TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Interface Grafica

Por:   •  23/6/2016  •  Artigo  •  1.858 Palavras (8 Páginas)  •  1.640 Visualizações

Página 1 de 8

Historia da Interface Grafica

CRISTIANO BARBOZA MARVILA (UNES/ES) – Cristianomarvila@hotmail.com
DEYVID DE SOUZA ARCANJO (UNES/ES) – Deyvidarcanjo@gmail.com
WESLEY MARINS (UNES/ES) – wesley.marins3@gmail.com
LUIZ FELIPPE CURCIO (UNES/ES) felippe.curcio@hotmail.com

Resumo: Neste Artigo, será aprensentado o conceito e a historia sobre a interface gráfica, como surgiu e qual a sua importância para que o computador possa interagir com o usuário, desde sua primeira aprensentação até no dias de hoje, as  evoluções que foram acontecendo com o passar dos anos. Mesmo não tendo noção da sua importância, ou de sua complexidade, as interfaces gráficas têm se tornado cada vez mais presentes no cotidiano pessoal e profissional em todo o mundo.

Palavras-chave: Interface gráfica; Computador; Usuário; Evolução; Importância.

1. Introdução

Com o surgimento das interfaces gráficas os métodos de textos, até então predominante, foram substituídos, pois dificultava a interação entre usuários e máquina. Com a implementação de imagens e ícones a comunicação entre o homem e o computador se tornou mais efetiva, criando um ambiente mais intuitivo e fácil de interagir.

A interface gráfica (Graphic User Interface), foi um fator determinante para que a dispersão do computador pessoal. Em 1976 uma empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak tinham a ideologia de transformar o computador que até então era de  ambiente científico e empresarial para um ambiente doméstico. 

2. O que é a interface gráfica  

É  uma forma de interação entre usuário e máquina através de uma representação gráfica visual com imagens e desenhos, também pode definir como tela. Nela possui um conjunto de barra de tarefas e ferramentas intuitivas para que o usuário dispor, além de ser algo personalizável de acordo com o a necessidade do usuário.

3. História

Um dos primeiros a expressar a idéia de GUI (Graphical User Interface)  foi Vanner Bush que no começo dos anos 30, pensou em um dispositivo denominado “Memex”. Assim como as maiores idéias na área da informática, ela surgiu antes da tecnologia necessária para Realizá-la.

Em 1973 a empresa Xerox parc desemvolveu um computador a reunir todos os elementos da GUI em um só lugar dando origem ao nome “Desktop”, o idealizador desse projeto foi  Butler Lampson  e desenvolvido por ChuckThacker. O “Alto” nunca foi pensado como um produto para fabricação em massa e jamais se tornou, apesar de ser considerado um
Computador
pessoal. Em 1980  a companhia “Three Rivers Computer Comporation” lançou a “PERQ”, uma estação gráfica que rodava o primeiro sistema comercial de hipertexto, Essa interface possui Algumas características como: menus, caixas de opções, ícones e gráficos de janela, alem de usar um  dispositivo de ponteiro junto com o teclado.Com esse sistema, a Xerox desenvolveu o Xerox 8010 o sucessor do xerox Alto e possuia funções como duplo clique em ícones e sobreposição de janelas, que mais tarde serviria como base para interfaces mais modernas.                 

 3.1 Apple

Em 1983 a apple criou o computador Lisa, foi o primeiro modelo desktop a usar uma interface gráfica, com sistema operacional Lisa OS, que veio para popularizar a interface gráfica, aproveitando o sistema da xerox como molde, a interface foi mais implementada com barra de menus e outros aprimoramentos. Apesar do projeto ser algo revolucionário para a época o Lisa se tornou um fracasso comercial para a Apple devido ao alto preço. Em 1984 a apple lança o Macintosh semelhante com o Lisa, Ele é considerado o primeiro computador com uma interface gráfica acessível, mais bem mais barato e continha várias utilitários como calculadora, bloco de notas e lixeira de arquivos, além de possuir em sua interface representações em seus ícones como pastas e arquivos por folhas de papel.

[pic 1]

Lisa OS, da Apple, lançado em 1983 (Fonte da imagem: Toasty Technology).

Com o sucesso do Macintosh foram surgindo clones, a empresa Digital Research (DRI) desenvolveu um projeto que trabalhava em cima de sistemas similares da apple, resultando em ações judiciais.

 

3.2 Microsoft

Em 1985 a Microsoft  lança a primeira versão de seu sistema o windows uma interface gráfica para o MS-DOS, A versão NT do Windows foi o primeiro sistema operacional da Microsoft a abandonar o MS-DOS. A idéia principal dessa interface era manipular ícones usando o mouse, apesar de possuir ícones semelhantes com o da Lisa possuia ícones novos que ainda não tinham no mercado. Apartir disso a Apple e windows começaram uma disputa de mercado. Com a criação do Macintosh II a Apple saiu na frente com o primeiro monitor colorido da história, no mesmo ano a microsoft lança o windows 2.03.

[pic 2]Primeira versão do Microsoft Windows (Fonte da imagem: Microsoft).

O Windows ganhou muita popularidade com as versões 3.0, em 1990, e 3.1, em 1992. Apesar de ainda não ter alguns recursos simples, que já estavam implementados no Macintosh, foram vendidas milhões de cópias dessas versões do sistema da Microsoft. Mais tarde, com a chegada do Windows 95, a empresa de Bill Gates se consolidou como a líder do mercado e detentora de um dos softwares mais famosos até hoje.

[pic 3]Windows 3.0 (Fonte da imagem: Toasty Technology).

3.3 Outras interfaces da época

A VisiCorp era uma das empresas que também estava trabalhando em interfaces gráficas para computadores pessoais. Responsável pela planilha eletrônica VisiCalc, a empresa lançou uma interface para PCs, em 1983, mas que não chegou a fazer muito sucesso. Além do preço alto e de exigir muito recurso de hardware, a VisiOn, como era chamada, também teve alguns retrocessos, como deixar de usar ícones e eliminar o cursor do mouse.

[pic 4]

VisiOn, da VisiCorp, interface para PCs da IBM. (Fonte da imagem: Toasty Technology)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (607 Kb)   docx (354.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com