TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIADOR DE MENSAGENS PARA A UNIVAR - FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

Trabalho Universitário: A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIADOR DE MENSAGENS PARA A UNIVAR - FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  4.605 Palavras (19 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 19

A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GERENCIADOR DE MENSAGENS PARA A UNIVAR - FACULDADES UNIDAS DO VALE DO ARAGUAIA

Orlando Moraes da Costa

Carlos Alberto Alves Pires

RESUMO

Este artigo apresenta uma ferramenta essencial, um programa Gerenciador de Mensagens, que visa proporcionar a Faculdades Unidas do Vale do Araguaia agilidade nas comunicações internas da empresa, proporcionando a todos os colaboradores, diretoria e corpo de docentes oportunidades de acompanhar suas mensagens em qualquer lugar que tenha um computador conectado à internet. Destaco a importância de se ter um gerenciador deste porte, as grandes empresas que tenho trabalhado todas trabalham com este sistema. É importante frisar que esta mobilidade permite que colaboradores, possam checar seus e-mails onde estiver.

Palavras – Chave: Gerenciador, mensagens, desenvolvimento, decisões, empresas.

ABSTRACT

This article presents an essential tool, a program manager posts, aimed at providing the Colleges Nations Vale do Araguaia agility in internal company communications, providing all employees, directors and teaching staff opportunities to follow their messages anywhere have a computer connected to the internet. Highlight the importance of having a manager of this business, the large companies that have worked all work with this system. Importantly, this mobility allows employees can check their e-mails wherever you are.

Keywords: Manager, messages, development, decisions, companies.

1. INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação estão presentes no dia a dia das pessoas como é o caso dos portais na web e dos sistemas comerciais em hotéis, hospitais, escolas, bibliotecas, universidades e uma infinidade de aplicações.

Houve uma concentração grande em relação ao ensino de sistemas de informação (SI) em áreas como: administração, ciência da computação, engenharia, comunicações e ciência da informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

Shitsuka et.al. (2005, p.01) explica que a área do conhecimento dos sistemas de informação é uma área que continua em crescimento motivado pelas vantagens competitivas fornecidas pela tecnologia de informação e pelos sistemas.

A tecnologia trabalha praticamente todas as outras áreas, processando dados recebidos das mesmas e produzindo informações com qualidade e confiabilidade. A tecnologia tem um papel importante que é tratar todos os dados recebidos das outras áreas, transformando eles em informações para quem de interesse.

A comunicação sempre foi uma forma de o homem expressar seus sentimentos, suas emoções, suas ações e reações. Para Chiavenato (2000, p. 142), comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Durante vários anos a comunicação tem desempenhado um importante papel na sociedade e hoje em dia não é diferente.

Ao conceito de Scanlan (1979, p. 372), a comunicação pode ser definida simplesmente como o processo de se passar informações e entendimentos de uma pessoa para outra. A internet é um meio de comunicação conhecida por todos, nela encontramos grande fonte de conhecimentos. Através da internet conseguimos fazer importantes negócios, amizades e adquirir conhecimento.

O usuário pode não saber, mas existe muito mais semelhança entre uma correspondência tradicional e um e-mail do que se possa imaginar. Ambas tem o objetivo de comunicar, podem carregar, em seu conteúdo, texto, imagens e até vídeo.

Os e-mails podem levar apenas alguns segundos para chegar ao destinatário, mas também, como as cartas convencionais, podem levar dias. Assim como a carta, o e-mail para em diversos lugares até chegar ao seu destino. Se um desses lugares apresentar qualquer problema, o destinatário não irá receber o que foi enviado.

Gerenciador de Mensagens é uma interface que possibilita ao usuário enviar/receber mensagens de email através de um browser. Nos dias de hoje é praticamente impossível uma empresa não fazer uso de vários tipos de tecnologia no seu cotidiano.

Stallings (2005, pg.110) informa que correio eletrônico é uma facilidade que permite que os usuários em estações de trabalho e terminais redijam e troquem mensagens.

Isso principalmente ocorre na área de Sistemas de Informação – SI, “Os sistemas de informação são compostos por software, hardware, pessoas, regras, intranets, Internet, portais e repositórios de dados e interfaces que funcionam juntos, com o objetivo comum, para receber entrada de dados, processarem os mesmos, produzir e distribuir informações e feedbacks para o sistema, nas saídas. SHITSUKA (2005, p. 41) informa que esses sistemas estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas e das organizações.

Kurose (2010, p.87) nos informa que o correio eletrônico existe desde o inicio da Internet. Era uma das aplicações mais populares quando ela ainda estava na infância, e ficou mais e mais elaborada e poderosa ao longo dos anos. É uma das aplicações mais importantes e de maior uso da Internet. O Webmail passou a ser desenvolvido por empresas de T.I a partir de 1972, ano marcado pelo surgimento do correio eletrônico.

Assim como o sistema de correios tradicional que temos conhecimento, o e-mail é um sistema de correspondências online, para tanto Kurose (2010, p 87) diz: Tal como o correio normal, o e-mail é um meio de comunicação assíncrono – as pessoas enviam e recebem mensagens quando conveniente para elas. Ao contrario do correio normal, que anda a passos lentos, o correio eletrônico é rápido, fácil de distribuir e barato.

Tanto um e-mail quanto uma carta convencional não podem ser considerados meios de comunicação confiáveis. Assim como cartas que passam de mãos em mãos, os e-mails também passam por diversos equipamentos de terceiros – também gerenciados por pessoas – antes de chegar ao seu destino final e qualquer um com sua posse poderá abrir, ver, alterar o seu conteúdo ou mesmo destruí-lo.

A grande vantagem do gerenciador de mensagens além do custo ser, praticamente, zero, tem a questão das características poderosas, através dele é possível enviar mensagens simultaneamente para várias pessoas ao mesmo tempo. Fora o tempo de espera entre o envio e a chegada ao Destinatário, o usuário terá que desembolsar uma grana com pagamento de selos. Kurose (2010, p.87) diz: Enquanto o usuário demoraria muito tempo para enviar uma correspondência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com