TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

E Desenvolvendo Aplicações com SaaS Computação na Nuvem

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Veiga de Almeida

Sistemas de Informação

Computação na Nuvem

Desenvolvendo aplicações com SaaS

Nome: Isabella Maria Candido.

Matrícula: 20221309359.

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Enunciado

Desenvolvendo aplicações com SaaS

O SaaS pode ser definido, de uma maneira geral, como o software feito pelo fornecedor de SaaS. O acesso ao usuário final é feito pela internet. O que o consumidor faz é “alugar” o software, geralmente sob taxa mensal. O SaaS também é conhecido como software de hospedagem ou software sob demanda.

Ele tem o potencial de transformar a forma com que os departamentos de TI se relacionam e até mesmo o que pensam sobre o seu papel como provedores de serviços para o restante da empresa.

A aquisição e o uso do serviço SaaS como um mecanismo de entrega de software criam uma oportunidade para que os departamentos de TI alterem o seu enfoque: de implantar e dar suporte aos aplicativos (operacional) a gerenciar os serviços que esses aplicativos oferecem (estratégico). Por sua vez, um departamento de TI focado em serviço, bem-sucedido, produz mais valor para o negócio, diretamente, ao fornecer serviços desenhados a partir de fontes internas e externas.

Imagine que uma empresa de TI está reestruturando seu cenário de desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender empresas do mercado de petróleo e gás. Nesse sentido, você foi contratado para apresentar uma mudança de serviço com base no SaaS.

Para realizar esse trabalho, leia a matéria. Entenda o que é e como funciona o software como serviço (SaaS) que mostra a importância de entender que a aquisição e o uso do SaaS como um mecanismo de entrega de software criam uma oportunidade para que os departamentos de TI alterem o seu enfoque: de implantar e dar suporte aos aplicativos (operacional) a gerenciar os serviços que esses aplicativos oferecem (estratégico).

Em seguida, aponte e descreva pelo menos três vantagens referentes à implantação dessa solução de serviço na empresa, justificando seu texto de acordo com o conteúdo estudado nesta disciplina.

Desenvolvimento

RESPOSTA:

  1. Hospedagem simples e de baixo custo de manutenção: Como principal vantagem da utilização de um SaaS, devemos levar em consideração a infraestrutura da aplicação, que como é toda hospedada na nuvem, não é necessário se preocupar com a manutenção e sustentação de seus serviços, sendo assim muito mais barato que os softwares tradicionais.
  2. Integrações de fácil acesso: Também, devemos citar como uma vantagem a sua facilidade de se integrar com outros sistemas, se consolidando então como uma ferramenta colaborativa, pois consegue trazer uma solução para diferentes tipos de negócio dentro de uma organização, facilitando a comunicação e economizando tempo durante a execução dos processos em questão.
  3. Segurança dos dados: Por último, mas não menos importante, devemos citar a segurança que esse tipo de modelo possui, ao lidar com o armazenamento de informações. Por isso, é importante que a medidas de segurança sejam adotadas pela empresa para que os dados fiquem protegidos, como a implementação do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

REFERÊNCIAS

“Explore os benefícios da integração de sistemas e adoção de SaaS” - https://skyone.solutions/beneficios-da-integracao-de-sistemas-e-adocao-do-saas/#:~:text=O%20uso%20de%20softwares%20no,de%20resposta%20real%20e%20confi%C3%A1vel. – Acesso em 16 de novembro de 2022.

“Segurança em SaaS: por que é tão importante?” - https://backupgarantido.com.br/blog/seguranca-em-saas-por-que-e-tao-importante/ - Acesso em 16 de novembro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com