TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de processos de negócios

Por:   •  10/4/2015  •  Dissertação  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Para que uma empresa tenha sucesso, seja ela de grande ou pequeno porte, esta precisa essencialmente ter uma boa administração, pois uma empresa que não tem planejamento, organização e controle e não saiba quais os objetivos que pretende alcançar não consegue atingir nenhum resultado.

Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia de informação com foco na otimização dos resultados das organizações através da melhoria dos processos de negócios. Tem como objetivo conectar a estratégia ao foco do cliente através de processos melhores, ultiliza práticas de gestão, tais como: mapeamento de processos, modelagem, definição de nível de maturidade, documentação, plano de comunicação, automação, monitoramento através de indicadores de desempenho e ciclo de melhoria e transformação contínua. O objetivo é a melhoria e transformação contínua dos processos para se atingir os resultados esperados.

Essas práticas aplicadas ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, permitindo às organizações melhor rentabilidade, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, aumento da satisfação dos clientes através de produtos e serviços em nível superior de qualidade.

Outro ponto de atenção é que implantar o BPM (Gerenciamento de Processos de Negócios) em uma empresa não é simples, não é rápido, envolve mudança de comportamento das pessoas e comprometimento da alta administração. Por último, o uso do enfoque de Gerenciamento de Processos de Negócios se torna essencial para o sucesso de um projeto de implantação de BPM. Não necessariamente se deve contratar uma consultoria especializada, desde que os gerentes tenham conhecimento e preparo adequado no assunto e a organização coloque o BPM como prioridade.

Gestores devem usar o metodo em quatro passos para gerir informações

1 Diagnostico: Requer uma Descrição do problema existente, o contexto no qual ele ocorre, o tipo de informações disponiveis e enecssarias para resolverê-los e os possiveis meios de conseguir essas informações. O diagnostico das necessidades de informações podem ocorrer nos niveis individual, de gestão, organização, ou social. As Organizações usam informações para aumentar sua vantagem competitiva ou implantar sua estrategia, como melhorar o serviço ao consumidor, controlar o custo, ou monitorar a qualidade.

2 Avaliação: Avaliar tecnologia da inforamção e sistema envolve comparar os sistemas existentes com sistemas disponiveis que atendam ás necessidades de informação.

3 Projeto: O projeto envolve corrigir deficiencias dos sistemas existentes e aplicar aos mesmos praticas e tecnologias de informação especifica, isso envolve uma analise cust/beneficio para que o novo projeto forneça um retorno suficiente para os custo adicionais.

3 Implementação: Aborda assuntos associados com a implementação dos sistemas novos ou alterados. A gestao deve assegurar recursos suficientes para a implementação e para lidar com as mudanças que ocorrem como resultado dessa mudança, para assim, que o novo sistema funcione como esperado e resulte nso custos e economias previstas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com