TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de S.I

Por:   •  3/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.476 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho se refere à resumos feitos através de estudos e pesquisas relacionadas ás Tecnologias surgidas entre os anos 2000 e 2008, suas criações, desenvolvimentos, etc. A estudos refentes a Virada do Milênio, seu contexto, problemas que poderiam atingir, soluções e impactos. Desenvolvimento de Software, ao que se refere.O que é Tecnologia, o que chamou mais a atenção, e suas diferenças de produtos de acordo com seus lançamentos.

AS TECNOLOGIAS SURGIDAS ENTRE OS ANOS 2000 E 2008

O início dos anos 2000 foi marcado pelas evoluções continuas da tecnologia, grandes transformações, maior facilidade em trocas de informações, acesso a Internet, desenvolvimento de softwares, e um período marcado pela integração das mídias.

Algumas das tecnologias surgidas nesta época são:

  • Banda larga, substituindo a conexão/internet discada;
  • Lançamento dos softwares da Microsoft, como o Windows XP, Vista, entre outros;
  • Surgimento do conceito de computação nas nuvens;
  • Surgimento de redes sociais;
  • Telefone via internet - Skype;
  • Compartilhamento de músicas e vídeos;
  • Criação e aparelhos eletronicos avançados;

pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_2000#Tecnologia

Anteriormente a este período - especificamente os anos 80 -  é caracterizado por grandes criações que futuramente iriam transformar a história, como a fundação da IBM (International Business Machines, demonstrações de aparelhos eletronicos, etc. Já nos anos 90, foi especialmente marcado por ser um ano de adaptações, criações, e mais fundações de grandes empresas nos dias atuais, como, Microsoft, Apple, Intel, desta forma houve a popularização da informática, crescimento da internet, - por motivos de quedas de custo. Melhores conexões devido a DSL, e modens - sinal digital transmitido por linha telefonica. Surgimento de programações e softwares, telefones e celulares. Os anos 90 foi também marcado pela virada do milênio, ou conhecido como a Bug do Milênio.

A VIARADA DO MILÊNIO

A Virada do Milênio ficou conhecida pelo Problema do ano 2000, que foi a representação para se referir ao problema nos sistemas informatizados que poderia acontecer na virada do ano de 1999 para o ano 2000.

Nos anos 90 com as criações de programas, softwares e hardwares em ascensão, por ser algo novo no mercado, não havia muito no que se especializar, ou fazer grandes desenvolvimentos, desta forma, os computadores criados não tinham a capacidade de armazenamento relacionado aos aparelhos eletronicos de atualmente; os aparelhos da época tinham capacidades de devidos arquivos equivalentes á bytes, e kB, sendo assim, os sistemas mais antigos buscaram a simplificar datas, exemplo, ano de algo, ao invés da utilização de quatro (4) digitos, passou-se usar apenas dois (2), 1900 passou a ser escrito nestes sistemas como "19", assim a ocupação de memória seria menor que o comum.

O real problema estava presente no ano de 1999, quando os sistemas deveriam passar para 2000; por existir os dois digitos, os sistemas que não estivessem programados para está virada, voltariam para "00", que no caso seria novamente 1900. Os softwares mais novos passariam por este processo sem nenhum problema - no caso o ano 2000. Já empresas também de grande porte, que usavam os sistemas mais antigos por motivo de confiança e estabilidade em seus serviços, se voltassem para 1900, passaria por grandes problemas até haver um reajuste.

"[...] clientes de bancos veriam suas aplicações dando juros negativos, credores passariam a ser devedores, e boletos de cobrança para o próximo mês seriam emitidos com cem anos de atraso."

pt.wikipedia.org/wiki/problema_do_ano_2000

A solução foi uma grande renovação de recursos na informática, como atualizar e modificar softwares e hardwares antes que a virada viesse a provocar maiores impactos. Outra solução que foi buscada, é a volta de alguns programadores da COBOL (COmmon Business Oriented Language), com o objetivo de corrigir algo que até eles mesmos criaram, sendo muitas destas pessoas aposentadas.

Um grande exemplo na Virada no Milênio, foi a Apple, que utilizava o sistema de contagem em segundos, desta forma  o mesmo, se encarregava de modificar os segundos em data.

Por fim, não houve grandes consequências em relação ao Bug do Milênio, pois na metade dos anos 90, as grandes empresas já haviam se prevenido, e usavam programas capazes de passar por isto com sucesso, exceto, empresas que usavam computadores de grande porte, que não eram capazes de fazer grandes atualizações, e trocas por motivos de custo.

DESENVOLVIMENTE DO SOFTWARE

"Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador."

www. significados.com.br/software

Software, também conhecido com firmware, que se refere basicamente ao sistema que vai dentro da caixa, que são programas operacionais que são armazenados em hardwares;

Em suas primeiras versões, o software passou a ser vendido junto com as máquinas, que a empresa/consumidor se interessava em obter, com o passar do tempo o mesmo passou a receber nomes que indicassem suas versões, ou a que pessoas deveria ser destinado, e também passou a ser instalado diretamento no processador, com algumas versões para alteração, dependo de seu usuário - no caso, profissionais, que modificam os seus softwares de acordo com sua necessidade.

O primeiro projeto de software a ser escrito tem o nome de Ada Lovelace, que escreveu o mesmo para uma máquina analítica projetada por Charles Babbage em 1827, porém a máquina nunca entrou em operação.

Já o termo software, foi usado pela primeira vez pelo cientista John W. Tukey em 1958, em um de seus artigos.

TECNOLOGIA

A tecnologia se refere a todo e qualquer dispositivo que tenha a capacidade de tratar dados e informações. Desta forma, é algo que abrange dirvesas áreas, como a arte, ciência, história, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com