onde está o objetivo é preparar o seu ataque. Paredes, janelas, portas e teto podem ser destruídas e cada mapa é diferente do outro, então conhecê-los também é algo crucial na hora do jogar.

        No rainbow six siege jogamos com operadores de forças especiais reais como: SAS, BOPE, FBI Swat, entre outras dezenas, cada operador tanto de defesa quanto de ataque, leva um equipamento ou ferramenta unico para cada operador para o campo de batalha.

        Rainbow six siege atualmente conta com mais de 40 operadores, 18 mapas, 30 milhões de jogadores, e um cenário competitivo que premia hoje cerca de 500 Mil dólares no campeonato principal.

[pic 1]

                                                                Figura 1 - Tela de abertura

                                                                Fonte - O pesquisador

        Dentro do jogo, há 2 formas de se comunicar, por texto no bate-papo entre aliados ou no bate-papo geral, e por voz que é só entre aliados. No bate-papo por voz, ao pressionar a tecla “U”  é exibido o nome de quem está falando no lado direito da tela conforme a figura 2.

[pic 2]

                                                        Figura 2 - Bate-papo por voz

                                                        Fonte - O pesquisador        

        No bate-papo por texto é ao pressionar “T” é exibido no canto inferior direito um campo digitar a mensagem, ao digitar e pressionar enter a mensagem é enviada e exibida para todos, aparecendo primeiramente o tipo de mensagem, (TODOS ou EQUIPE) logo após vem o nickname de quem enviou e em seguida a mensagem. Ao pressionar “Y” o mesmo padrão de mensagem é exibido mas aparecerá apenas para a equipe aliada.

        Por essas formas de interação acaba havendo discussões entre os jogadores por alguma jogada acontecida ou às vezes só por infantilidade do jogador que acaba matando um aliado e xingando no chat por pura “diversão”. Isso acaba gerando um ódio generalizado que estraga a partida de todos que estão ali para de divertir com o jogo. Xingamentos e ações como o “TK” ( Team Kill - Matar alguém do próprio time) são feitos durante o jogo, embora a ubisoft tenha tentado de várias maneiras punir esses jogadores por uma má conduta no jogo.

[pic 3]

                                                                Figura 3 - Bate-papo tóxico

                                                                Fonte - O pesquisador

3. Base

        Tendo mais de 1900 horas de jogo registradas, já presenciei muitas discussões dentro do jogo, é perceptível que ao passar do tempo a produtora tenta de várias formas de parar esses jogadores “tóxicos” com sistemas de banimento por team kill, banimento por palavras impróprias no bate-papo de texto. Mas mesmo assim, para base deste artigo joguei nas últimas 3 semanas, 4 horas por dia todos os dias. nesse período de tempo registrei muito discurso de ódio gratuito entre os jogadores conforme as figuras 3 e 4, os motivos são em grande parte das vezes por alguém ter eliminado um adversário que o outro jogador já estava atirando ou por xenofobia, mas também  tem racismo, machismo/sexismo, preconceito linguístico, intolerância religiosa, etnocentrismo, entre outros. Jogadores que fazem isso a maioria das vezes são menores de 16 anos, o que acaba gerando um preconceito com crianças logo que falam pelo bate-papo de voz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (858.3 Kb)   docx (704.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com