TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPACITAÇÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

Exames: CAPACITAÇÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  3.045 Palavras (13 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 13

CAPACITAÇÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

Atividades Práticas Supervisionadas. Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SÃO PAULO

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................4

1. REVISÃO CONCEITUAL.....................................................................................................5

2. ESTUDO DE CASO 6

2.1 - Perfil da Organização 6

2.1.2 – Força de trabalho 8

2.1.3 - Principais equipamentos e processos 8

2.1.4 – Produtos e Clientes 9

2.1.5– Principais concorrentes 10

2.2.1 Processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas...........................................11

2.2.3 Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

Anexo A – Organograma 14

FICHA DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE 15

FICHA DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é discutir as principais teorias sobre o papel do gestor dentro de uma organização; suas competências e habilidades, características primordiais para a eficiência e eficácia de seu trabalho junto aos funcionários. Serão abordados modelos de treinamento e desenvolvimento, como cursos, palestras e campanhas. Tem como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho, o valor de ter empregados motivados e o crescimento profissional e pessoal de cada um em seu ambiente.

Para desenvolvimento do mesmo foi escolhido a empresa TrendBank Banco de Fomento S.A., com sede em São Paulo, é uma organização com importante representação no mercado financeiro do país.

1 REVISÃO CONCEITUAL

Para Chiavenato (2000 p. 497), treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem

conhecimentos, atitudes e habilidades em função objetiva definidos.

Hoyler (1970, p. 148) considera treinamento como Investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho e reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostos. Neste sentido, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa. Este deve desenvolver pessoas, não somente para atingir economicamente os objetivos, mas também para crescimento pessoal e profissional.

Barreto (1995) diz ainda que treinamento é uma proposta de desenvolvimento profissional e pessoal, tendo em vista, o desenvolvimento das pessoas e das empresas.

As pessoas são motivadas a ter certo comportamento para satisfazer suas necessidades pessoais. Portanto, de um ponto de vista gerencial, a motivação é o processo de fornecer aos membros da organização a oportunidade de satisfazer suas necessidades de ativar um comportamento produtivo dentro da organização. Na realidade, os gerentes não motivam as pessoas. Em vez disso, eles criam ambientes em que os membros da organização se motivam mutuamente.

Adm Moderna ( 9• Edição) Samuel C. Certo pág. 352 ,2005.

Qualidade de Vida no Trabalho ( QVT) é um conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial . O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para realização de diagnósticos , campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa. FRANÇA(1997/1970)

S.Hoyler , no "Manual de Relações Industrais" (1970), já dizia :" treinamento é um investimento empresarial destinado a capacitar uma equipe de trabalho a reduzir ou eliminar a diferença entre o atual desempenho e os objetivos e realizações propostos. Em outras palavras e num sentido mais amplo, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir os objetivos da empresa de maneira mais economicamente possível”

“Toda empresa precisa se tornar uma instituição que aprende. Ela também precisa se tornar uma instituição de ensino”. ( Peter Drucker)

“O que faz a diferença são as pessoas. Por isso, as empresas inteligentes têm investido cada vez mais no treinamento e montado seus estoques de conhecimento, o que traz velocidade e renovação constante aos negócios.” (Mário Sergio

FAYOL, Henry (1954. P. 143) já dizia que, “num empreendimento, o controle consiste em verificar se tudo corre conforme o plano adotado, as instruções emitidas e os princípios estabelecidos. Tem por objetivo apontar as falhas e os erros para retificá-los e evitar sua reincidência. Aplica-se a tudo: coisa, pessoas e atos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com