TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios Explique Como Ocorre o “Inicialização” do S.O.

Por:   •  10/9/2021  •  Exam  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 5

1.Explique como ocorre o “inicialização” do S.O.

A inicialização ou boot inicia no instante em que o computador recebe alimentação de energia, isto é, quando é ligado. O processo ocorre até que os recursos necessários do sistema operacional estejam completamente carregados e o computador esteja pronto para uso. Caso haja algum erro no sistema operacional, é durante a inicialização que é identificado e corrigido.

2.Qual é a importância do correto desligamento de um S.O.?

O shutdown faz com que todos os processos em execução sejam encerrados antes do desligamento do computador, evitando perdas e danos, tantos nos componentes físicos como operacionais.

3.Explique em detalhes o conceito de Máquina de Camadas.

O computador pode ser entendido como uma máquina de camadas, em que cada uma adequa o usuário às diversas funções. Os níveis ou camadas se classificam entre o mais alto, onde o usuário tem acesso direto, ao mais baixo, que engloba os circuitos eletrônicos.

4.Explique por que um sistema operacional desenvolvido para uma determinada arquitetura não executa em outra.

O surgimento dos sistemas operacionais ajudou a acelerar o desenvolvimento de software. Não apenas facilitando o uso do computador e gerenciando os recursos mas também ajudando a simplificar a tarefa de desenvolver software. Nos primeiros computadores a programação era realizada em linguagem de máquina, 0 e 1, sendo uma tarefa muito difícil. Era preciso conhecer muito bem a arquitetura de hardware da máquina, o que não era nada fácil. Antigamente, os programas eram escritos para computadores com uma arquitetura específica e se um programa fosse executado em outro computador com uma arquitetura diferente ele simplesmente não iria rodar. Com o desenvolvimento dos sistemas operacionais este problema foi resolvido, tornando a interação com o hardware mais simples e eficiente.

5.Faça um diagrama demonstrando um computador como uma máquina de pelo menos cinco camadas.

[pic 1]

6.Quais são as duas funções básicas de um sistema operacional? Explique-as detalhadamente.

Um sistema operacional possui duas funções principais:

  • Facilidade de acesso aos recursos do computador: Para que um usuário possa utilizar os recursos do computador (memória, discos, impressora, gravador de dvd, etc.), o sistema operacional executa operações sem que o usuário se preocupe em como serão entregues sua solicitação. Caso mais de um usuário solicite a mesma operação ou recurso, o sistema operacional irá administrar o compartilhamento de recursos.
  • Compartilhamento dos recursos do computador de forma organizada e protegida: Em sistemas onde diversos usuários acessam os mesmos recursos é necessário que exista um controle no uso destes recursos e que permita o compartilhamento dos recursos para os vários usuários. Esta também é uma responsabilidade do sistema operacional que deve controlar e gerenciar o acesso concorrente aos recursos do computador.

7.O que são os “recursos” de um sistema computacional? Exemplifique.

Alguns recursos comuns nos sistemas operacionais:

  • Multiprocessamento - É a capacidade de um sistema operacional realizar dois ou mais processos simultaneamente.
  • Multi programação - É a capacidade de um sistema operacional executar vários programas na memória simultaneamente.
  • Time-sharing - É a capacidade de um sistema operacional de compartilhar o uso do processador ao longo do tempo entre os vários processos em execução. Os processos são executados, um de cada vez, sequencialmente, mas como a fatia de tempo dada a cada processo é muito pequena, há a ilusão de que os processos estão sendo executados simultaneamente.
  • Memória virtual - É a capacidade de um sistema operacional de usar a memória secundária como um cache para armazenamento temporário, permitindo o compartilhamento seguro e eficiente da memória principal entre vários processos e também para remover as limitações de memória.

8.Qual foi a contribuição de BlaisePascal para a computação?

Contribuiu com a evolução dos computadores por ser o inventor da primeira máquina de calcular ou máquina digital, que recebeu o nome de Pascalinne. Além de ter demonstrado o “triângulo aritmético”, um importante instrumento dos estudos das probabilidades.

9.Qual foi a grande invenção de HermanHollerite que revolucionou a computação à época?

Herman Hollerith era fascinado por estatísticas. Seu objetivo: inventar uma máquina que conseguisse reunir e avaliar um grande número de dados sobre um tema. O matemático inglês Charles Babbage já havia inventado uma engenhoca que conseguia efetuar as quatro principais operações matemáticas. A memória da "calculadora" baseava-se em cartões perfurados. Hollerith baseou-se na ideia de Babbage e, em 1889, criou a máquina que conta usando cartões perfurados. Além disso, a posição dos furos nos cartões fornecia informações adicionais, como idade ou profissão do entrevistado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com