TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORÇA MAGNÉTICA

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INGÁ

FORÇA MAGNÉTICA

MARINGÁ

2015

Introdução:

Em 1269, Pierre de Maricort com seu estudos sobre magnetismo. Devido a ele que nomenclatura de polo norte e polo sul é dada aos polos do imã. Depois de alguns estudo perceberam que cada imã de qualquer formato tem dois polos norte e sul e dois imã de mesmo polo se repelem e de polos iguais se atraem. Se a forca da corrente muda mais não altera seu valor.

A formula Fm = i * b * l * seno.

I = corrente elétrica, B = campo magnético, L = comprimento e seno = ângulo.

Podemos usar a regras da mão direita para saber seu sentido como forca, corrente e campo polegar e forca, dedo médio campo e indicador corrente. Forca e perpendicular campo mais o campo nem sempre e é perpendicular à corrente.

Na pratica de física vamos fazer 4 experiências, onde usaremos um imã e um pendulo em forma de U, onde vamos mudar posição do imã do norte magnético para sul magnético e também vamos usar um fonte, vamos trocar a posição da corrente para ver se eles atraem ou repelem.

Objetivos:

Observar a diferentes reações de um campo magnético, a diferentes sentidos da corrente, afim de melhorarmos nosso conhecimento de campo magnético e seus sentidos.

Materiais Utilizados:

• Pendulo em forma de U

• Mesa base de apoio para o pendulo, contendo conectores + e –

• Pilhas

• Cabos e ligações entre as pilha e a mesa do pendulo

• Imã, com polos N e S separados em forma de U

Metodologia:

Na aula pratica pegamos um imã e um pendulo em forma de U e utilizamos uma fonte de energia dc. O imã está na posição sul magnético tem a cor azul que está cima e norte magnético para baixo tem cor vermelha na primeira experiência a pendulo está sendo atraído para dentro. Como mostra na figura abaixo.

Na segunda experiência invertemos a corrente onde pendulo mudo agora ele está repelindo pendulo do imã. Como mostra na figura abaixo.

Na terceira experiência invertemos o imã norte magnético para cima e sul magnético para baixo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com