TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.228 Palavras (13 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 13

Ciências da Computação

“DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COM UTILIZAÇÃO DE INTERFACE GRÁFICA”

Alunos:

Chinnon Santos – RA: B5526C-7. Leonardo Felipe da Silva - RA: B5680D-5. Lucas Aleixo Mendonça - RA: B25444-0. Magdiel Alves de Oliveira - RA: B4707G-0.

Goiânia 11/2013

SUMÁRIO

OBJETIVO E MOTIVAÇÃO DO TRABALHO..........3 – 4.

INTRODUÇÃO......................................................... 5.

REGRAS DO JOGO (CONCEITOS GERAIS)..........5 – 6.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO.........6 – 7.

PROJETO DO PROGRAMA.................................... 8.

CÓDIGO FONTE DO JOGO.....................................9 – 24.

FONTES/BIBLIOGRAFIA......................................... 25.

APS

2

IMAGENS DO JOGO...............................................26 – 28. Objetivo do trabalho e Motivação do Trabalho

Os jogos educativos são apresentados à humanidade desde que ela existe. O jogo esta presente na natureza humana, seja ela na infância ou na fase adulta.

Brincar é do cotidiano de todas as crianças e adultos, e não tem uma data de início.

Antigamente os jogos eram apresentados como forma de divertimento, mas algum tempo os jogos foram introduzidos para ajudar em abordagens como melhorar a concentração, habilidade motora e percepções de todos os sentidos, que são os jogos sensoriais, e porque não falarmos dos jogos que são ligados diretamente à educação, ou seja os jogos educativos.

Os jogos educativos começaram a crescer dentro das escolas e também entre as famílias. Atualmente os jogos são divididos em varias categorias, dependendo da proposta do jogo. É importante que o jogo educativo chegue às crianças como uma proposta de brincadeira. A brincadeira com os jogos educativos precisa ser prazerosa; proposta e nunca imposta.

Muitos jogos estão sendo deixado de lado com o advento da internet, porem é de extrema importância que a criança trabalhe o movimento e pensamento, através de jogos corporais, eletrônicos e sensoriais. O jogo é um instrumento de aprendizagem. A criança e o adulto aprende por aquilo que ela vive e não pelo que ela escuta.

Porque voltado para o meio ambiente?

No Brasil, para Dias (2004), a década de 1990 é a década das maiores transformações dessa temática. A nova mentalidade do Ministério da Educação, os surgimentos de centros de educação ambiental e encontros regionais e nacionais foram importantes para aproximar as discussões mundiais a respeito dos fundamentos de uma comprometida Educação

APS

3

Ambiental. A ECO-92 reforça as ideias da Conferência de Tbilisi e propõe a capacitação de educadores e a mobilização social acerca da problemática ambiental. Na Educação a maior contribuição se deu com a reforma curricular no ensino fundamental prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o qual estabelece a Educação Ambiental como um tema transversal que preza pela interdisciplinaridade.

A importância da educação ambiental

A Educação Ambiental é necessária para indivíduos que ainda estão em processo de formação de valores, , pois pode contribuir para uma mudança ou o direcionamento dos valores, e consequentemente, dinamizar a reprodução de valores integrativos. A prática da necessita de projetos complementares e atividades didáticas de campo para atingir seus objetivos. Somente com estas atividades práticas serão valorizados conceitos importantes para uma cidadania ambientalmente responsável.

O referido jogo tem por objetivo geral, ensinar de forma divertida o assunto reciclagem. Vemos no nosso cotidiano vários problemas neste sentido, papel que poderia ser reaproveitado, plástico que poderia retornar novamente a nós, e assim por diante, contudo, este reaproveitamento não acontece por falta de um descarte consciente. Ah, sem falar no descarte incorreto de eletrônicos, o que acaba então por poluir de forma inevitável o habitat natural do homem e dos animais, comprometendo assim o futuro da Terra. Jogo simples, fácil de ser jogado, mas quando colocado na prática no dia a dia, trás a certeza de uma missão, e porque não falar de uma responsabilidade cumprida.

APS

4

INTRODUÇÃO

Partindo do proposto pela Instituição, desenvolvemos um programa em JAVA com o intuito de demonstrar a vida em uma grande metrópole visando os parâmetros ambientais envolvidos.

Desenvolvido em caráter educacional visando aumentar a percepção das

pessoas aos problemas que são causados pelos cidadãos de grandes cidades pela negligencia e falta de informação em soluções inteligentes como coleta seletiva e reciclagem do lixo.

Sentimos a responsabilidade social de provocar a mudança no pensamento e na cultura do nosso publico alvo, que é as pessoas compreendidas nas metrópoles e circunvizinhanças.

Através da inclusão digital proporcionada pelo avanço da tecnologia, esperamos atingir um publico vasto e variado, com todas as idades e níveis sociais, uma vez que o problema atinge a todos.

Como informação técnica, o software foi desenvolvido através da linguagem JAVA, como sugerido pela Instituição.

Regras do jogo (conceitos gerais)

- Acerta o número máximo de lixo exatamente na boca da lixeira correta de acordo com o lixo que aparecer na tela no prazo de 1 (um) minuto.

- O acerto do lixo corretamente na boca da lixeira e o tipo do lixo ser correspondente ao tipo da lixeira soma 10 (dez) pontos à sua pontuação total.

- O acerto do lixo corretamente na boca da lixeira, mas e o tipo do lixo NÃO ser correspondente ao tipo da lixeira subtrai 5 (cinco) pontos à sua pontuação total.

- O não acerto do lixo corretamente na boca da lixeira subtrai 10 (dez) pontos à

APS

5

sua pontuação total.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com