TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Carlos Maziero

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  1.390 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais os dois principais objetivos dos sistemas operacional?

R:  Criar uma camada de abstração entre a aplicação e o hardware e gerenciar os recursos de forma eficiente

  1. Porque a abstração de recursos é importante para os desenvolvedores de aplicações? Ela tem utilidade para os desenvolvedores do próprio sistema operacional?

R: É útil para os desenvolvedores, pois com uma interface abstrata, o sistema operacional desacopla o hardware do aplicativo, o que permite que ambos evoluam independentemente um do outro.

  1. A gerência de atividades permite compartilhar o processador, executando mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Identifique as principais vantagens trazidas por essa funcionalidade e os desafios a resolver para implementá-la.

R: A principal vantagem é poder compartilhar o uso do processador, realizando várias tarefas simultaneamente sem o surgimento de conflitos no uso do hardware. Os desafios são a distribuição do processador entre os aplicativos, fazer com que o uso da impressora seja exclusivo à um único aplicativo e impedir que um usuário monopolize todos os recursos do sistema.

  1. O que caracteriza um sistema operacional de tempo real? Quais as duas classificações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças?

R: Um sistema operacional de tempo real deve ter um comportamento temporal previsível, ou seja, seu tempo de resposta deve ser conhecido no melhor e no pior caso. Soft real-time systems, nos quais a perda de prazos implica na degradação do serviço prestado e hard real-time systems, onde a perda de prazos pelo sistema pode perturbar o objeto controlado, com graves consequências humanas, econômicas ou ambientais.

  1. O que diferencia o núcleo do restante do sistema operacional?

R: O núcleo é o coração do sistema operacional. É responsável pela gerencia de recursos e implementar as principais abstrações utilizadas pelos aplicativos.

  1. Seria possível construir um sistema operacional seguro usando um processador que não tenha níveis de privilégio? Por quê?

R: Não, pois sem os níveis de privilégio uma aplicação teria acesso a qualquer recurso do computador, o que poderia gerar um dano para sistema ou até mesmo para o hardware.

  1. O processador Pentium possui dois bits para definir o nível de privilégio, resultando em 4 níveis distintos. A maioria dos sistemas operacionais para esse processador usa somente os níveis extremos (0 e 3, ou 002 e 112). Haveria alguma utilidade para os níveis intermediários?

R:

  1. Quais as diferenças entre interrupções, exceções e traps?

R: Interrupção: os circuitos do processador suspendem seu fluxo de execução corrente e desviam para um endereço predefinido, onde se encontra uma rotina de tratamento de interrupção.
Exceção: eventos gerados pelo próprio processador que podem ocasionar o desvio da execução usando o mesmo mecanismo das interrupções.
Traps: instrução especial que permite acionar o mecanismo de interrupção de forma intencional, sem depender de eventos externos ou internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com