TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNÇÕES, LIMITES, DERIVADAS, CARACTERÍSTICAS DAS FUNÇÕES, APROXIMAÇÕES FUNÇÕES

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.495 Palavras (26 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 26

ww.resumao.com.br

Resumão

v'w

CÁLCULO -

V.

D:X

FUNÇÕES, LIMITES, DERIVADAS, CARACTERÍSTICAS DAS FUNÇÕES, APROXIMAÇÕES

FUNÇÕES

Números de máquina

Calculadoras ou computadores representam os números reais de maneira aproximada, usando um número fixo de dígitos, normalmente entre 8 e 16. Portanto, os cálculos feitos por máquina em geral não são exatos. Tal fato pode causar anomalias no traçado de gráficos. A precisão de um resultado numérico é o número de dígitos corretos. (Contar dígitos após o arredondamento apropriado: 2,512 para 2,4833 teni dois dígitos corretos.) A exatidão refere-se ao número de dígitos corretos após a vírgula decimal.

Só pode ter uma inversa definida no contradomínio de f, denotada g= f 1. Para todo y no contradomínio de f, f. (y) é o valor de x que verifica f (x) = y.

Se os eixos têm a mesma escala, o gráfico de f-! é simétrico ao gráfico de f em relação à reta y = x.

DEFINIÇÕES Funções

Uma função é uma relação f entre dois conjuntos A e B, não vazios, em que para qualquer x pertencente ao conjunto A existe, em correspondência, un único y pertencente ao conjunto B, de modo que (x, y) e af. O conjunto de valores possíveis para r (eixo das abcissas) é chamado de domínio e o conjunto de valores possíveis para y é chamado de imagem da função. O cálculo de uma variável lida com funções de valor real cujo domínio é um conjunto de números reais. Se não estiver especificado o domínio, presume-se que o mesmo inclui todas as entradas para as quais existe um número real de saída.

Intervalos

Se a

Funções implícitas

Uma relação F(x,y) = c normalmente admite y como uma função de x, de um ou mais modos. Ex.: r? + y2 = 4 admite y = /4 – x2. Tais funções são consideradas como definidas implicitamente pela relação. Graficamente, a relação dá uma curva, e um fragmento da curva que satisfaz o teste de reta vertical é o gráfico de uma função implícita. Muitas vezes, não há expressão para uma função implícita em termos de funções elementares.

Ex.: x 2y + y 2x = 4 adniite y = f (x) com f(0) = 2 e f (2) 0, mas não há fórmula para f (x).

Notação

Se uma função é denominada f, então f (x) denota seu valor em x. Se uma função apresenta um valor y, em termos de uma valor x, então x é denominada variável independente e y é a variável dependente. Dada a função y = x pode-se pensar em y como uma notação simplificada para a expressão que representa a função. A notação de 11 >r (“x leva em x?) é outra maneira de referir-se à função. A expressão f(x) para uma função com um valor arbitrário x normalmente representa a própria função.

FUNÇÕES ALGÉBRICAS ELEMENTARES Constante e identidade

Funções constantes têm apenas uma saída:

f(x) = c. A função de identidade é xl ->x, ou f(x) = x.

Valor absoluto ou módulo [x] = {xsex20 Para todo x, 1x2 = [xl.

- 1 se r < 0 .X" se .r > O

P

| CONCEITOS OU TEORIAS Aritmética

O múltiplo escalar de uma função f por uma constante c é dado por (cf)(x) = cof(x). A soma f+g, o produto fg, e o quociente f/g das funções feg são definidos por:

(f+g)(x) = f(x) + g(x),

(tg) (x) = f(x)g(x),

(f/g) (x) = f(x)/g(x). Em cada caso, o domínio da nova função é a intersecção dos domínios de feg, com os zeros de g excluídos para o quociente.

.

Gráficos

O gráfico de uma função f é o conjunto de pares ordenados (x, f(x)), apresentado visualmente por un sistema de coordenadas cartesianas. O teste da reta vertical determina que uma curva é o gráfico de uma função se toda reta vertical encontra a cuiva uma vez no máximo. Uma equação y = f (x) normalmente se refere ao conjunto de pontos (x, y) que satisfaz a equação, neste caso o gráfico da função f. Os zeros de uma função são os valores de x para as quais f (x) = 0, e interceptanı o eixo.x.

..........

..

..

..

Composição

Se feg são funções, “f composta com g" é a função f'g dada por (fog)(x) = f(g(x)) com domínio (estritamente falando) o conjunto de x no domínio de g para o qual g(x) está no domínio de f. Ex.: 1 - 72 é a raiz quadrada composta com xt1 - x', com domínio (-1,1).

.:::.

Par e impar

A função f é par se f (-x) = f (x), ex.: x"; é ímpar se f (-x) = -f(x), ex.: r.

Translações

O gráfico de x\-(x - a) é o gráfico de f deslocado por a unidades para a direita; ex.: (a, f (0)| estaria no gráfico. O gráfico de x1 =f(x) +bé o gráfico de f deslocado b unidades para cima.

Funções lineares

Uma função é linear quando for expressa da forina f(x) = mx + b definida em R’, na qual in (coeficiente angular) e b (coeficiente linear) são números reais e a 0. A constante de proporcionalidade, isto é, a razão entre diferença das ordenadas (y, ey) e a diferença das abscissas (x, e x)

y2 - y Il =

X2 - X é denominada inclinação ou coeficiente angular. O coeficiente angular é também a mudança na função por aumento de unidade da variável independente. A função linear de f(x) m = x+b

tem coeficiente angular in e ponto de intersecção com y f (0) = b, sendo o gráfico uma reta. O coeficiente angular tem unidades a razão das unidades dos eixos. (Ex.: num gráfico de distância vs. tempo, as inclinações são velocidades.) A função linear com valor y, em x, e inclinação in é

f(x) = y, + m(x-x,). Quadráticas

Estas possuem a fornia

f(x) = ar + bx + c onde (a + 1). A forma normal é f(x) = a(x-h)? + k.

Temos h = -b/(2a) e k= f (h). O gráfico é uma parábola com vértice (h,k), com cavidade voltada para cima (se a > 0) e seu vértice como ponto mínimo ou com concavidade voltada para baixo (se a < 0) e seu vértice como ponto máximo. Uma quadrática possui dois, um ou nenhum zero dependendo se o discriminante b? - 4ac é, respectivamente, positivo, zero, ou negativo. Os zeros são dados pela fórmula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.1 Kb)   pdf (460.5 Kb)   docx (986.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com