TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 3

                                   EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI

  1. Defina Cloud computing.

                Trata-se de um formato de computação no qual aplicativos, dados e recursos de TI são disponibilizados aos usuários como serviço, por meio da internet, e pagos de acordo com o uso. Para que isso aconteça, o modelo se baseia no compartilhamento da memória, da capacidade de armazenamento e de processamento de servidores.
Os serviços em cloud podem ser oferecidos por meio de nuvens privadas ou públicas, de acordo com a necessidade de cada usuário.

  1. Cite os Benefícios esperados da terceirização.

Benefícios esperados da terceirização em geral Em geral, existem diversas vantagens na condução apropriada do outsourcing, entre elas:  foco na atividade-fim da empresa; melhor controle dos serviços; redução de custos; mais rapidez na obtenção do resultado; melhor qualidade do produto final; inovação e tecnologia de ponta; redução nos investimentos.

  1. Conceitue Outsourcing.

    Tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. O seja outsourcing está ligado também à ideia de parceria de negócios “terceirização”, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.

  1. O que você entende sobre o Modelo DICIS. 

       Este modelo é o resultado de diversas visões a respeito da hierarquia da informação, e, em inglês, sua sigla é DIKIW (Data- Information-Knowledge-IntelligenceWisdom). Ele descreve as transformações cognitivas da informação a partir de sua captação no meio circundante em cinco níveis, que lhe atribuem significado: dado, informação, conhecimento, inteligência, sabedoria.

  1. Defina OLAP - On-line Analitical Processing.

      OLAP (On-Line Analytical Processing): propõem- se a consolidar a informação por múltiplos atributos, e fornecer respostas a questões baseadas em critérios que combinem os atributos de consolidação.

Simplificando é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.

  1. Qual a tecnologia que utiliza técnicas estatísticas e heurísticas para descobrir tendências e que permite a descoberta de correlações ocultas.

  1. Como são chamadas as ferramentas que agregam à informação alto grau de significação ao representá-la sinteticamente de forma gráfica.
  1. Cite as duas origens do Sistema de Informação.
  • São sistemas prontos, criados por terceiros, que foram adquiridos ou licenciados para uso na empresa.
  • São sistemas próprios, criados por iniciativa da empresa, por equipe interna ou por empresa especializada.
  1. Cite os Tipos de Sistema de Informação

Estratégico, tático é operacional (ex: Erp, BI, Olap)

  1. O que você entende sobre Planejamento Estratégico de TI

planejamento estratégico em TI, tem como objetivo alinhar rotinas e tornar a infraestrutura de serviços tecnológicos e digitais mais eficaz para o processo produtivo da empresa.

  1. Descreva sobre o Balance Scorecard

    O principal objetivo do Balanced Scorecards é alcançar o alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa e as atividades operacionais que ela exerce. Ele traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados através de indicadores que irão informar os funcionários sobre os vetores do sucesso atual e futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com