TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutir o sistema de comentários na Internet

Artigo: Discutir o sistema de comentários na Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

Pois é, a Internet vem se tornando um lugar esquisito nos últimos anos. Com a invenção de coisas como Twitter e seus 140 caracteres pra se expressar ou o Facebook onde uma foto ou imagem engraçada diz mais do que qualquer texto que venha anexado a ela percebo que a cada dia as pessoas querem ler menos e menos pela internet. Não é algo unânime é claro, ainda existe quem curte um bom e longo texto por aí, mas é um grupo de internautas que vem ficando cada dia mais raro de se encontrar.

No último mês vi sites como o Oene e afiliados discutirem com grande seriedade sobre o sistema de comentários na internet. Comentários podem se tornar um verdadeiro tormento para um site seja ele grande ou pequeno. Isso porque as pessoas que comentam nem sempre discutem o tema de forma saudável. É briga de egos, gente que falta com respeito, os trolls ou até mesmo aqueles que não dizem coisa com coisa. Geralmente se consegue contar no dedo das mãos os comentários pertinentes e que agregam valor a texto principal. Será que essa falta do “bom debate” em comentários não se dá por conta de muitos nem lêem o conteúdo do post antes de sair metralhando outro comentário dentro do post?

Afinal é mais fácil ler um comentário de duas ou três linhas, discordar do que a pessoa diz, e já sair metendo o pau nessa opinião em particular. Ler o texto maior, para depois ver as opiniões e só depois argumentar contra aqueles na qual discorda é algo bem mais demorado. Por isso é comum muitas vezes encontrar nos comentários discussões paralelas sobre assuntos que nada tem a ver com o texto principal. O que a galera quer ler mesmo é baixaria que se dá pelos arranca rabos via sistema de comentários?

Às vezes sinto como se a internet estivesse perdendo qualidade, como se ela fosse a TV Aberta dessa geração. Muito conteúdo besteirol e pouca gente interessada em um papo legal através da escrita (porque a internet tem outros formatos de debates, como vídeos e áudios e aí o debate muda de forma – ou não). Um sinal disso é a morte dos fóruns de discussão. Em tempos de internet discada, onde não dava para ficar baixando dezenas de podcasts ou quando nem You Tube ainda existiam, os fóruns eram um dos melhores lugares para se discutir sobre qualquer assunto com múltiplas pessoas. Era comum, por exemplo, encontrar tópicos no Fórum da Uol Jogos com dezenas de páginas de discussão e debates embasados e com muitos argumentos válidos sobre aquele game que você queria conhecer melhor.

Hoje em dia, só pra exemplificar a mudança, você entra na parte do Xbox 360 lá e vai encontrar 6 a 7 tópicos sobre Gears of War: Judgment que foi lançado esta semana, mas vai suar pra achar uma opinião mais concreta sobre o jogo. Boa parte dos comentários se resumem a mimimis de pessoas que não possuem informação suficiente para criticar o game (pessoas que não jogaram ou não possuem informações corretas sobre o mesmo), mas ainda assim o fazem, usando meia dúzia de palavras e sem qualquer argumentação em cima da própria opinião. E quando alguém com mais base (e melhor informado) surge para falar sobre o assunto e posta num tópico assim, se ele usar palavras demais ou for sério demais (sem trollar, flamear ou dar uma de engraçaralho) ninguém lê ou dá bola para o que o cara está dizendo. E a informação se perde e o que se tem são tópicos inúteis, sem qualquer tipo de conteúdo válido.

Fóruns foram mais legais no passado. Hoje em dia as pessoas que utilizam esse ecossistema da web não querem grandes debates ou textos reflexivos. São tópicos com meia dúzia de palavras ou dicas para conseguir descontos ou preguiçosos que não querem usar o Google para encontrar uma informação óbvia de se obter. CLARO que existem exceções. Pessoas que ainda sabem conversar e debater em fóruns, mas aqui não estou falando de exceções e sim da grande massa que invadiu a internet para torná-la o que ela é hoje.

Aí entram os blogs. Estes sofrem do mesmo mal dos fóruns. É comum encontrar blogs ou pequenos sites que são especializados em imagens, tirinhas ou vídeos engraçados e que são extremamente bem sucedidos em termos de acessos, leitores e comentários. Veja bem, não que eu esteja condenando esse tipo de diversão na internet. Não estou. Eu adoro alguns blogs de humor, como o Capinaremos, onde lá eles traduzem tirinhas de tudo quanto é lugar na internet. Se for esse o tipo de conteúdo que as pessoas querem na internet, não há que se condenar quem produz o mesmo. Até porque internet não é só para coisas sérias, mas tanto para descontrair.

Mas fica claro que a ascensão desse tipo de conteúdo na web nos últimos anos em detrimento de toda essa discussão sobre trollagem e sistema de comentários em sites mais sérios demonstra como a internet perdeu um pouco de suas qualidades originais, quando as pessoas levavam mais a sério conversas, reflexões e debates. Tome como exemplo muitos sites de noticiais onde se tem um cuidado enorme para que a notícia saia da forma mais sucinta possível, caso contrário, o leitor não vai ler e vai buscar no site que melhor a resumiu. Ninguém quer mega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com