TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Gestão Algoritmos

Por:   •  20/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.323 Palavras (10 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 10

Estágio Gestão

Quando se fala em pedagogia, a primeira, talvez única coisa que vem à mente das pessoas, é a do professor atuante em sala de aula. Entretanto, a atuação do pedagogo vai além da docência, é um leque bastante grande e diversificado de atuações que o profissional da educação poderá exercer. A pedagogia é a área educativa que visa ensinar teoria e prática, estimular o aprimoramento do saber. No Brasil, a chegada dos portugueses, também trouxe os Jesuítas, que propunham uma prática pedagógica na escola tradicional e conservadora. Segundo Saviani “ A história da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de Jesuítas” (SAVIANI, 2008, p. 26).

Diversas reformas iniciaram na educação, tantos no ensino primário, secundário, quanto na formação dos professores. Dentre elas: reforma pombalina, que substituiu ideias religiosas por ideias laicas e o estado tornou-se detentor dos cuidados com a instrução escolar. A associação brasileira da educação, surgiu em 1924. Esse órgão tinha interesses apolíticos. O ministério da educação e saúde pública foi criado em 1930, e em 1932 é publicado o manifesto dos pioneiros da escola nova, trazendo consideração que reforçavam uma reforma na educação, defendendo ensino gratuito, público, universal e laico.

Criado em 1939, o curso de Pedagogia, tem como princípio e educação de crianças nos anos iniciais e também a gestão educacional. Após a lei n. 5.540 de 1968, a faculdade de pedagogia ganha novos espaços de atuação. o objetivo central do curso de pedagogia hoje é:  ‘’ a formação de profissionais capazes em exercer a docência na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, assim como para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005, p.5)

A pedagogia não é apenas um curso, é um campo que compõe conhecimento científico. O profissional dessa área, realiza tarefas educativas na formação e construção da humanidade, o pedagogo amplia seu campo de conhecimento em duas vertentes: escolar e não escolar. A atuação do pedagogo, vai muito além dos espaços escolares, ele está presente em qualquer área extraescolar que exija transmissão e assimilação de conhecimento. Segundo Libâneo (2010, p.31) há três vertentes para a educação: a formal, a não formal e a informal. A primeira é relativa a transmissão de conhecimento cientifico sistematizada em espaços escolares ou extraescolares. A educação não formal também é sistematizada, porém, de forma menos intencional, como recreação ou atividades culturais. A educação informal é a transmissão de conhecimento sem conexão com nenhuma instituição de ensino, pode ser na mídia, na família.

Os campos de atuação do pedagogo são diversos, desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ongs, hospitais, entre outros. Com base em seus conhecimentos teóricos e práticos, o pedagogo deve agregar suas experiências ás de outros profissionais, para que, então, em seu desempenho na gestão de pessoas e equipes, propicie o desenvolvimento e superação. No ambiente escolar, as atividades que o pedagogo desempenhará, serão a de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional. Também poderá se tornar especialista da ação educativa escolar operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenares, orientadores educacionais, etc).

 O pedagogo escolar desempenha o papel de supervisor e orientador, dentro do ambiente escolar, nos diversos níveis de ensino. O coordenador pedagógico tem o papel de articular o conhecimento entre equipe pedagógica, pais e alunos, proporcionando a harmonia e a transformação do meio escolar. A pedagogia hospitalar atualmente é um apoio a mais na área da educação para transmitir e levar conhecimento. Segundo o decreto lei n.1044, de 1969, é dever do estado atender qualquer aluno em estágio escolar, e fornecer subsídios que permitam aos hospitalizados o ensino que compense a ausência escolar, proporcionando atividades pedagógicas dentro de suas possibilidades. No ambiente empresarial, o pedagogo é fundamental para o crescimento da empresa, estimulando os colaboradores e o crescimento destes. São muitos os caminhos que o pedagogo poderá percorrer em sua jornada trabalhista.

Atividade B

 Qual a função do regimento no ambiente escolar?

O regimento escolar é elaborado para descrever todas as competências que cada segmento, setor e pessoa com uma função dentro da escola possa saber aquilo que a compete realizar.

 Enquanto no PPP são apresentadas as ações educativas necessárias ao ensino e aprendizagem, o Regimento Escolar apresenta as normas, as “regras” que regem tais ações, bem como descreve o papel de cada segmento que compõe a comunidade escolar. A gestão escolar é responsável por organizar esse trabalho. É de suma importância que os diretores tenham ciência do contido no Regimento Escolar das instituições em que atuam, uma vez que este documento, em conjunto com o PPP, é a base para as ações a serem desenvolvidas no ano letivo, bem como para a regularização dos atos legais da instituição. É fundamental, no entanto, que o regimento esteja em conformidade com a legislação que é aplicada no país — como é o caso da Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a chamada Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação nacional — bem como a que é aplicada, especificamente, no estado e município em que se encontra a escola. 

O regimento escolar ainda deve estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Umas das tantas atribuições do diretor é: direcionar o regimento escolar, que começa desde a escolha de pessoas para elaborar este documento, ele segue um padrão determinado pela secretaria de educação na escola são acrescentados detalhes que dão as especificidades, as características dessa instituição, tudo deve convergir para a aprendizagem do aluno.

Quais os aspectos são contemplados em um regimento escolar?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (293.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com