TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do Profissional Responsável Pela a Administração de Sistemas

Por:   •  2/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 3

Relacionando as matérias estudadas até aqui com conteúdo pesquisado podemos dizer que, os Sistemas Operacionais servem basicamente para auxiliar os usuários na utilização dos recursos computacionais e o Administrador de Sistemas é um profissional que deve estar em constante atualização de seus conhecimentos, para que possa auxiliar de maneira objetiva e correta a todos os usuários, pois sua área de atuação é muito ampla, com tecnologias que sofrem constantes mudanças.

Funções do Profissional responsável pela a Administração de Sistemas:

Segundo o artigo da Infojobs, o Administrador de Sistemas é o profissional responsável por coordenar ambientes computacionais, implantando e documentando rotinas e projetos, controlando os níveis de serviços de sistemas operacionais, banco de dados e redes.

Um Administrador de Sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores e/ou a sua rede. Administradores de sistemas geralmente são membros do departamento de Tecnologia da Informação - TI (Fonte: Wikipédia)

No mercado de trabalho é exigido que o Administrador tenha experiência com o sistema que ele trabalhará, que tenha certificados do mercado com conhecimentos em, Microsoft MCSA, MCSE, Cisco CCNA, Linux Professional Institute etc. Há vários caminhos para se chegar à formação de um Administrador de Sistemas, como Graduação em Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Técnico em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da computação etc.

Dentro das empresas o Administrador de sistemas pode desempenhar diversas funções, como por exemplo:

• Solucionar problemas encontrados nos sistemas;

• Realizar ajustes necessários para o melhor funcionamento do sistema, melhorando a performance e diminuindo as possibilidades de erros;

• Monitorar a infraestrutura de rede para que sempre esteja disponível e corretamente operando;

• Dá Suporte aos usuários que tenham dificuldades com os sistemas computacionais.

Funções Básicas dos Sistemas Operacionais:

De acordo com Francis Berenger Machado e Luiz Paulo Maia, no livro Arquitetura de Sistemas Operacionais, dentre muitas funções existentes nos SOs, há duas que as resumem;

• Facilidade de acesso aos recursos do sistema – Cabe ao sistema operacional servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando esta comunicação transparente, além de permitir um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros.

• Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida – Em sistemas onde diversos usuários compartilham recursos do sistema computacional é necessário controlar o uso concorrente desses recursos. O compartilhamento de recursos permite, também, a diminuição de custos, na medida em que mais de um usuário podem utilizar as mesmas facilidades concorrentemente, como discos impressoras etc.

Estudo sobre Sistemas Operacionais on-line:

Sistemas Operacionais online, tem as mesmas funções que os sistemas tradicionais, porém podem ser acessados diretamente pela internet

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com