TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE POTENCIAL E MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO UTILIZANDO SISTEMA DE ACIONAMENTO ELÉTRICO EM SALAS DE AULA

Por:   •  16/10/2018  •  Artigo  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA

COORDENAÇÃO DE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ANDERSON ALTINO DA COSTA LIMA

EDUARDO MONSITA ANDRADE

ANÁLISE DE POTENCIAL E MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO UTILIZANDO SISTEMA DE ACIONAMENTO ELÉTRICO EM SALAS DE AULA

TERESINA – PI

ABRIL 2016

ANDERSON ALTINO DA COSTA LIMA

EDUARDO MONSITA ANDRADE

ANÁLISE DE POTENCIAL E MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA UTILIZANDO SISTEMA DE ACIONAMENTO ELÉTRICO EM SALAS DE AULA: ESTUDO DE CASO DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO

Pré projeto de conclusão de curso com o objetivo para obtenção da segunda nota da disciplina de Metodologia Aplicado a Pesquisa Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Santo Agostinho.

Orientador: Prof.º Antônio Marcos.

                                                                           

TERESINA – PI

ABRIL 2016

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................3

2- OBJETIVOS............................................................................................4

3- JUSTIFICATIVA....................................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA.............................................................................6

5- METODOLOGIA...................................................................................7

6- CRONOGRAMA....................................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.....................................................................................9

8- ANEXOS................................................................................................10


1. INTRODUÇÃO              

O Intuito deste projeto é analisar e propor o uso eficiente de energia elétrica nas instalações prediais da Faculdade Santo Agostinho em Teresina Piauí.

Hoje o investimento de energia elétrica no Brasil destacasse para a geração de energias renováveis, como a geração Eólica. Porem a Geração predominante de energia elétrica do Brasil é a Hidráulica, através de Termelétricas e Hidroelétricas que tem um custo elevado. A demanda de energia elétrica em conjunto com a falta de investimento no setor energético aumenta a busca por projetos com viabilidade econômica e consequentemente mais eficiente. A solução para alguns desses problemas é a construção de novos parques eólicos, usinas hidroelétricas, realização de campanhas contra o desperdício de energia, aumento de eficiência energética e investimentos que mobilizam os consumidores.

Essas alternativas buscam usos razoáveis de energia elétrica com custo de tempo de retorno menor ao ser comparado a outros investimentos, Pois o resultado obtido referente à redução do consumo é instantâneo mantendo o uso eficiente e razoável de energia elétrica uma opção natural e viável para o problema de energia elétrica ao um período reduzido.

Uma opção é oferecer o uso eficiente e racional de energia elétrica e a realização de intervenção junto às instalações consumidoras como, por exemplo, na Faculdade Santo Agostinho. Dessa forma estaremos inserindo o uso eficiente e racional de energia elétrica na Instituição. Utilizando ações que melhoram o sistema no uso final de energia elétrica presente nas instalações da Instituição, dessa forma, minimizam o consumo sem comprometer o desempenho. Levando em conta a analise e a viabilidade técnica e econômica é necessário entender como a energia elétrica da instituição esta sendo usado, esse levantamento é chamado de diagnostico energético. O diagnostico energético, serve para se ter conhecimento dos potencias e analises de cargas, com isso iremos avaliar e propor soluções de viabilidade técnica e econômica dos dados apresentados e realizar as opções relevantes de grandes vantagens para a instituição. Atualmente existem normas que regulamentam o setor de energia elétrica através de estudos e projetos de eficiência energética que o Governo Federal disponibiliza através da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica).

2. OBJETIVOS    

Apontar os equipamentos elétricos ineficazes ou que trabalham com baixa eficiência como, por exemplo, as lâmpadas, reatores, sistema de projeção, ar condicionado, computadores, sistema de som e tomadas de uso geral.

Apontar e contabilizar lâmpadas ineficazes sugerindo a sua substituição usando os critérios vigentes da norma atual.

Apontar os desperdícios de energia no sistema de ar condicionado.

Identificar o uso desnecessário das tomadas.

Verificar as condições das instalações elétricas com o intuito de identificar perdas por deficiência de isolação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com