TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da computação

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 10

Exercícios de Fundamentos da Computação

Nome: Jovaí Bizerra da Silva     06/04/2015       1° período 2015

Disciplina: Fundamentos da Computação Contato com a Profª: fdc.tads@gmail.com Contato com alunos: Atividade 2 –

Exercicios:

1) O que é sistema operacional? É o principal software que existe em um computador, ele é o programa que gerencia diretamente o hardware e deve ser especifico para cada tipo de máquina.

2) Quais os comandos básicos de um SO?

3) Explique o porquê os SO evoluem ao longo do tempo.

R:Porque a tendência dos sistemas operacionais é evoluir para tornar possível a utilização dos computadores por usuários cada vez mais leigos em computação. Enquanto no passado para usar um computador o usuário precisava saber a fundo a arquitetura do hardware assim facilitando ainda mais o uso a velocidade de processamento da máquina de maneira que atenda a necessidade das pessoas.

4) A maioria dos S.O tem dois níveis de operação. Quais são? Explique cada um:

R: Abstração e gerencia. Estas extraem e organizam o conteúdo e recursos dos hardwares para interagir com o usuário. Abstração: Coleta os recursos e conteúdos dos hardwares. Gerencia: Organiza estas informações e as coloca de maneira compreensível para o usuário.

5) Qual a tarefa do SO?

R:A função do sistema operacional é trabalhar de modo cooperativo com funções de 
administrar os recursos do hardware (memória, processador e periféricos) e auxiliar na e- 
execução dos programas do usuário oferecendo a ele uma interface de alto nível.  

6) Quando foi projetado o primeiro computador?  R:O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (pronuncia-se [ɛniæk]), abreviação de Electronic Numerical Integrator and Computer,  foi o primeiro computador de uso geral  eletrônico. Foi um computador digital completo capaz de ser reprogramado para resolver uma ampla gama de problemas de computação. ENIAC foi projetado para calcular tabelas de artilharia de balística do exército dos Estados Unidos no Laboratório de Pesquisa,

7) Quais os principais pontos relacionados a cada geração de computadores?  R:primeira geração (1945 a 1959) E.N.I.A.C os computadores eram enormes e utilizado apenas por militares, funcionavam através de valvulas. 
segunda geração (1959 a 1964) as valvulas foram substituidas por transistores, obtendo um melhoramento reduzindo o tamanho e o consumo de energia, possibilitando ser utilizado por empresas de grande porte. 
terceira geração (1964 a 1970) com o avanço da tecnologia os computadores passaram a utilizar os chips, tornando os computadores mais potentes e confiaveis, sendo usado tambem por empresas de médio porte. 
quarta geração (1970 aos dias atuais) caracterizada pelo uso de circuitos integrados em enorme escala.sendo menores que permitiu a sua popularização e a utilização de disquetes de armazenamento que no inicio eram um pouco maiores que os atuais

8) Quais as principais evoluções dos sistemas operacionais para desktop? Quais os mais utilizados? Faça analise comparativa de 3 sistemas operacionais para desktop exemplificando as suas funcionalidades? Destaque os produtos brasileiro. R: Windows: O SO da Microsoft pode ser instalado em qualquer tipo de máquina ou notebook e não exige uma máquina “superpotente” para ser instalada, mas exige um configuração mínima com um processador com 1 GHz, memória RAM de no mínimo 2 GHz, espaço físico em HD de 20 GB e uma placa gráfica com dispositivo Microsoft Direct X 9. Por fim, as facilidades de uso e a grande variedade de aplicativos e games faz com que o Windows seja um sistema operacional recomendado para usuários em geral. Mac OSx: O MAC OSx é o Sistema Operacional desenvolvido pela Apple para seus Desktops (iMac’s) e notebooks (MacBook’s). O SO da Apple é baseado no Kernel Unix chamado de OpenDarwin. para quem deseja usar um Mac é para quem trabalha com artes gráficas, áudio e vídeo. Mesmo que muitos dos aplicativos destas atividades existam também para o Windows, em contra partida, parte das grandes empresas o desenvolvimento é feito na plataforma Mac. Kurumin: O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um sistema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex-usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

9) Quais as principais evoluções dos sistemas operacionais para dispositivo móveis? Quais os mais utilizados? Faça analise comparativa de 5 sistemas operacionais para dispositivos móveis exemplificando as suas funcionalidades? Destaque os produtos brasileiro.  R: Mac OSX – iPhones: O sistema operacional que permite aos iPhones e iPads rodarem é o sistema Mac OS X modificado, e que é chamado de iPhone. Este foi o primeiro sistema operacional criado para celulares que oferece suporte para as tecnologias de toque múltiplas, aptas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela interface gráfica. Para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre o ícone alvo. Sybiam: O sistema Symbian é um sistema aberto e de baixo custo, possui recursos para gerenciar e utilizar pouca bateria e permite a instalação de softwares de terceiros, ao contrário do iPhone. Essas características, entre outras tantas, fazem do Symbian o sistema operacional para celulares mais estável do mercado Android: O Android é o sistema operacional criado por Google. É um aberto e, assim, acessível a todos os interessados. Ele foi baseado no núcleo Linux e suporta qualquer tipo de conexão sem fio - 3G,EDGE, Wi-Fi e bluetooth). Ele é compatível com quase tudo, em se tratando de multimídia. Com a programação aberta ele é capaz de ser alterado, se adaptar e pode manter um baixo custo. Ele já conta com inúmeros aplicativos para personalizar o celular. Windows Phone: O Windows Phone é um sistema operacional, para celulares, baseado no Kernel do Windows CE6. Utilizado nos Pocket PCs. Ele usa o mesmo padrão de aplicações usadas na versão computador, mas requer um hardware potente para funcionar corretamente. Este si tema integra e é compatível com todas as aplicações de escritório básicas da versão PC: Word, Excel, Power Point, Windows Media Player, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (302.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com