TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Casa Containers

Artigo: Seminario Casa Containers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

1) Introdução:

A intensificação da industrialização, juntamente com a explosão demográfica, a produção e o consumo em massa, a urbanização e a modernização agrícola são alguns aspectos da evolução histórica das sociedades humanas que geraram desenvolvimento econômico, mas que resultaram numa degradação ambiental sem precedentes.

Com o aumento das pressões governamentais e da sociedade, passou-se a exigir das empresas medidas de controle sobre os seus impactos ambientais. Houve uma grande evolução nas últimas décadas, o que fez com que as empresas implantassem sistemas de gestão ambiental em suas plantas e se adequassem às novas normas e legislações. Apesar destes avanços, a preocupação com o meio ambiente no meio empresarial é ainda, em muitos casos, vista como uma obrigação legal, um custo para a empresa. São poucas as empresas que percebem a preocupação com o meio ambiente como uma oportunidade de inovar, de reduzir custos e tornar a empresa mais competitiva.Neste contexto surge o conceito de Produção mais Limpa (P+L).

A Produção mais Limpa é definida pela aplicação contínua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não-geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.

Este trabalho tem como objetivoanalisar os resultados referentes à adoção de estratégias de Produção Mais Limpa (P+L) no processo de pintura interna nas obras realizadas por uma construtora de médio porte, como forma de começar a adequar-se aos novos padrões de produtos saudáveis e limpos, exigidos pelo mercado consumidor.

Os resultados indicam que a empresa, quando começa a preocupar-se com as questões ambientais e adota estratégias de Produção Mais Limpa, começa a usufruir de um processo de melhoria contínua, que propicia o surgimento de inovações em todos os sentidos (processo, produto e gerência). A principal conclusão é que a P+Ltem princípios muito simples e eficazes e podem ser adotadas em empresas de pequeno e médio porte onde não se viabilize um SGI, além de facilitaro surgimento de inovações, inovações estas que facilitam o alcance da competitividade.

2) Benefícios e barreiras para investir em produção mais limpa:

Como qualquer investimento, a decisão de investir em produção mais limpa depende da relação custo-benefício. Sem dúvida, ao comparar as mudanças que são geradas na estrutura dos custos totais, quando se decide investir em produção mais limpa, têm-se que, com o tempo, os custos diminuem significativamente, devido aos benefícios gerados a partir do aumento da eficiência dos processos e dos ganhos, no consumo de matérias-primas e energia e na diminuição de resíduos e emissões contaminantes.

Os programas de produção mais limpa se focalizam no potencial de ganhos diretos no mesmo processo de produção e de ganho indireto pela eliminação de custos associados com o tratamento e a disposição final de resíduos, desde a fonte, ao menor custo, e com períodos curtos de amortização dos investimentos.

Existe uma grande relutância para a prática de produção mais limpa. Os maiores

obstáculos ocorrem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com