TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE INFORMÁTICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.662 Palavras (15 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 15

CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

FACULDADE DE INFORMÁTICA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TELEPROCESSAMENTOS E REDES II

VIRTUALIZAÇÃO DE DESKTOPS - VDI

 

 

 

 

 

 

 

ITU - SP

2016

LUCAS PEREIRA CLEMENTINO, Nº07, RGM 098964

OTÁVIO AUGUSTO PRIMO, N°15, RGM 096232

                                           

 

 

 

 

 

TELEPROCESSAMENTOS E REDES II

VIRTUALIZAÇÃO DE DESKTOPS - VDI

 

 

 

 

Projeto de Pesquisa apresentado como complemento da prova oficial 2 do 5°semestre Sistemas de Informação, na disciplina de Teleprocessamento e Redes II da Faculdade de informática do CEUNSP.

ITU - SP

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÂO        2

2        O QUE É VIRTUALIZAÇÃO        3

1.1        BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO        4

3        O QUE É VIRTUALIZAÇÃO DE DESKTOPS (VDI)        5

3.1        CARACTERÍSTICAS DO VDI        6

3.2        VANTAGENS DO VDI        8

3.3        BENEFÍCIOS FINANCEIROS E EFICIENCIA OPERACIONAL        11

3.4        MELHOR EFICIÊNCIA OPERACIONAL        12

4        CONCLUSÃO        13

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. INTRODUÇÂO

        A evolução dos computadores e técnicas computacionais cada vez mais eficientes e capazes de atender as necessidades humanas é um fator facilmente observado. Se comparados aos primeiros computadores criados e a toda a tecnologia que os circundavam, é realmente impressionante e notável o avanço tecnológico que se deu em um espaço de tempo relativamente curto. Devido a este fator, de uma evolução constante e o aumento da eficácia em atender necessidades cada vez mais amplamente, a importância que os computadores e demais tecnologias da informática tem no mundo contemporâneo é cada vez maior; uma importância que parte desde a vida pessoal de cada indivíduo até um lado voltado ao âmbito empresarial, e é no ambiente empresarial onde mais se há uma busca do desenvolvimento e aprimoramento de novas técnicas e tecnologias.

É quase inimaginável um mundo empresarial sem a utilização de tecnologias da informação; em um mundo onde os dados e informações são cada vez maiores e mais importantes seria impossível manter todos esses dados em forma física, se por exemplo, fossem registrados em papel seria uma quantidade exorbitante para suprir as necessidades de uma única empresa. Assim como organizações que possuem muitas filiais, o tempo necessário para compartilhar informações entre elas seria absurdo dependendo da localização dessas filiais, o que resultaria em informações essenciais perdessem sua importância. E como qualquer fator essencial para o funcionamento de um sistema, deve sempre buscar aprimora-lo e desenvolver novos métodos para torna-lo cada vez mais eficaz.

Em meio a tudo isso, há pontos que são fundamentais para o sucesso ou fracasso de uma tecnologia. Como por exemplo, seus custos, segurança nas informações tratadas, flexibilidade, etc.; a virtualização de desktops, mais especificamente a VDI tenta suprir várias necessidades que são encontradas hoje em dia. No Decorrer deste trabalho serão apresentadas as principais funcionalidades, aplicações e benefícios da utilização do VDI.


  1. O QUE É VIRTUALIZAÇÃO

A virtualização é a simulação de alguma coisa sobre algo real. Basicamente se simula um Sistema Operacional dentro de outro dividindo seus recursos de hardware.

O conceito de virtualização teve surgimento na década de 1960, servindo como soluções que permitem a execução de vários sistemas operacionais e seus softwares em uma única máquina. Ao utilizar um Sistema Operacional virtualizado, se tem acesso a todos os recursos do sistema, como redes, instalações de aplicativos, e outros.

Uma das principais razões da criação da virtualização foi na época dos Mainframes dominavam a parte tecnológica. Antes da virtualização era necessário adquirir uma máquina inteira para executar algum sistema diferente, isso era caro e espaçoso, após a virtualização foi possível reutilizar uma máquina já existente para executar mais Sistemas Operacionais, facilitando ainda mais o uso de máquinas potentes


  1. BENEFÍCIOS DA VIRTUALIZAÇÃO

Como visto anteriormente, a virtualização resolveu o problema dos mainframes de possuir apenas um Sistema Operacional, mas além desta vantagem a virtualização possui muitos outros benefícios. Uma infraestrutura consegue melhor aproveitamento conseguindo utilizar todo seu poder de processamento e com menos quantidade de máquinas, e como resultado de menos aquisição de máquinas, é poupado o gasto com espaço físico, manutenção, refrigeração, energia, instalação, entre outros.

É possível de maneira centralizada gerenciar mais facilmente os serviços. A instalação é muito mais rápida devido a infraestrutura já existente, assim é necessário apenas fazer a implementação nas máquinas. Sistemas mais antigos, só que essenciais, podem ser destinados a uma máquina que preencha seus requisitos e deixa-lo rodando com maior segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (251.2 Kb)   docx (94.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com