TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de software casos de uso

Por:   •  1/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Ministério da Educação

Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Tecnologia

Disciplina Engenharia de Software

Exame Final – Semestre II/2020

Nome do Aluno: ______________________________________________                Data: ___/___/_____

Para as atividades de modelagem, você pode modelar em uma ferramenta de modelagem e inserir a imagem ou entregar o arquivo ou fazer em papel e enviar foto.

Descrição do Sistema a ser usado nas questões 1  e 2.

“A CheiraBem é uma empresa que fabrica diversos produtos, como por exemplo, xampu, esmalte, creme de barbear e gel pós-barba. Todos os produtos são cadastrados com um nome, volume, tipo e descrição. No processo de fabricação, utiliza-se uma determinada quantidade de componentes. Para os componentes é necessário conhecer seu nome e o local onde são armazenados, sendo que um determinado componente pode ser utilizado na fabricação de diversos tipos de produtos. Para cada produto lançado, deve-se ter um responsável – médico ou farmacêutico. Quando a empresa recebe uma reclamação de qualquer um de seus produtos, o atendente do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) deve registrar a reclamação armazenando o dia e hora, o nome do reclamante, uma forma de entrar em contato (e-mail ou telefone) com ele e sobre qual produto ele reclamou. A informação é gravada e encaminhada para o responsável. Para os produtos que são lançados especificamente para serem usados no cabelo, deve-se guardar informações específicas como a cor e tom do cabelo, tipo (se é oleoso, seco, ...), e se é utilizado para controle de caspa. Cada produto é fabricado utilizando um ou mais componentes, sendo importante armazenar a quantidade utilizada de cada componente na fabricação do produto. Devido a grande quantidade de reclamações recebidas, para os produtos específicos do tipo barba, deve-se conhecer a descrição, tipo de barba e se está testado para alergia. Os responsáveis pelos produtos são cadastrados no sistema contendo nome, especialidade e CRM (conselho regional de medicina) ou CRF (conselho regional de farmácia). A Cheira Bem possui diversos empregados mas, inicialmente, deseja apenas cadastrar informações mais específicas sobre farmacêuticos e médicos. ”

  1. (valor: 2,0) Elaborar um modelo de casos de uso para o sistema acima.

  1. (valor: 2,0) Elabore um diagrama de classes completo (classes, atributos, multiplicidades mínima e máxima, herança....) de acordo com a descrição abaixo.
  1. (valor: 2,0) Elaborar um diagrama de sequência para o seguinte caso de uso.

Fluxo de Eventos Normal

1. O funcionário informa a turma para a qual deseja alocar um professor.

2. O sistema apresenta os professores habilitados a ministrar aulas no ano da turma.

3. O funcionário seleciona um professor.

4. O professor é alocado à turma, com data corrente como data de início da alocação.

Fluxo de Eventos de Exceção

4a. Conflito de horário: Uma mensagem de erro é exibida, informando que o professor já está alocado a outra turma no mesmo semestre que tem um horário comum. Dados das turmas conflitantes do professor são apresentados e a operação é abortada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com