TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Rede de Computadores

Por:   •  25/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTA CRUZ DE CURITIBA

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

HISTÓRIA DAS REDES DE COMPUTADORES

AVANÇOS E EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

PATRICIA DE JESUS BATISTA

WILLIAM WERNHER

CURITIBA

2023 


INTRODUÇÃO

        A seguinte pesquisa tem como objetivo abordar a história da rede de computadores, sua evolução e seus avanços e suas expectativas para o futuro. Tornando uma jornada interessante que remonta às primeiras tentativas de conectar dispositivos eletrônicos para compartilhar informações. Entende-se que redes de computadores são uma malha que interliga milhares de sistemas computacionais para a transmissão de dados, também conhecidos como nós. Esses dispositivos podem enviar, receber e trocar tráfegos de dados, voz e vídeo graças aos equipamentos físicos (hardwares) e softwares que compõe o ambiente

        O desenvolvimento das redes de computadores ao longo dos anos permitiu uma revolução na forma como as pessoas se comunicam, colaboram e acessam informações, essa forma de compartilhar informações não é nova. Desde a invenção do telégrafo no século XIX, houve esforços para criar sistemas de comunicação de longa distância, no entanto, esses sistemas eram limitados em termos de velocidade e capacidade. Vamos detalhar um breve panorama dessa história, entendendo como é possível conectar diversos dispositivos para que eles conversem entre si trocando informações, entendendo sua evolução e origem por trás disso.


DESENVOLVIMENTO

        Antes de chegarmos aos padrões de utilização de informações e tecnologias atualmente deu-se um longo processo de evolução durante a década de 60 dando início as primeiras redes de computadores como forma de transferência de informações de um computador para outro, na mesma década o meio de armazenamento externo e transporte de dados ainda eram os cartões perfurados que armazenavam poucas dezenas de caracteres o formato da IBM por exemplo permitia o armazenamento de 80 caracteres por cartão.

        Os primeiros experimentos com redes de computadores ocorreram nas décadas de 1950 e 60. um marco notável foi o projeto ARPANET, financiado pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) dos Estados Unidos em 1969. O ARPANET tinha como objetivo interconectar computadores de pesquisas em várias universidades e instituições, permitindo a troca de informações sigilosas.

        A grande virada veio na década de 1980, quando os protocolos TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) foram estabelecidos como a base para a comunicação na ARPANET. Isso permitiu que diferentes redes de computadores se comunicassem em uma única rede, formando a base da internet como a conhecemos. Em 1983, a ARPANET adotou oficialmente o protocolo TCP/IP, marcando o nascimento da internet moderna.

Nas décadas de 1980 e 1990, a internet começou a se expandir para além do âmbito acadêmico e militar. Empresas e organizações começaram a explorar o potencial comercial da rede, levando ao surgimento da World Wide Web (WWW) na década de 1990. A WWW trouxe uma interface mais amigável para navegar na internet por meio de hipertexto e hiperlinks.

        Com o crescimento da rede, manter e distribuir listas de todos os hosts conectados foi se tornando cada vez mais dispendioso, até 1980 passaram a ser usados nomes de domínio, dando origem ao “Domain Name System” ou simplesmente DNS, que é essencialmente o mesmo sistema para atribuir nomes de domínio usado até hoje.

No início dos anos 2000, a internet se tornou uma presença cotidiana nas vidas das pessoas. O surgimento das redes sociais, serviços de streaming, comércio eletrônico e dispositivos móveis transformou a internet em uma ferramenta essencial para a comunicação, entretenimento e negócios. A ascensão das redes sociais e plataformas de compartilhamento de conteúdo na década de 2000 levou a uma explosão de interconexões virtuais. As pessoas começaram a compartilhar não apenas informações, mas também suas próprias experiências e vidas, contribuindo para uma nova forma de interação social online.

À medida que avançamos, tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), 5G e computação em nuvem continuam a remodelar a paisagem das redes de computadores. Essas tecnologias ampliam a conectividade e a capacidade de processamento, permitindo cenários inovadores, como cidades inteligentes, carros autônomos e saúde digital. Embora as redes de computadores tenham trazido inúmeros benefícios, também apresentaram desafios relacionados à segurança cibernética, privacidade e desigualdade digital. À medida que a tecnologia avança, é fundamental abordar essas questões de maneira responsável e ética. A história da rede de computadores é uma saga de inovação contínua que moldou a sociedade de maneiras profundas. A evolução das redes continua a impactar nossas vidas, moldar nossa comunicação e abrir portas para novas possibilidades tecnológicas.

        Continuando com a linha do tempo desse marco histórico, entre os anos de 1972 a 1980 começaram a surgir outras redes de comutação de pacotes como:

  • ALOHANET:  rede de micro-ondas via rádio que interligava as ilhas do Havaí
  • TELENET: Comutação de pacotes de pacotes comerciais da BBN baseada na tecnologia da Arpanet
  • TAYMNET OU TRANSPAC: Rede de comutação de pacotes franceses

        O numero de pequenas redes crescia cada vês mais sendo apresentado por robert Metcalfe os princípios de uma dere local, Ethernet que mais tarde originaram LANs de curta distancia.

        No final da década de 70 aproximadamente 200 máquinas estavam conectadas a ARPAnet não só devido a pesquisas, mas também por ser utilizada para comunicação militar na Guerra Fria onde toda a comunicação passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, ao passar esta época de guerra a Arpanet não tinha mais importância para os militares sendo passada então para maioria das universidades e outros pesquisadores que foram estendendo a comunicação por outros países chegando à década de 80 com cem mil máquinas interligadas formando uma grande rede mundial que passou a ser conhecida como Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (202.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com