TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Básico de Processos

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.648 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

renata.mvvieira@hotmail.com

apresentação dia 11 de novembro 1 grupo

1. Gerenciamento Básico de Processos

As Áreas de Processo dessa categoria capacitam a atingir seus objetivos quantitativos para a qualidade e desempenho do processo.

[pic 1]

Figura 9.1 – Áreas de Processo de Gerenciamento Avançado de Processos. Fonte: Chrissis et al., 2011, pg. 63.

A figura acima apresenta o inter-relacionamento entre as Áreas de Processo que compõem essa categoria.

As Áreas de Processo dessa categoria dependem das habilidades fornecidas pelas Áreas de Processo da categoria de Gerenciamento Básico de Processos: desenvolver e utilizar os processos e seus ativos de suporte.

A Área de Processos Desempenho do Processo Organizacional (OPP) analisa os objetivos de negócio da organização para descobrir objetivos quantitativos para qualidade e para desempenho dos processos. A organização auxilia nessa atividade fornecendo medições padrão, linhas base (baselines) de desempenho, modelos de desempenho para os processos e outros ativos de processo.

Tudo isso deve criar processos definidos que tenham a possibilidade de atingir os objetivos de qualidade e de desempenho dos processos. Além disso, os processos definidos devem ser utilizados no gerenciamento quantitativo.

Mas, como seria esse gerenciamento quantitativo?

Bem, a organização vai analisar os dados relativos ao desempenho dos processos definidos para compreender quantitativamente (em termos de valores numéricos) a qualidade do produto ou do serviço e o desempenho dos processos que fazem parte do conjunto de processos padrão da organização.

A Área de Processos Gerenciamento do Desempenho Organizacional (OPM) analisa dados referentes ao desempenho dos processos (vindos de linhas de base e modelos) para entender se a organização possui a habilidade de atingir seus objetivos de negócio. Além disso, são derivados, desses objetivos de negócio, os objetivos de qualidade e de desempenho dos processos.

Essa análise quantitativa deve ser usada para selecionar e empregar melhorias. Mas, essas melhorias de desempenho devem ser possíveis de se medir (quantitativamente). A análise deve se preocupar com os benefícios prováveis e deve também prever os custos de empregar essas melhorias.

Importante

A organização, baseado nos resultados dessas análises quantitativas, pode ajustar seus objetivos de negócio, de qualidade e de desempenho dos processos.

Agora vamos observar as características de cada uma das Áreas de Processo dessa categoria.

2. Desempenho do Processo Organizacional (OPP)

A Área de Processos Desempenho do Processo Organizacional (Organizational Process Performance – OPP) tem por objetivo criar e manter uma compreensão quantitativa (baseadas em valores numéricos) do desempenho de processos selecionados no conjunto de processos padrão da organização (essa área se encontra no Nível 4 de maturidade).

Compreender quantitativamente envolve:

  • Compreender se o conjunto de processos padrão da organização suporta a organização em sua empreitada de atingir objetivos de qualidade e desempenho dos processos; e
  • Apresentar dados, linhas de base e modelos que possam ser usados pela organização para gerenciar quantitativamente os projetos.

As atividades relacionadas a Área de Processos Desempenho do Processo Organizacional (OPP) são:

  • Criar objetivos quantitativos organizacionais de qualidade e desempenho de processos. Esses objetivos serão baseados nos objetivos de negócio da organização;
  • Selecionar os processos que serão alvo das análises de desempenho;
  • Criar definições relativas às medições que devem ser realizadas para analisar o desempenho dos processos; e
  • Criar linhas de base (baselines) e modelos de desempenho dos processos.

A coleta de dados para criação das linhas de base e dos modelos pode incluir dados de qualquer nível da organização. As medições comuns que serão utilizadas nessa coleta de dados medem processos e produtos.

A análise dos resultados dessas medições vai criar uma faixa de valores, dentro da qual, o desempenho pode ser considerado como satisfatório, tanto para o produto, quanto para os processos componentes de um determinado projeto.

Essa faixa pode ser usada para criar os objetivos de qualidade e desempenho dos processos e pode ser usada como linha de base para comparação do desempenho encontrado em relação ao desempenho histórico.

É interessante observar que esses dados serão utilizados para gerenciar quantitativamente os projetos e esses projetos serão fonte constante de dados para as análises e para as linhas de base. Observamos que esse é um ciclo constante dentro da organização.

Os modelos de desempenho apresentam o desempenho passado e atual dos processos e servem para prever desempenhos futuros dos processos. Chrissis et al. (2006, pag. 352) apresenta o seguinte exemplo referente a isso: “os defeitos latentes no produto entregue podem ser previstos usando medições dos atributos do produto de trabalho, tais como, complexidade e dos atributos de processo, tais como, tempo de preparação para revisões por pares (peer reviews)”.

As organizações que medem, obtém dados suficientes e possuem técnicas de análise adequadas, para produtos e processos, são capazes de:

  • Determinar se o comportamento do processo é consistente ou se tem uma tendência de estabilidade;
  • Identificar a consistência ao longo de vários projetos dos processos que se apresentam estáveis;
  • Identificar comportamentos inesperados dos processos;
  • Identificar possíveis melhorias nos processos do conjunto padrão de processos da organização; e
  • Identificar a melhor implementação de um determinado processo.

Essa Área de Processo se relaciona com outras áreas em níveis de maturidade superiores, dando suporte a elas.

O Objetivo Específico (OE) e as Práticas Específicas associadas à essa Área de Processos são:

OE 1 – Criar Linhas de Base (Baselines) e Modelos de Desempenho

Criar e manter linhas de base (baselines) e modelos de desempenho que mostrem qual é o desempenho esperado dos processos que fazem parte do conjunto de processos padrão da organização.

As práticas específicas associadas a esse objetivo são:

  • Criar e manter objetivos quantitativos (em nível organizacional) relativos à qualidade e desempenho dos processos. Esses objetivos devem se relacionar com os objetivos de negócio da organização.
  • Selecionar processos (ou sub-processos) do conjunto de processos padrão da organização que devem ser analisados quanto ao seu desempenho. É importante manter a relação desses processos com os objetivos de negócio da organização.
  • Criar e manter definições referentes às medições de desempenho dos processos. Essas medições serão utilizadas nas análises de desempenho dos processos.
  • Analisar o desempenho dos processos anteriormente selecionados e, criar e manter as linhas de base de desempenho dos processos.
  • Criar e manter modelos de desempenho dos processos que fazem parte do conjunto de processos padrão da organização.

3. Gerenciamento do Desempenho Organizacional (OPM)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com