TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI

Por:   •  13/6/2017  •  Artigo  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 5

EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI

  1. Defina Cloud computing.
  2. Cite os Benefícios esperados da terceirização.
  3. Conceitue Outsourcing.
  4. O que você entende sobre o Modelo DICIS.
  5. Defina OLAP -  On-line Analitical Processing .
  6. Qual a tecnologia que utiliza técnicas estatísticas e heurísticas para descobrir tendências e que permite a descoberta de correlações ocultas.
  7. Como são chamadas as ferramentas que agregam à informação alto grau de significação ao representá-la sinteticamente de forma gráfica.
  8. Cite as duas origens do Sistema de Informação.
  9. Cite os Tipos de Sistema de Informação
  10. O que você entende sobre Planejamento Estratégico de TI
  11. Descreva sobre o Balance Scorecard
  12. Cite as seis forças atuante no Mercado
  13. Quais as técnicas preconizadas para fundamentar o planejamento estratégico.
  14. Descreva sobre a Missão de TI
  15. Elaborar um planejamento de TI para uma Empresa, apresentando solução de redução de custos (situação fictícia: a Empresa PETI LTDA tem alto custo com pagamento de sistemas para cada área de negócio)

EXERCÍCIO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI

  1. Defina Cloud computing.

R: Para o correto entendimento do que vem a ser cloud computing, serão primeiramente introduzidos uma tecnologia preexistente, a VPN, e um modelo de negócio, o SaaS, que antecederam a computação na nuvem, que, de certa forma, incorpora essas duas ideias.

  1. Cite os Benefícios esperados da terceirização.

R: • foco na atividade-fim da empresa;

 • melhor controle dos serviços;

 • redução de custos;

• mais rapidez na obtenção do resultado;

 • melhor qualidade do produto final;

 • inovação e tecnologia de ponta;

 • redução nos investimentos;

  1. Conceitue Outsourcing.

R: Em termos estratégicos, o outsourcing, ou terceirização, significa a entrega de uma função do negócio da empresa para execução por terceiros, buscando atingir objetivos que a empresa não poderia atingir internamente atingir internamente. ƒ Significa a transferência para um provedor de serviço externo de toda a execução e todo controle da operação do ambiente tecnológico.

  1. O que você entende sobre o Modelo DICIS.

R: Este modelo é o resultado de diversas visões a respeito da hierarquia da informação, e, em inglês, sua sigla é DIKIW (DataInformation-Knowledge-Intelligence-Wisdom). Ele descreve as transformações cognitivas da informação a partir de sua captação no meio circundante em cinco níveis, que lhe atribuem significado:

 • dado: o registro dos estímulos captados os transforma em dados; • informação: dados classificados e ressignificados se transformam em informação;

• conhecimento: a informação consolidada e re-significada se transforma em conhecimento;

• inteligência: conhecimento sintetizado e ressignificados sustentam ações da inteligência;

 • sabedoria: as ações da intelig

  1. Defina OLAP -  On-line Analitical Processing .

On-line Analitical Processing é a tecnologia que permite o agrupamento da informação de negócios por critérios relevantes previamente definidos, visando a identificação de tendências e desvios.

  1. Qual a tecnologia que utiliza técnicas estatísticas e heurísticas para descobrir tendências e que permite a descoberta de correlações ocultas.

R: Mineração de Dados (Data mining)

  1. Como são chamadas as ferramentas que agregam à informação alto grau de significação ao representá-la sinteticamente de forma gráfica.

R: Painéis de Controle (dashboards)

  1. Cite as duas origens do Sistema de Informação.

R: Nas décadas de 70 e 80 a tecnologia de informação era considerada por muitos executivos como um mal necessário, referindo-se ao alto custo sem, no entanto, obter-se um retorno imediato, e os investimentos nessa área passaram a ser questionados. Entretanto, no final do século XX a tecnologia da informação se transformou em uma ferramenta fundamental para qualquer organização, pois com o uso das tecnologias disponíveis facilmente eram observados e gerenciados os processos. Assim tecnologia da informação ganha status de necessidade.

  1. Cite os Tipos de Sistema de Informação

R: Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No nível operacional temos os Sistemas de processamento de transações (SPT).

Ex.: Processamento de pedidos; Fatura; Controle de estoque;Contas a pagar; Contas a receber; Compras; Contabilidade Geral.

 Em se tratando de nível tático, temos dois tipos de SI:Sistemas de informação gerencial (SIG) Ex: um diretor financeiro pode querer examinar o fluxo de caixa e a quantidade de dinheiro disponível. 
Relatórios Comparativos e Relatórios de Exceção:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com