TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cite Dois Impactos Ambientais Que Podem Ocorrer Nos Meios Aquático E aéreo, Respectivamente, E Explique Com Suas Próprias Palavras Como Cada Um Deles Está Relacionado Ao Desmatamento.

Artigo: Cite Dois Impactos Ambientais Que Podem Ocorrer Nos Meios Aquático E aéreo, Respectivamente, E Explique Com Suas Próprias Palavras Como Cada Um Deles Está Relacionado Ao Desmatamento.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  8.477 Visualizações

Página 1 de 2

Um impacto ambiental que pode ocorrer no meio aéreo é o da Chuva Ácida. Formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos, que são despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes, são originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve. A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros). Quando caem em forma de chuva, estes ácidos provocam danos no solo, plantas, construções históricas, animais marinhos e terrestres etc. Este tipo de chuva pode até mesmo provocar o descontrole de ecossistemas, ao exterminar determinados tipos de animais e vegetais. Poluindo os rios e fontes de água, a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano, causando doenças pulmonares, por exemplo. As indústrias siderúrgicas e as fábricas de cimento também são responsáveis pela poluição do ar. Elas ocasionam outro impacto. Elas liberam na atmosfera partículas de sílica (SiO2) que ficam em suspensão no ar, provocando doenças pulmonares como fibroses e enfisemas. Durante o inverno, por causa da poluição do ar, é muito comum ocorrer, nas cidades grandes, um fenômeno que chamamos de inversão térmica. Durante esse fenômeno não ocorre a dispersão de gases, que acabam ficando muito próximos ao solo, causando irritações das vias respiratórias e problemas respiratórios, principalmente em crianças.

Um dos impactos aquáticos é o do derramamento de óleo. Seus métodos de avaliação são utilizados para estabelecer a extensão da mancha de óleo e identificar quais serão as áreas atingidas. O método mais antigo para medir esse tipo de impacto, foi o método de Análise de Risco de Derramamento de Óleo (OSRA), desenvolvido em 1975 pela Agência do Departamento do Interior, do governo federal dos Estados Unidos. Com a ocorrência novos eventos catastróficos de derramamento de óleo de diferentes intensidades e com o avanço da tecnologia, foram feitas modificações nos regulamentos e métodos anteriormente utilizados, criando-se um sistema de avaliação com sensor de fibra óptica e processamento de imagens, que origina resultados mais precisos. O outro impacto seria o despejo de resíduos. Esses resíduos podem ser o esgoto das cidades, ou os fertilizantes provenientes de atividades agrícolas, e podem levar a contaminação de lençóis freáticos, lagos, riachos, valas, mares, etc. Através da transmissão de bactérias fecais e nutrientes e adição de metais pesados. Para mensurar esse tipo de impacto são realizadas coletas de amostras de água, e avaliados diversos parâmetros como temperatura da água, pH, oxigênio dissolvido, turbidez, salinidade e coliformes fecais, e os resultados são submetidos a testes estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com