TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPA 1 PASSO 1 ATPS GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos iniciais do gerenciamento de projetos

Alguns conceitos básicos são extremamente relevantes quando o assunto a ser pautado é gerenciamento de projetos, antes de falar sobre o tema proposto é muito importante ressaltar que o coordenador ou gerente de projeto deve minuciosamente estudar e definir os meios pelos quais o projeto deve passar, e qual será sua abrangência, para isso devem ser marcadas inúmeras reuniões pra que então o projeto venha acontecer.

Quando se fala de projeto logo vem à mente grandes coisas, mas os projetos acontecem, sobretudo, no próprio cotidiano, e uma ferramenta importante, todo projeto deve ter seu inicio meio e fim estabelecidos e envolvem de uma a varias pessoas. É fundamental que o gerenciador esteja ciente de todo o andamento, é função dele proporcionar as condições necessárias para que o projeto permaneça no foco, direção e ritmo pré-estabelecidos. O fato de projetar e fazer acontecer não trará de forma alguma a certeza dos bons resultados e nem sempre se chegarão nos resultados já esperados mas com certeza fornecerá uma gama de informações que sem dúvida ajudará a nortear os membros envolvidos com maior experiência a outros meios mais seguros.

Por isso é que é importante que o gerente de projetos calcule os riscos a ser enfrentados, aqui entra também outro relevante conceito que é a questão de que todo e qualquer projeto deve antes de tudo obedecer a um determinado lapso temporal, ou seja, deve ter um fim e isto independe de resultados, como por exemplo, em uma de suas atividades o gerente de projetos deve ter a competência de considerar a possibilidade que jamais poderá ser descartada; que é abandonar o projeto e começar tudo de novo assim que for notório que os riscos ao longo de seu círculo de vida venham ganhar forças acarretando em problemas maiores.

Dentro das organizações o gerente de projetos é uma peça indispensável pois traz consigo o importante papel de através de sua função garantir com que gastos sejam evitados e prazos normas pré- estabelecidas sejam garantidas. É normal que os projetos sejam facilmente associados a resultados, porém o mesmo é mais uma ferramenta profissional que irá somar-se a outras para que os resultados venham a ser alcançados dentro de um determinado ciclo de vida aprimorando-se em cada faze ou etapa a ser percorrida, observando com clareza a real colaboração de seus membros.

Por tanto a gestão de projetos tende cada vez mais a sistematizar formas e equilibrar todas as áreas tanto dentro como também fora do ambiente das organizações sempre obedecendo e criando novos meios que facilitem o andamento e que tragam o sucesso agregando não apenas valor comercial mais respeito pelos seus próprios colaboradores e também pelos seus clientes favorecendo a criação de produtos com maior aceitação no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com