TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Riscos em Projetos

Por:   •  30/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL – REUNIÃO ONLINE

Matriz de análise

Disciplina:  Gerenciamento de Riscos em Projetos

Turma: 0823-3

Nome do Aluno: Michele da Silva Tenorio Cruz

Introdução

No dia 08/08/2023 as 19:00 tivemos nossa 1º Rol abordando o modulo 1 e 2 sobre a história e contextualização em gerenciamento de riscos em projetos e também sobre o planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos.

Iniciamos vendo os conceitos de eventos de riscos que pode ter efeito positivo ou negativo, é algo incerto pode acontecer ou não.

Nem sempre as incertezas serão negativas. Em relação a complexidade existem questões que estão fora do nosso controle, a pandemia que tivemos recentemente é um bom exemplo por isso sempre temos que pensar em reservas.

O professor apresentou uma citação de Albert Einsten muito interessante que fala:

"Eu não me preocupo com as coisas que sei que não sei. Eu só me preocupo com as coisas que não sei que não sei. Porque as coisas que sei que não sei, é fácil – é só procurar, que vou saber. Porém, as coisas que não sei que não sei, não tenho nem por onde começar!"

Elabore uma resenha crítica sobre 1 (uma) das reuniões semanais de até 1,5 páginas. O aluno deverá abordar na resenha, com exemplos, a dinâmica usada na ROL da sua escolha.

A difereça entre riscos e incertezas é que os riscos são incertos, mas nem toda incerteza é um risco. Os ricos afetam os objetivos do projeto, trazem consequencias, sendo elas ameaças ou oportunidades e todo projeto tem risco.

É muito importante gerenciar os riscos do projeto pois possibilita uma preparação e uma resposta mais rápida e eficaz. Um planejamento reduz os danos sendo assim essecial para as empresas e garante as manutenções das conquitas.

O planejamento de riscos descreve como o gerencimanto de riscos será executado, monitorado e controlado.

O processo de gerenciamento de riscos tem 5 passos: identificar, análise qualitativa, análise quantitativa, planejar respostas ao risco e controlar os riscos.

Para a identificação dos riscos temos vários métodos que podemos usar: análise Swot, premissas, restrições, stakeholders, EAP, EAR, lições aprendias e outros documentos. Todo plano de projetos tem que ter as premissas e restrições.

Na aula foi dada uma atividade que serviu para ver na prática como identificar os riscos, vendo o risco tipo ameaça e tipo oportunidade. Identificando as categorias causas, consequencias e riscos.

Descreva suas dúvidas, caso não tenha compreendido algum tópico

O conteúdo foi dado de modo claro e o professor tirou todas as duvidas que surgiram sobre o assunto durante a aula.

Considerações finais

Para concluir a Rol teve material bem claro e trouxe uma visão atual de gerenciamento de riscos que foi de grande valia. Podemos perceber a importante de gerenciar os riscos em um projeto que sendo bem feito pode controlar os riscos ou ate mesmo alavancar os projetos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com