TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DA GOVERNANÇA EM TI EDILAINE GOMES DOS SANTOS

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI

GESTÃO DE PROJETOS EM TI

EFEITOS DA GOVERNANÇA EM TI

EDILAINE GOMES DOS SANTOS

Rio de Janeiro

03/02/2017

Efeitos da Governança em TI

Falar em governança de TI é falar de padrões e de relacionamentos construídos de forma estruturada. Requer a participação não só dos profissionais técnicos, mas também de diretores, gestores e também dos usuários da tecnologia. A ideia é garantir, com o envolvimento de todos, um controle efetivo dos processos, principalmente no que diz respeito à segurança das informações.

A Governança de TI surgiu como subconjunto da Governança Corporativa e sob a influência do Planejamento Estratégico de Sistemas de Informação.  É o alinhamento estratégico da TI com o negócio, para que o máximo de valor de negócio seja alcançado. O IT Governance Institute (ITGI) - criado em 1998 com a intenção de estudar e promover a evolução das questões relativas à governança da TI nas organizações  - tem como produto mais famoso, o COBIT, que oferece um arcabouço para a governança de TI. No COBIT, a governança de TI é definida como uma responsabilidade dos executivos e da direção, constituída pela liderança, estruturas organizacionais e processos que garantem a sustentabilidade da TI da organização, e que se estendam para os objetivos e estratégias empresariais.

É também objetivo da governança de TI minimizar riscos. Empresas que alcançaram sucesso em seus processos de gestão trabalham sob a perspectiva da minimização dos riscos. É um comportamento baseado em planejamento, suficientemente realista, que corresponde a atuar de forma preventiva, antecipando soluções para eventuais problemas antes que possam impactar no equilíbrio da empresa.

A governança de TI pode ser implementada com diferentes tipos de estrutura, considerando-se que a área de SI pode ser centralizada,  descentralizada  ou  híbrida (BROWN,  1997; McELHERAN,  2012), porém  parece  haver  convergência  entre  os autores quanto a necessidade dos comitês de direção (VAN  GREMBERGEN,  2004; MAIZLISH  e HANDLER,  2005; HUANG, ZMUD e PRICE,  2010).

Um ponto importante e que por vezes causa alguma confusão no tema é a diferença entre a gestão e a governança de TI. Segundo Peterson (2004), a primeira possui uma ênfase no fornecimento interno de serviços e produtos de TI, e no gerenciamento das operações atuais da organização. Enquanto a segunda, é mais ampla e se concentra na execução e transformação da TI para atender as demandas do negócio e dos clientes desse negócio.

Atinge-se ao objetivo da Governança, atuando-se:

A) Em novas implementações de TI (inovações / projetos):

  • Mantendo o alinhamento estratégico com o negócio;
  • Empregando metodologias de desenvolvimento;
  • Avaliando e gerenciando projetos;

B) No dia-a-dia de TI (operações / processos);

  • Definindo claramente os papéis e responsabilidades na TI;
  • Gerenciando mudanças de forma integrada;
  • Tratando incidentes e problemas de forma estruturada;
  • Construindo SLA`s e assegurar o seu cumprimento;
  • Assegurando a capacidade, segurança e disponibilidade dos ambientes;
  • Documentando, otimizando e monitorando os processos de TI;
  • Certificando os processos de TI em relação às melhores práticas.

Existem dois modelos de gestão que quando aplicados auxiliam na governança de Ti, mantendo boas praticas de processos e segurança das informações: COBIT e ITIL.  


COBIT

É um framework de governança de TI aceito internacionalmente, sendo assim reconhecido pela maior parte das grandes empresas, é um método compatível com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission). O COBIT está em constante desenvolvimento. Através do COBIT as empresas conseguem ter um maior controle, visualizando melhor as atividades em TI podendo definir uma linguagem comum entre TI - negocio. (Fagundes, 2005). É dividido em quatro domínios são eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com