TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1. passo 3. exercicio 1 e 2 da atps

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 3:

  1.  O modelo de dados tem como seu principal objetivo o desenvolvimento de um   modelo que contenha entidades e relacionamento, e que com isso representar as especificações das informações.

 A modelagem de dados ajuda a organizar a forma de pensamento sobre dados que se relacionam de forma a criar informações e dar mais eficiência durante uma pesquisa. O sistema de banco de dados é de vital importância para as empresas. Nas empresas a modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente.

 Os bancos de dados se firmaram nas ultimas duas décadas como a principal base de informações das companhias e se tornaram vitais para o seu crescimento. A sua importância nas empresas é muito grande, pois vai estar armazenados dados como: clientes, pedido de clientes, despesas, produtos, enfim tudo em relação a organização.

  1.  Um dos modelos de dados mais conhecidos é o modelo hierárquico. Foi o primeiro a ser conhecido como um modelo de dados. Um banco de dados hierárquico consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligação. Nele os dados são estruturados em hierarquias ou árvores para a representação lógica.

 O modelo hierárquico difere do modelo de rede na organização dos registros como coleção de árvores em vez de como grafos arbitrários.

 Um diagrama com estrutura de árvore é um esquema para um banco de dados hierárquico. O diagrama consiste em dois componentes básicos: retângulos, que correspondem a tipos de registros, e linhas, que correspondem a ligações. O diagrama de árvore tem a mesma intenção que o diagrama entidade-relacional, que é especificar a estrutura lógica do banco de dados.

 Também temos um modelo de dados bem conhecido que é o modelo de dados em rede, foi um modelo que surgiu para eliminar a hierarquia, para permitir que as entidades se apresentem como nós e suas relações são linhas que os unem, na estrutura em rede qualquer componente pode se relacionar com qualquer outro.

 A estrutura é formada de entidade, e atributos, tipos de registros, e ocorrência do registro. O modelo hierárquico e o modelo de rede são chamados de sistemas de navegação, pois as aplicações devem ser construídas para atravessar um conjunto de registros interligados previamente.

O modelo rede se destaca uma relação membro-proprietário, na qual um membro pode ter muitos proprietários, eliminando o conceito da hierarquia de seu predecessor e propiciando, dessa forma mais de um caminho pelo qual um determinado elemento de dado podia ser acessado. Portanto, cada registro filho pode ser ligado a mais de um registro pai, criando conexões bastante complexas, permitindo a evolução mais eficiente.

 Já o modelo relacional é o mais usado atualmente, já que utiliza tabelas bidimensionais para a representação lógica dos dados e suas relações.

 O modelo relacional é o mais adequado para solucionar os problemas de concepção e implementar o banco de dados. O modelo relacional é um modelo de dados, adequado a ser o modelo subjacente de um sistema gerenciador de banco de dados, que se baseia no princípio em que todos os dados estão guardados em tabelas.

   O modelo relacional para gerência é um modelo de dados baseado em lógica e na teoria de conjuntos. O modelo baseia-se em dois conceitos: conceito de entidade e relação. Entidade caracteriza-se pelos dados que são escolhidos na sua identificação vulgarmente designado por tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com