TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Riscos com PMBOK para Projetos de Software

Por:   •  2/10/2018  •  Artigo  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 15
  1. GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM PMBOK FOCO EM RISCOS DO PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

THYAGO BREDER MARQUY FURTADO

RESUMO:
Um projeto é um conjunto de atividades a serem realizadas por um grupo de pessoas, interessadas em produzir um produto, serviço ou resultados únicos. Como um projeto é algo temporário, ou seja, tem um início e fim definidos no tempo, é por isso que tem um escopo e recursos definidos, pois os recursos não são ilimitados, então é preciso o correto gerenciamento para que não haja excessos, nem de sobras ou mesmo a falta de qualquer recurso necessário ao projeto. Nesse sentido o gerenciamento de projetos
é basicamente a aplicação de técnicas e conhecimentos para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. São competências estratégicas que permitem que as organizações unam os objetivos do negócio aos resultados do projeto para assim poderem competir em seus mercados. (PMBOK, 6ª Ed, 2017).

PALAVRAS CHAVE: Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Riscos, Desenvolvimento de Software, Serviços, Gerenciamento de Equipes de TI, Modelagem de Processos.

ABSTRACT:
A project is a set of activities to be undertaken by a group of people interested in producing a unique product, service or results. As a project is something temporary, that is, it has a defined beginning and end in time, that is why it has a scope and resources defined, because the resources are not unlimited, so the correct management is necessary so that there are no excesses, nor of leftovers or even the lack of any necessary resource to the project. In this sense project management is basically the application of techniques and knowledge to execute projects in an effective and effective way. They are strategic skills that allow organizations to link business objectives to project results so they can compete in their markets. (PMBOK, 6th Ed, 2017).

KEY WORDS: Project Management, Risk Management, Software Development, Services, IT Team Management, Process Modeling.

INTRODUÇÃO

O gerenciamento de projetos é uma ferramenta composta de estratégias utilizadas para minimizar os riscos em seus projetos, produtos ou serviços para assim satisfazer o cliente final, até superando as expectativas dele. A ideia de risco é apreendida por Valeriano (2015) como uma condição ou um evento incerto que pode trazer consequências boas ou ruins, em graus distintos, para as organizações. O risco pode ter origens, causas e consequências diversas. Contudo, o risco, caracterizado como um processo, pode ser gerenciado. Risco é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto” (PMBOK, 6ª Ed, 2017).

Sabe-se que a Gerência de Projetos é regulamentada no Brasil pelo o Project Management Institute – PMI, instituição responsável pelo Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – O Guia PMBOK 2017 (PMBOK, 6ª Ed, 2017) que foi utilizado como base para esse artigo prevê as melhores práticas de gestão de processos de negócios.

O Guia PMBOK já em sua 6ª edição conta com dez áreas de abrangência e cada uma delas se desdobra em miniprojetos a serem gerenciados: “Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições e Stakeholders (LIMA, et, al, 2017, p. 104).

O Gerenciamento de riscos segundo o PMBOK é definido por Valeriano (2015, p. 234) como: “possibilidade de ocorrência de um resultado indesejável, como consequência de um evento qualquer” (VALERIANO, 2015, p. 236). Gerenciamento dos riscos envolve a gestão das duas dimensões dele: a probabilidade de ocorrer e a do impacto que pode gerar. Nesta perspectiva, as empresas e organizações inteligentes devem reconhecer as oportunidades, pontos fortes e também suas fraquezas, ou seja, riscos positivos e negativos, suas habilidades e limitações para conseguir alcançar seus objetivos de forma eficiente, sem desperdiçar recursos como: esforço, tempo e dinheiro.

Segundo o PMBOK (PMBOK, 6ª Ed, 2017) o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos. Cada uma destas fases é dinâmica e funciona como um mini processo, onde cada risco deve ser previsto e analisado como deverá ser tratado, pois há uma diferença entra um risco não previsto, e algo ocorrido de forma aleatória, e a incoerência de um evento é inaceitável, ou seja, algo que venha acontecer, mas que deveria ter sido previsto, por menor que seja probabilidade de um evento, todos devem ser previstos e tratados. O sucesso do projeto não é garantido por um bom gerenciamento. No entanto, o mau gerenciamento costuma resultar em falha do projeto. (SOMMERVILLE, Eng. Software 9ª Ed, 2012, p. 414).

2 AS ETAPAS DE GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES.

Os riscos em projetos são classificados de acordo com a fonte deles em: “técnicos, de qualidade, de execução, de gerenciamento, de organização, e externos” (VALERIANO, 2015, p. 237). Entende-se que gestores de tecnologia podem definir previamente as estratégias para atenuar os riscos percebidos.

Fazer o levantamento de informações do micro e do macro ambiente organizacional possibilita saber o que as pessoas pensam da empresa e o que esperam de seus produtos. Neste sentido, é preciso planejar estrategicamente o que fazer, como fazer e para que finalidade criar o produto ou serviço, pois de nada adianta construir um excelente produto que ninguém realmente quer. A função do Gerente de Projetos é organizar informações e sistematizar as etapas do trabalho pensando todo o processo do início até seu encerramento.

A equipe envolvida no projeto necessita se atualizar constantemente, conhecer seus clientes e os concorrentes, identificar os problemas no produto antes que eles cheguem aos clientes. Mediante a avaliação da situação atual do processo, de suas possibilidades no momento e de suas perspectivas futuras podendo assim alavancar o sucesso do produto ou projeto, ganhando assim vantagem e se tornando mais competitivo no mercado.

A elaboração da proposta descreve os objetivos do projeto e como ele vai ser realizado, inclui as estimativas de custo, cronograma e justificativa, ou seja, por que esse projeto deve ser confiado a sua empresa, organização ou equipe. A elaboração da proposta é crítica, pois a sobrevivência de muitas empresas de software depende do aceite de propostas suficientes e de ter vários contratos assinados. Não pode haver um conjunto de diretrizes definidas para essa tarefa, pois a elaboração de propostas é única de cada projeto, e trata-se de uma habilidade adquirida através da prática e da experiência. (SOMMERVILLE, Eng. Software, 2012, p. 414).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com