TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Estudo de Caso Harvard Estácio

Por:   •  9/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  11.593 Visualizações

Página 1 de 3

 UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Fichamento de Estudo de Caso

Jamily de Souza Silva

Trabalho da disciplina de controladoria.

                                                       Tutor: Prof. André da Costa Ramos.

São Gonçalo do Amarante/Ce

2016

Estudo de Caso : Destin Brass Products Co.

   

REFERÊNCIA: BRUNS, W J JR. Destin Brass Products Co. Harvard Business School, 107–P02, 1997.

O estudo de caso inicia-se com uma discussão entre o Presidente da Destin Brass Products, Sr. Roland Guidry, com Peggy Alford e John Scott sobre a rentabilidade dos produtos do último mês.

A reunião não estava muito harmoniosa já que Destin estava preocupado com a situação que a empresa se encontrava, a concorrência tinha diminuído os preços das bombas, esta era a linha mais importante de produtos da Destin Brass.  

A problemática se estende já que a empresa Destin não detinha vantagem competitiva de desing, os resultados dos lucros vinham caindo e os gerentes propunham a redução dos preços para que os volumes pudessem ser mantidos e ela não sofresse tanto impacto. A preocupação principal era compreender o cenário que o cercara e criar meios para desenvolver novas estratégias para o segmento da empresa.  

A Dstin Brass Products Co. tinha uma grande história, fundada no século XX - anos 80, por Abbott, Guidry e Scott, transformaram uma fábrica de máquinas falidas numa empresa promissora. Com o potencial que os três tinham, fizeram o negócio deslanchar e buscaram fabricar as válvulas de latão com qualidade, e para isso era necessário mão de obra qualificada, adquirir equipamentos de alto custo e seguir as especificações recomendadas.

Com o sucesso a todo vapor, a Destin Brass, tornou-se a única empresa do segmento fornecedora de válvulas aos clientes, e a demanda por equipamentos de purificação de água só aumentava.

Aproveitando a técnica empregada para fabricar as válvulas viram outra oportunidade de negócio, fabricar bombas de latão e reguladores de vazão. E dessa forma criaram novos produtos.  

As válvulas eram responsáveis por 24% das receitas da empresa, as bombas correspondiam a 55% das receitas e os reguladores de vazão 21%.

Após a divulgação dos últimos resultados, Guidry, Peggy e Scott se reuniram para debater e encontrar alternativas. A primeira situação a ser analisada foi sobre a concorrência no segmento de bombas em comparação aos reguladores de vazão.

O Sr. John Scott indagou que eles são eficientes, competitivos e que o processo de produção é melhor que o deles que e não entendia o motivo para que os concorrentes continuassem a reduzir os preços das bombas. E perguntou ao Peggy Alford se a concorrência não compreendia a estrutura de seus custos.

Peggy o respondeu descartando essa possibilidade já que a contabilidade de custos é uma ciência bem avançada e que muitos gerentes e contadores sabem mensurar os custos de produtos. O que os concorrentes poderiam está adotando era outras possibilidades, como alocar os custos indiretos aos produtos de alguma outra forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (151.4 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com