TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEPRO – Sistema de Educação Profissional

Por:   •  21/11/2016  •  Monografia  •  19.115 Palavras (77 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 77

SEPRO Sistema de Educação Profissional

Ana Tamiris Silva

Elizette Honório

Wiriadyna Tallita

Águas Subterrâneas

Aquíferos

Itabira – MG

2015

Ana Tamiris Silva

Elizette Honório

Wiriadyna Tallita

Águas Subterrâneas

Trabalho de Conclusão de

Curso apresentado ao curso de Geologia,

como requisito parcial à obtenção

do título de Técnico.

Orientador(a): Ricardo Barbosa

Itabira – MG

2015

ERRATA


Resumo

        Este trabalho tem por objetivo expor conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

        A cada dia que passa, os recursos hídricos se tornam mais importante, isso se dá pela sua escassez e sua importância. Sendo utilizada desde o consumo até em indústrias, a água é o bem mineral mais precioso do planeta Terra.   Vinda ás vezes de nascentes também conhecida como cabeceira, olho-d'água, insurgência, mina de água ou fonte é o local onde se inicia um curso de água (rioribeiraribeiroribeirãocórrego), seja grande ou pequeno ou de aquíferos, que é formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrâneaRochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo. Tal como ocorre com as águas superficiais, demandam cuidados para evitar a sua contaminação. O uso crescente pela indústria, agricultura e consumo humano ameaça os aquíferos e coloca esse assunto na agenda ambiental do mundo todo.  

        Porém nem todo aquífero tem zona de recarga direta que é aquela onde as águas da chuva se infiltram diretamente no aquífero, através de suas áreas de afloramento e fissuras de rochas sobrejacentes ou zona de recarga indireta onde o reabastecimento do aquífero se dá a partir de drenagem superficial das águas e do fluxo subterrâneo indireto, tendo apenas a zona de descarga onde as águas emergem do sistema, alimentando rios e jorrando com pressão por poços artesianos e diante das possibilidades de contaminação de nascentes e aquíferos e de nem todo aquífero ter zona de recarga a

                                     

        


Introdução

        Á água se tornou o bem mineral mais precioso atualmente, devido a sua escassez e grande necessidade de consumo. Ela é vital para os seres vivos e essencial para a indústria. Somente 2,5% dos 100% de água disponível no Planeta Terra é água consumível. Mas destes 2,5% apenas 31,10% são líquida os 68,9% estão localizadas nas Calotas Polares. Sendo que 96% da água líquida são subterrâneas e 4% são superficiais. Assim a água consumível se torna muito npouca e ainda tem de ser dividida entre os seres vivos e as máquinas, o que ao longo prazo causa danos irreversíveis, como poluição e até mesmo a escassez dessas. As indústrias não são as únicas responsáveis pela falta de água que acomete o Brasil e o mundo na atualidade, os seres humanos são os grandes responsáveis pela poluição e contaminação da água doce do Planeta, afinal os seres humanos tem a falsa ideia de que á água durará eternamente ou que o importante é ter água potável agora e que quando ela vier faltar, eles não estarão mais vivos, o que no ponto de vista dos estudiosos é um absurdo, afinal nossos futuros familiares e seres vivos precisarão da água tanto como a população atual. Então economizar e ter consciência da importância da água nos dias atuais e no futuro se tornou essencial para a sobrevivência dos seres vivos desta e das gerações futuras. Outro grande e também apontado como o maior responsável pelo desperdício de água, é à prática agrícola que na maioria das vezes, á agua utilizada, não pode ser aproveitada, pois encontra-se contaminada por fertilizantes e pesticidas químicas.

        Estudos feitos pela ONU e divulgados no dia 24 de fevereiro de 2015 (Terça-feira) apontam que em 10 anos 48 países não terão água suficientes para suas populações, divulgou o G1, portal de informações da Globo.com. É um estudo que divulga uma situação alarmante afinal á água como já foi dito no início, é o bem mineral mais precioso que temos e seus usos são inúmeros que vão desde o próprio consumo até a sua utilização para o preparo de alimentos, higiene pessoal, limpeza na habitação, entre outros. E se ela falta?

        A Cetesb, agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo, divulgou em seu site que:
 “Frente à crescente demanda dos recursos hídricos, a exploração das águas subterrâneas é uma alternativa bastante atraente para abastecimento, em virtude da sua abundância, qualidade e relativo baixo custo de captação, principalmente considerando-se a condição inadequada de qualidade das águas superficiais associada ao elevado custo do tratamento dessas águas para os diversos usos e a escassez verificada em algumas regiões. Assim, o recurso hídrico subterrâneo vem se tornando estratégico para desenvolvimento econômico da sociedade, devendo, portanto ser protegido contra a poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (129.3 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 76 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com