TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dígito Verificador de Containers

Por:   •  18/10/2018  •  Artigo  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  1.575 Visualizações

Página 1 de 7

DÍGITO VERIFICADOR DE CONTAINERS

M. Macedo; L.Cruz; E.Silva

Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos - Professor Jessen Vidal

Av. Cesare Mansueto Giulio Lattes, 1350 - Eugênio de Melo, São José dos Campos/SP,

CEP.: 12247-014, Brasil. Telefone: (12) 3905-2423.

RESUMO: O presente artigo tem por finalidade apresentar um aplicativo elaborado por meio do MIT App Inventor, no qual é possível confirmar a autenticidade do código alfanumérico composto por 11 (onze) dígitos, que identifica os containers. Na logística portuária o recebimento de containers é feito atualmente de forma manual, podendo ocasionar atraso na liberação das cargas. O dígito verificador existe para detectar quaisquer erros que possam ser causados pela transcrição incorreta do número de registro. Não importa em que parte do mundo esteja o container, se tiver um código de verificação incorreto não será possível realizar o transporte marítimo. Apesar da importância do dígito verificador na segurança do transporte dos containers, hoje a verificação ainda é lenta e arcaica. Então, o aplicativo Dígito Verificador de Containers vem para agilizar o processo de forma confiável.

PALAVRAS-CHAVE: containers, aplicativo, dígito, transporte.

ABSTRACT: The purpose of this article is to present an application created through the MIT Inventor app, in which it is possible to confirm the authenticity of the 11-digit alphanumeric code, which is identical to the containers. In the port logistics, containers are currently being handled, which can lead to delays in the release of cargoes. The checker digit exists to detect any errors that may be caused by incorrect transcription of the registration number. No matter which part of the world the container is in, if you have an incorrect verification code you will not be able to do the shipping. Despite the importance of the verifier digit in the transport safety of containers, today the verification is still slow and archaic. However the container checker application digit comes to streamline the process reliably.

KEYWORDS: containers, application, digit, transport.

1. INTRODUÇÃO

O planejamento da Logística Portuária implica em conhecimentos de validação da identificação dos containers.

O dígito verificador ou algarismo de controle é uma identificação internacional proposta por Bureau Internacional des Containers (BIC), padronizado desde 1969 pela Organização Internacional de Padronização (ISO) em 1972. Ele forma uma parte essencial da norma ISO 6346: Containers de Carga – Codificação, Identificação e Marcação. (Intermodal, 2018)(Essa norma descreve outras marcações técnicas complementares, como tamanho e código de tipo, código do país e várias marcas operacionais.

Somente os códigos ISO Alpha (também conhecidos como prefixos de containers) para identificação de proprietários de containers registrados no BIC podem ser usados como marcação de identidade única de containers em todos os documentos de declaração internacional de transporte e alfândega. Veja Figura 1.

[pic 1][pic 2]

Figura 1: Container

O código de verificação de containers compreende:

  • Um código de proprietário / operador de 3 letras;
  • Uma quarta letra usada como identificador de equipamento;
  • Um número de série de 6 algarismos arábicos;
  • Um sétimo dígito (dígito de verificação) que fornece um meio de validar a precisão de gravação e / ou transmissão dos dados.

Ele garante que a identificação do container é única e permite a identificação do proprietário ou operador principal, bem como a identificação da unidade pelo seu proprietário ou operador como número de referência para a sua base de dados (dimensões, tipo, ano de colocação em funcionamento, data de controle, manutenção, etc.).

Isso facilita a circulação internacional e admissão temporária para fins aduaneiros, o controle de contêineres, manualmente ou automaticamente por sistemas de controle computadorizado e / ou remoto em qualquer estágio da cadeia de transporte e, principalmente, no transporte intermodal.

O código verificador de containers é aceito por vários órgãos internacionais do setor, tais como a Organização Mundial das Alfândegas e várias Administrações Aduaneiras, das quais facilita a tarefa relacionada com a Convenção Aduaneira sobre Recipientes, a Convenção TIR, etc. ( WCO), a  União Internacional dos Transportes Rodoviários ( IRU ), a União Internacional das Ferrovias ( UIC ),a Câmara Internacional de Navegação ( ICS ), a Associação Internacional de Transporte Aéreo ( IATA ) e também a Federação Internacional de Removedores Internacionais ( FIDI ).

O código é usado globalmente por mais de 2000 proprietários ou operadores.

É exibido em todo o mundo através de uma cópia impressa do Registro BIC-CODE que é publicada anualmente. A lista mais recente dos códigos BIC está sempre disponível no site da BIC.

O serviço eBIC fornece o registro em formato eletrônico para os membros, bem como terminais, autoridades alfandegárias e outras organizações internacionais.

O código verificador de containers é de tamanha importância. Isso porque nos dias atuais a verificação do dígito dos containers é feita de forma manual, o que causa lentidão na liberação das cargas. Esse problema motivou a criação desse aplicativo, que vem para agilizar e assegurar esse processo.

O aplicativo apresenta fácil utilização, uma vez que sua tela inicial já mostra os pontos de inserção da numeração do container, um atalho para um site que explica a função utilizada nos cálculos matemáticos do dígito verificador, além de um recurso de áudio que apresenta o resultado.

2. Materiais e Métodos

O aplicativo foi desenvolvido no MIT App Inventor, uma ferramenta online para a criação de aplicativos para Android.

O MIT App Inventor é um software web criado pela universidade americana Massachusetts Institute of Technology (MIT) que permite desenvolver aplicativos Android usando um navegador da Web e um telefone ou emulador conectados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (482.2 Kb)   docx (373.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com