TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL DA ÁREA, A DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E OS DESAFIOS ÉTICOS DO SISTEMA NEOLIBERAL E DO CAPITALISMO DE MERCADO NO CONTEXTO ATUAL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.885 Palavras (20 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 20

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Engenharia Elétrica

O PROFISSIONAL DA ÁREA, A DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E OS DESAFIOS ÉTICOS DO SISTEMA NEOLIBERAL E DO CAPITALISMO DE MERCADO NO CONTEXTO ATUAL

Belo Horizonte

2014

O PROFISSIONAL DA ÁREA, A DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E OS DESAFIOS ÉTICOS DO SISTEMA NEOLIBERAL E DO CAPITALISMO DE MERCADO NO CONTEXTO ATUALDEDICATÓRIA

Trabalho escrito apresentado a disciplina Cultura Religiosa: Pessoa e Sociedade do departamento de Ciências da Religião para o curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor: Edward N. M. B. Guimarães

Belo Horizonte

2014

À sociedade,

pelo incentivo ao resgate da ética.


Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta. (MANDELA, 2010).


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Capitalismo Selvagem e Dignidade Humana        

2.2 Consumo Consciente        

2.3 Geração Milênio Esbanjamento e Luxo x Fome e Miséria        

2.4 O consumo e a busca da felicidade        

2.5 Ter x Ser        

2.6 Supérfluo X Necessário        

3 CONCLUSÃO        

3.1 Conclusão Pessoal -Capitalismo Selvagem e Dignidade Humana        

3.2 Conclusão Pessoal - Consumo Consciente        

3.3 Conclusão Pessoal – Geração Milênio Esbanjamento e Luxo X Fome e Miséria        

3.4 Conclusão Pessoal – O consumo e a busca da felicidade        

3.5 Conclusão Pessoal – Ter x Ser        

3.6 Conclusão Pessoal Supérfluo X Necessário        

REFERÊNCIAS        

Bibliografia – Capitalismo Selvagem e Dignidade Humana        

Bibliografia – Consumo Consciente        

Bibliografia – Geração Milênio Esbanjador e Luxo X Miséria e Fome        

Bibliografia – O consumo e a busca da felicidade        

Bibliografia – Ter x Ser        

Bibliografia – Supérfluo X Necessário        


1INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade em que teorias neoliberais e o capitalismo de mercado tornaram-se cada vez mais influentes no comportamento do ser humano. Sociedades pautadas no consumismo exagerado e muitas vezes, supérfluo.

Consequências ligadas à ganância das empresas e constantes buscas ao lucro. Gerando, no entanto, diversos problemas nos quais serão abordados e discutidos nesse trabalho. Desigualdades sociais, degradação ambiental, poder das classes mais ricas sobre as mais pobres, condições de trabalho não favoráveis entre outras.

 Como podemos conviver com isso? É possível frearmos estes efeitos? Temos condições de buscarmos o equilíbrio entre a produção e o consumo consciente?  Esta, entre outras perguntas estarão presentes neste trabalho para que possamos refletir e nos conscientizar sobre os desafios éticos do sistema neoliberal e do capitalismo de mercado no contexto atual.


2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Capitalismo Selvagem e Dignidade Humana

A expressão capitalismo selvagem é um termo criado para se referir à fase do capitalismo na época da Primeira Revolução Industrial. Iniciada na Inglaterra, esta fase contou com a participação de milhares de camponeses empobrecidos vindos do meio rural, onde não tinham boas condições de sobrevivência e encontraram nos grandes centros industriais que surgiam, uma chance de melhorar de vida.

Acontece que, neste cenário de crescimento industrial cheio de inovações tecnológicas, não existia nenhum regulamento para determinar as condições entre trabalhador- empregador, nem mesmo regulamentos para definir as condições de trabalho para os trabalhadores. Desta maneira, diante de uma vontade enorme de se enriquecer, obter lucros exorbitantes e ter os menores custos para produção, usou-se dá falta de poder para discussão por parte da classe trabalhadora, para impor um ritmo de trabalho desumano, onde as crianças eram empregadas, pessoas eram submetidas à pelo menos 16 horas de trabalho, expostas à ambientes insalubres, fechados e que ofereciam riscos de mutilações e problemas graves de saúde.

Esta situação era presente na realidade da época, pois proporcionava o máximo retorno financeiro aos donos dos empreendimentos. A maioria das industrias da época tinham produção ativa 24 horas por dia e, como os produtos atendiam a demanda não só da Europa mas como de grande parte do mundo, os trabalhadores somente faziam troca de turnos.

Este sistema deu origem ao termo capitalismo selvagem, onde a exploração ferrenha do rico empresário oprimia os pequenos trabalhadores, assim como na selva, os animais grandes impõem sua vontade aos pequenos.

Atualmente, o termo "capitalismo selvagem" é utilizado para indicar um sistema capitalista de dimensões globais, onde ocorre uma forte concorrência entre as multinacionais dominadoras de vários mercados ou até mesmo países, com o apoio de seus governos corruptos, fruto da ausência de sustentabilidade do modelo capitalista.

Este posicionamento sobre o capitalismo está fortemente ligado ao ganho financeiro sobre o desenvolvimento humano e do planeta. Pode ser apontado em outras temáticas, como por exemplo, a política que os países ricos impõe sobre as riquezas da terra sem se preocupar com os aspectos de preservação do meio ambiente, a falta do pensamento sustentável, a despreocupação com o futuro de toda uma sociedade que ainda irá habitar esta terra, em detrimento ao tão sonhado enriquecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com