TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GERENCIAMENTO DE RISCO EM PROJETOS: planejamento, identificação e análise qualitativa.

Por:   •  20/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

AMANDA CRISTINA MOREIRA FERREIRA

OTAVIO AUGUSTO OTTONI DE OLIVEIRA

RODRIGO FONSECA MACHADO AMORIM SILVEIRA

TATIANA DE OLIVEIRA SILVA

GERENCIAMENTO DE RISCO EM PROJETOS: planejamento, identificação e análise qualitativa.

PATOS DE MINAS

2018



AMANDA CRISTINA MOREIRA FERREIRA

OTAVIO AUGUSTO OTTONI DE OLIVEIRA

RODRIGO FONSECA MACHADO AMORIM SILVEIRA

TATIANA DE OLIVEIRA SILVA

GERENCIAMENTO DE RISCO EM PROJETOS: planejamento, identificação e análise qualitativa.

PATOS DE MINAS

2018


INTRODUÇÃO

Um dos desafios das empresas neste século é se manter e agigantar em um mercado cada vez mais competitivo pelas empresas que adentram e pela variedade de produtos e serviços ofertados ao mercado. Portanto para ganhar espaço e de essencial importância que as organizações suprem as necessidades dos clientes com validade para realiza-los e atrai-los para poder idealiza-los.

No serviço o mesmo acontece, o resultado esperado pelas partes interessadas de ser acolhido. Complicações na criação e na conclusão final acarretam na insegurança do cliente para outros projetos e interfere na aquisição de projetos futuros.

 A atenção com cada parte do projeto é de suma importância para alcançar o resultado final, mas como em todos os projetos, existe a hipótese de surgir problemas, eventualidades, que podem atrapalhar no êxito. Como descreve a lei de Murphy “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará. ” Logo, é importante o cuidado com os eventuais riscos.

Salles Júnior (et. Al 2010), o gerenciamento de ricos acontece para minimizar ou cessar os riscos por meio de identificação dos mesmos, análises, plano de ação, monitoramento e controle.

Neste artigo, será abordado a importância do gerenciamento de riscos nas etapas de planejamento, identificação e análise qualitativa a fim de prevenir riscos e proporcionar êxito no resultado final. Muitos projetos, não atingem o resultado surpreendido com riscos não esperados, que podem desencadear na desestruturação do projeto.

O artigo tratará da importância do gerenciamento de riscos em projetos, por meio de pesquisas bibliográficas para conceituar as etapas do gerenciamento de riscos: planejamento, identificação e análise qualitativa.

OBJETIVOS        

Demonstrar através de uma teoria lógica a importância do gerenciamento de projetos, mais aprofundado no gerenciamento de riscos, suas causas, identificações e demonstrações.

Por intermédio de citações e análises de números e dados, o artigo possibilitará uma visão dos benefícios de distinguir os riscos, através do gerenciamento e controle de projetos.

GERENCIAMENTO DE UM PROJETO

Para um maior esclarecimento de gerenciamento de riscos, primeiramente é preciso entender o que é gerenciamento de projetos. Seja para a criação ou fabricação de um produto ou serviço, o projeto sempre possuirá algum objetivo final, deste modo seu gerenciamento inclui seu planejamento, análises e controle durante toda a sua execução.

Deste modo o projeto possui nove áreas de conhecimento que são: escopo, tempo, custo, integração, recursos humanos, partes interessadas, qualidade, aquisições, comunicações e riscos

De acordo com Vargas (2006, p. 7), caso o projeto fuja do planejamento de uma dessas áreas, tanto positivamente ou de forma negativa, o projeto não foi bem sucedido. A alteração do planejamento pode interferir no resultado final.

O que basicamente Vargas nos diz é que gerenciar os riscos, bem como evita-los e tentar de maneira eficiente preveni-los, é uma ótima ferramenta para obter sucesso no resultado final do projeto.

GERENCIAMENTO DE PERIGOS

Através da conceituação de projetos, é possível habilitar a conceituação de riscos e o seu enquadramento no gerenciamento de riscos.

De acordo com Salles Júnior (et. al 2010), a palavra risco está diretamente relacionada à incerteza, um acontecimento futuro, incerto, que pode tanto ser positivo quanto negativo. Risco também pode ser entendido como a falta de informação sobre o acontecimento futuro.

Assim, risco é uma possibilidade, onde o incerto ou duvidoso, pode dar certo ou não. Para melhor entendimento o risco não pode ser considerado somente um imprevisto, mas de modo geral algum planejamento que não foi realizado na prática com tanto êxito, ou a prática que foi realizada sem nenhum planejamento. Mais precisamente como um sinônimo risco é um apuro, seja para o trabalhador, seja para o projeto, é uma situação de apuro.

Para Salles risco é inteiramente ligado com a falta de informações e conhecimento, ou seja, aquilo que não foi bem planejado ou estudado e tem a hipótese de dar errado, é um risco.

Deste modo Salles salienta e maximiza a importância de gerenciar riscos, no intuito de minimizar qualquer chance de caos no projeto. O gerenciamento de riscos previne em um contexto geral perdas, atrasos, prejuízos, sejam financeiros e de tempo e aumenta a chance de obter triunfo de vitória.

IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS

Salles Júnior (ET. AL 2010), apresenta em seu livro algumas ferramentas para identificação dos riscos, sendo elas: análise de Swot, estrutura analítica de riscos, brainstorming, análise de histórico, brainwriting e técnica Delphi.

Análise Swot: utilizadas para identificar os riscos, estabelecendo situações onde devem ser posicionados: oportunidade e força, oportunidade e fraqueza, ameaça e força, ameaça e fraqueza. Sendo do ambiente interno, força e fraqueza e ameaças do externo que oferecem risco.

Figura 1 – Estrutura de Análise de Swot

[pic 1]

Fonte: Retirado da internet

Estrutura Analítica de Riscos: utilizada para agrupar riscos em categorias, conforme definidas no projeto, não tem uma estrutura fixa, é construída através do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (207.2 Kb)   docx (118.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com