TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Caso Havard Business School

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS

Resenha Crítica de Caso Havard Business School

Nome do aluno

Gerry Adriany da Silva Souza

Trabalho da disciplina Gestão Financeira

                                                         Tutor: Prof. ( Ricardo Barbosa da Silveira)

Arapiraca-AL

2020

COOPERATIVAS DE CRÉDITO: O FUTURO DA INSTITUIÇÃO DE FINANCEIRA COOPERATIVA

Referência:

POZEM, C. Robert. Harvard Business School, julho 2012. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/. Acesso em: 18/02/2020.

Cooperativa de crédito ou cooperativa financeira, elas são muito boas, no sentido de gerar concorrências, pois no mercado financeiro hoje em dia, são poucos os bancos que monopolizam o mercado e isso faz com o que o poder de consumo das pessoas em produtos bancários, sejam muito pouco, então os bancos acabam elevando as taxas do jeito que eles querem.

Se começam a entrar mais concorrentes no mercado, fica mais difícil deles forcarem uma taxa de juros e o valor de um determinado serviço, do que outros podem oferecer valores menores.

De maneira geral, as cooperativas de credito, conseguem ofertar a maioria dos serviços dos bancos, onde as mesmas, são regulamentadas pelo banco central. Caso alguém tenha a necessidade de um credito, de alguma forma para investimento, empréstimo pessoal, cheque ou conta corrente, pode conseguir através, também de uma cooperativa de crédito, mesmo cum uma regulamentação por um órgão, cada cooperativa, tem seu próprio regulamento interno e faz com que cada uma haja de forma diferente, tanto a pessoa física como a jurídica podem participar.

Uma grande diferença entre cooperativa de credito e os bancos, é que o objetivo não é ter lucros, e sim prestar assistência financeira para seus cooperados que necessitam e além de cooperados, eles são donos da cooperativa, tem voz ativa, dando suas opiniões nas assembleias, ao final do exercício. Trabalham com sobras e não com lucros, essa sobra retornam aos cooperados, ou seja, uma associação com pessoas que buscam educação financeira, com mais vantagens e que não se encontra nos bancos comuns, e como citado acima, com funcionamento regulado pelo banco central.

O cooperativismo financeiro de credito é um dos ramos mais fortes entre os países desenvolvidos e tem conquistado cada vez mais espaço no sistema financeiro nacional. Como alternativa capaz de promover o desenvolvimento e contribuir com a geração de trabalho.

Durante a crise financeira muitos bancos faliram, porem as cooperativas foram poucas as que tiveram seus serviços cancelados. As corporativas receberam um grande influxo de depósitos das cooperativas de credito, aumentando os ativos e pressionando-as para alcançar retornos suficientes na hora de investir tais fundos para manter os níveis adequados de capital e operações do fundo. Este esforço para a obtenção de retorno mais elevados for ainda mais impulsionado pelo aumento da concorrência de entidades como bancos, corretoras, e a concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com