TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Avaliação do Processo de Software

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho GA - Avaliação do Processo de Software

Estudo de uma avaliação de processos de software

Betina Somer, Felipe Pereira, Filipe Carvalho, Jonas Fragoso

Resumo

        O presente artigo transcrever experiências vividas por uma empresa que decidiu se credenciar em duas certificações(ISO 9001 e CMMI Nível 2) simultâneamente.

        Para a realização deste estudo de caso, será utilizado como base o artigo Uma Abordagem para Implantação de Processos de Software com ISO 9001 e CMMI, este artigo descreve a experiência da Relacional Consultoria na implantação de processos de software para atingir as certificações mencionadas, serão detalhadas as etapas seguidas neste projeto, as lições aprendidas pela organização, bem como os planos para o futuro.

Palavras-chave: CMMI; ISO 9001; avaliação de processos;

1. Introdução

Atualmente, produzir software com qualidade dentro do prazo, custo e escopo tem se tornado cada vez mais uma fator decisivo ao competir pelo mercado. Este artigo tem como objetivo explanar uma experiência de uma Avaliação Formal realizada na área de Software visto que que a qualidade do processo de software influi diretamente da qualidade do produto de software e que quando o processo de software é definido, este pode ser gerenciado, medido e melhorado.

O relato será baseado nos resultados da implantação de processos de software na empresa Relacional Consultoria a qual buscava a certificação ISO 9001 e CMMI nível 2 de forma simultânea e será explanado com base na leitura, análise e crítica do artigo Uma Abordagem para Implantação de Processos de Software com ISO 9001 e CMMI nível 2, visando extrair o conteúdo do mesmo de forma mais simples e clara.

O presente artigo está dividido em 4 partes, sendo a primeira a própria Introdução, seguida pelo Desenvolvimento do artigo, que está sub-dividido em 3 tópicos: Participantes, Etapas do processo de Avaliação e Experiências Obtidas com o processo de Avaliação. Após o desenvolvimento, temos a Conclusão obtida pelos autores e por fim, as referências bibliográficas.

2. Desenvolvimento

2.1 Participantes

A Relacional consultoria é uma empresa com sede no Rio de Janeiro que atua na área de comércio exterior. A empresa foi criada em 1989 e hoje ao passar de mais de 20 anos a Relacional Consultoria já possui filiais em mais de 4 lugares. Além disso, a empresa conta hoje com mais de 500 funcionários. Grande parte desses funcionários do Rio de Janeiro trabalham com o desenvolvimento de software, e isso porque a empresa tem o foco no desenvolvimento, manutenção e terceirização em consultoria de sistemas em web, help desk, e treinamento em TI, além de outras.

 

Foi em 2004 que a empresa definiu um objetivo para para o primeiro semestre de 2005, aumentar a participação do mercado e a qualidade de seu produto. Para atingir estes objetivos a empresa optou por obter o certificado ISO 9001 e avaliação CMMI de nível 2. O projeto (CMMI/ISO) teve forte envolvimento da diretoria de serviços e da diretoria de Business Intelligence.

Para a avaliação da ISO 9001, no segundo semestre de 2004 a Relacional Consultoria optou pela Associação Brasileira de Controle de Qualidade (ABCQ).  A ABCQ é uma empresa brasileira não governamental e sem fins lucrativos, cujo foco é a qualidade, e ela desenvolve treinamentos, certificações e consultoria desde 1974.

Já para a avaliação do CMMI foi selecionado um responsável pelo projeto e este responsável além de participar de um curso do SEI (Software Engineering Institute) sobre CMMI, foi convidado para participar de um curso pós graduado de maturidade de processo de software do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e pesquisa de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ).

2.2 Etapas do processo de avaliação

A avaliação da empresa Relacional para obtenção do CMMI nível 2 e certificação ISO 9001 foi dividida em diversas fases. As fases podem ser resumidas em preparação da empresa avaliada, contratação da empresa avaliadora, treinamentos e estudo do CMMI e ISO 9001, avaliação prévia, ajustes e avaliação formal.

Abaixo segue a listagem das fases e uma descrição breve sobre cada uma delas:

  1. Definição da Coordenação do Projeto CMMI/ISO: definição do responsável pelo projeto fulltime. Coube a ele estudar as áreas de processo e adaptar a MDS para se tornar aderente às práticas do nível 2 e à ISO, trabalhando diretamente com as consultorias.
  2. Estudo das Áreas de Processo CMMI Nível 2: O responsável pelo projeto e um membro da direção participaram do curso oficial do SEI (Software Engineering Institute) de Introdução ao CMMI;
  3. Contratação de Consultoria Externa: uma consultoria de implantação do CMMI foi oficialmente contratada assim como também foi contratada uma empresa para a certificação da ISO 9001
  4. Treinamentos para os Funcionários em Engenharia de Software: realizado treinamento com o O objetivo deste treinamento foi rever os principais conceitos da Engenharia de Software e de cada área de processo do CMMI nível 2. Os temas do treinamento foram Gerência de Requisitos, Processo de Software, Qualidade do Produto, Inspeção, Testes, Pontos por Função, Medição e Análise, Gerência de Configuração e Gerência de Conhecimento.
  5. Definição do Processo (CMMI/ISO): Revisão da metodologia de desenvolvimento de software já utilizada pela organização e os processos para cada área do Nível 2, exceto para a área Gerência de Acordo com Fornecedores que não fazia parte do escopo da avaliação da Relacional.
  6. Treinamento no Processo (MDS): Realizado treinamentos no processo com a criação de diversas turmas compostas pelos funcionários que utilizarão a metodologia de desenvolvimento de software em seus projetos.
  7. Formação do Grupo de Processos (GPR): formalizar a criação do Grupo de Processos da organização, baseando-se no conceito de EPG (Enterprise Process Group), e nomear funcionários responsáveis por cada um dos grupos definidos.
  8. Apoio do Ambiente TABA: Configuração e Treinamento: TABA é um Ambiente de Desenvolvimento de Software criado para dar suporte a atividades relacionadas à definição, execução e gerência de projetos de software além de possibilitar a melhoria da qualidade de produtos de software. Dois tipos de ambientes gerados pela Estação TABA foram disponibilizados para a Relacional: o Ambiente Configurado e o Ambiente Instanciado. Cadastro do processo padrão da organização e dos processos especializados para os diferentes paradigmas de desenvolvimento de software em uso.
  9. Treinamento sobre a ISO: Treinamento sobre a ISO 9001 onde principais medidas dos consultores foram orientar os profissionais a documentar as atividades pertencentes ao Sistema de Gestão da Qualidade e evidenciar o que se faz através dos registros da qualidade.
  10. Acompanhamento dos Projetos (Mentoring): Um consultor da COPPE estava disponível para auxiliar  a  utilização  da  Estação  TABA  pelos  participantes  do  projeto  durante  o  tempo  necessário. os  projetos  seriam  acompanhados  e  os líderes  e  gerentes  de  projeto  eram  auxiliados  na  utilização  das  ferramentas  necessárias para  a  execução  das  atividades  previstas  na  MDS,  no  preenchimento  correto  dos templates  de   documentos   previstos   em   cada   uma   das   atividades   e,   também,   no  entendimento   dos   procedimentos   para   execução   da   MDS   seguindo   as   diretrizes  definidas pelo GQPP. as  atividades  fossem  realizadas  mais rapidamente, permitiu uma maior aderência dos projetos às áreas de processo do CMMI e à MDS, além de facilitar e acelerar o aprendizado por parte dos gerentes e líderes de projeto. Duração: novembro 2004 até janeiro 2005
  11. Avaliação Prévia ISO: janeiro de 2005, foi realizada a primeira auditoria ISO interna, onde a empresa  ABCQ  efetuou  um  diagnóstico  sobre o  processo  da  Relacional,  realizando entrevistas e reuniões com as áreas de Desenvolvimento, Comercial, Recursos Humanos e Administrativo-Financeira.  A  partir  deste diagnóstico,  foi  possível  identificar  o  que estava  faltando  para  alcançar  a  certificação ISO  e  montar  um  plano  de  ação.
  12. Avaliação Prévia CMMI (Readiness Assessment): Foram  analisados  projetos  potenciais  para  a avaliação SCAMPI. A   Relacional   obteve bons resultados e seguiu com o processo de avaliação.  Dos  seis projetos  submetidos  para  avaliação  prévia,  foram  selecionados  4  que  fariam  parte  da avaliação SCAMPI
  13. Ajustes em Relação aos Resultados da Avaliação Prévia:  Realização de medidas  corretivas para  resolver  os  pontos  fracos apontados  pelos  avaliadores.
  14. Avaliação ISO: a  Relacional  obteve  sua certificação ISO 9001 com auditoria da Fundação Vanzolini.
  15. Avaliação Formal do SEI no CMMI Nível 2 (SCAMPI): A avaliação CMMI  foi  realizada  por  avaliador  oficial  (lead  appraiser)  da  empresa Liveware, parceira  do  SEI  (Software  Engineering  Institute)  para  avaliações  através  do  método SCAMPI e a Relacional obteve o CMMI nível 2.

2.3 Experiências obtidas com o processo de avaliação

Em Janeiro de 2005 foi realizada a primeira reunião com todos os setores envolvidos para fazer a avaliação, diagnosticando o que estava faltando para alcançar a certificação ISO, no mês seguinte foi realizado a avaliação prévia, essa avaliação teve como objetivo apontar os pontos fortes e fracos da empresa.

Foram analisado os projetos que provavelmente seriam avaliados pela SCAMPI e a organização já deveria estar no mínimo com 75% dos resultados esperados. O resultado poderia ser: Continuar, adiar ou cancelar a avaliação principal e o resultado foi que poderia continuar conforme planejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com