TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 02 Passo 03 Atps Tecnologias De Gestão

Artigos Científicos: Etapa 02 Passo 03 Atps Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

Benchmarking é uma linha de gestão que pode ser um diferencial para as empresas evitarem vulnerabilidade diante do mercado diante do mercado competitivo ou ate mesmo pela busca da tão desejada superioridade no mercado os negócios, pode ser uma tecnologia exploratória ou não porem quando exploratório é mais trabalhosa, as empresas devem tomar cuidado para confundir Benchmarking com uma copia, é caracterizada por permitir que a empesa conquiste uma posição de destaque.

A tipologia de Benchmarking é basicamente constituída por quatro tipos são eles:

Benchmarking Interno: examinar as atividades dos processos da empresa identificando qual a melhor forma de desenvolverem suas atividades e as aplicando, caracteriza se basicamente por envolver as pessoas num processo de mudança.

Benchmarking Competitivo: é desenvolvido para observar as outras empresas para conquistar a vantagem competitiva, do qual não é fácil de ser aplicada, pois tem que haver confiança junto com as parcerias e confiar em um concorrente é um grande desafio, é também chamado de Benchmarking setorial quando há objetivo de estabelecer, desenvolver e identificar tendências do ambiente.

Benchmarking Genérico: é aquele que vai além do ambiente competitivo, de modo que são pesquisados processos mais complexos, independente de serem parceiros do mesmo ramo competitivo.

Benchmarking Funcional: é aquele desenvolvido com os parceiros é direcionado para analise de um processo especifico.

O Benchmarking deve ser cuidadosamente planejado e pode ser dividido em 4 etapas: planejamento, coleta de dados, analise e comparações e elaboração e implementação do plano de mudança. Ha alguns fatores que podem ser críticos para o sucesso: vontade mudar sempre, ter consciência de que a concorrência esta em constante mudança, boa vontade para compartilhar informações, espirito aberto para novas ideias, criações e inovações e promover a cultura Benchmarking.

A vantagem em fazer o Benchmarking é a busca de algo melhor estabelecendo uma diferença, estabelecer padrões mais altos, aprendizagem continua, sinergia de ideias e foco na performance.

Gerenciamento com o livro aberto (Open Book Management): é uma tecnologia que sem duvida é apresentado como uma metodologia simples porem de resultados notáveis, fazendo com que as pessoas juntamenteassumam responsabilidade pelo sucesso organizacional, tem como premissa básica a divulgação transparente de todos os dados organizacionais, é muito importante que toda equipe tenho conhecimento de tudo, para que a implementação Open Book Management toda empresa deve estar ajustada com uma equipe competente que o clima da empresa seja favorável, ou seja, um ambiente de extrema cooperação entre todos, nada de esconder informações é preciso ter transparência total, é delegado também total responsabilidade com a respectiva autoridade, levando e permitindo que as pessoas provem toda sua capacidade.

Como e qualquer outra tecnologia a implementação do Open Book Management merece muitos cuidados importantes, com objetivo de evitar erros. Segundo Case (2001) são sete os erros mais comuns na implantação do Open Book Management são eles:

1) Implementar o OBM por modismo ou apenas porque a alta gestão mandou implementar, sem saber exatamente as premissas mais básicas de seu funcionamento.

2) Deixar de pesquisar ou não levar a serio o levantamento dos pontos fortes e pontos francos da empresa, além de suas principais ameaças e oportunidades.

3) Não identificar adequadamente quais são os fatores críticos de sucesso para a organização.

4) Deixar em segundo plano, ou ate mesmo esquecer, quais os objetivos do negocio.

5) Tomar por certas informações incompletas ou erradas.

6) Ser confuso ou ambíguo na definição dos objetivos a serem atingidos pelos participantes da organização.

7) Quebrar os paradigmas .

Assim buscando auxiliar a organização a praticar uma gestão participativa com transparência, considerando que tem de adaptar as mudançasambientais as quais se apresentam cada dia mais dinâmicas, e se aplicada de modo ético pode contribuir com os gestores desde que esses disseminem a cultura aberta e que privilegie o inter-relacionamento com as pessoas.

Reengenharia: é uma tecnologia que pretende oferecer instrumentos de melhoria de desempenho pela reestruturação dos processos organizacionais, é conhecida também como horizontalizarão da empresa. Reengenharia tem a necessidade de desempenhar esforços em formar uma equipe comprometida, a liderança de ser: forte, agressiva, comprometida e ter conhecimento.

Petrozzo e Stepper (1996) sugerem que a equipe de Reengenharia deva ser pequena envolvendo de 5 a 7 pessoas com o máximo possível das habilidades já listadas para liderança e, ainda, que seja interfuncional, justamente para ser capaz de avaliar todos os processos da empresa. Os autores acrescentam que os reengenheiros devem ser tecnicamente completos e experientes em integração de sistema de informação. Aliás, a tecnologia da informação é ferramenta essencial ao projeto de reengenharia. Quanto à composição da equipe, Petrozzo e Stepper aconselham que seja de funcionários que trabalham recentemente no ambiente, por outras pessoas de dentro da empresa e, ainda, por pessoas externas (assim, sem influência da estrutura organizacional).

Senge (2004) indica que, ao selecionar pessoas internas à empresa, seja criada uma visão compartilhada, buscando por pessoas entusiasmadas com as oportunidades criadas pelo programa de reengenharia.

A equipe deve estar preparada para desenvolver um projeto de reengenharia, afim de efetivamente realizar todas essas etapas. Deve-sefazer sua análise, identificar seus pontos fracos e propor um desenho ou formato mais eficiente. O processo redesenhado é monitorado, para que novas oportunidades de aprimoramento sejam identificadas. Fases do projeto

É importante destacarmos também, as fases que compõem um projeto. Na condução de projetos, os processos (ou fases) interagem de muitas formas, as descrições de cada um deles são:

Iniciação: envolve a autorização do projeto ou fase.

Planejamento: trata do conjunto de atividades que devem culminar na elaboração de um plano completo de ação, visando o alcance dos objetivos definidos para o projeto, tentando, ao máximo, respeitar expectativas custo, prazo, escopo e qualidade. As atividades que compõem o processo de planejamento são:

Desenvolvimento do plano do projeto; planejamento do escopo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com