TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Administração

Por:   •  13/11/2022  •  Artigo  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Bento dos Santos Junior (ID:1142619792)

Disciplina: Conceitos de Computação I

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

A administração está intimamente ligada com a própria existência do ser humano. Está presente em nosso dia a dia, no ambiente familiar, escolar, profissional etc. Tratando especificamente do ambiente profissional, os ensinamentos das três escolas base da ciência da administração (científica, clássica e humanística) ainda são muito utilizados atualmente, embora de uma forma bem modificada devido a várias transformações como o avanço da tecnologia, mudanças dos relacionamentos humanos e sociais devido principalmente à globalização da economia, dentre vários outros fatores.

Podemos citar como exemplo de organizações que se aproximam mais destas abordagens as fábricas (linhas de montagens) embora, com menor número de trabalhadores, devido a adoção de robôs, utilizando preceitos da abordagem científica como a adoção do PLR (participação nos lucros e resultados) padronização das ferramentas. Grandes redes de fast-food, onde a produtividade é supervisionada de perto (e incisivamente) pelos superiores, a mecanização do trabalho ainda é bem utilizada e homenageando o funcionário do mês com um quadro na parede (escola humanística que valoriza o lado humano). A Agricultura (agora chamada de “agronegócio”) onde o aumento da produtividade é sempre aclamado na mídia.

Já as organizações atuais que se afastam destas três escolas base da ciência da administração são aquelas que adotam uma estrutura organizacional descentralizada, com forte ênfase na terceirização de uma parcela considerável de sua força de trabalho, focando sua preocupação na confecção do produto. A globalização da economia fez com que muitas organizações, que antes eram rivais, juntassem esforços com o objetivo de racionalizar gastos, e o foco agora não é apenas a lucratividade decorrente da venda do produto, mas sim seu valor econômico global (em uma bolsa de valores por exemplo) e seu valor agregado junto ao consumidor e a sociedade em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com