TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História dos Sistemas Operacionais

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

Responda as seguintes questões:

  1. Como funcionava o sistema monitor? Quais suas responsabilidades?

O sistema monitor foi uma das primeiras encarnações de sistemas operacionais apareceram na forma de programas monitores, que permaneciam residentes na memória principal.  A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas. Suas responsabilidades eram de facilitar o carregamento das aplicações para a memória e o trânsito de dados entre a memória e dispositivos de entrada e saída.

  1. Quais as principais características dos sistemas operacionais CP/M e MS-DOS?

O CP/M (Control Program for Microcomputers) foi um sistema operacional de bastante sucesso na década de 70. A característica principal deste sistema é que permitia um alto nível de portabilidade, pois um programa desenvolvido para rodar em CP/M poderia ser executado em plataformas diferentes com poucas modificações ele era composto basicamente por três módulos: o módulo básico de entrada e saída, o sistema básico de disco (ou BDOS) e o processador de comandos de console.

Adquirida pela Microsoft o sistema operacional MS-DOS (MicroSoft Disk Operating System), originalmente criado por uma empresa de Seattle, se caracterizava por permitir a execução de somente um processo por vez, não permitindo portanto que mais de um usuário usassem o computador simultaneamente. Isso era devido à simplicidade do projeto deste sistema operacional, que não previa proteção de memória nem suporte a multitarefa, ou seja, não possuía características voltadas para sistemas que deveriam executar mais de um processo.

  1. Qual a desvantagem para o programador ao ter que desenvolver programas para um ambiente computacional que não possui sistema operacional?

O programador teria que programar todos os componentes de hardware: vídeo, teclado, mouse, placa de rede, disco rígido. Cada tarefa que a aplicação fosse fazer teria que ser detalhada num nível muito baixo para que o computador funcione. Isso sobrecarrega o programador, pois além de programar a solução do problema específico, teria também que programar rotinas auxiliares para comunicação e gerência de hardware.

  1. Por que o Windows 3.1 “pendurava” tanto?

O problema é que o núcleo do sistema operacional continuava basicamente sendo o mesmo do MS-DOS, que não possuía características voltadas para sistemas que deveriam executar mais de um processo simultaneamente, não oferecendo recursos como proteção de memória, multitarefa preventiva, e assim por diante, sendo assim, com o decorrer do tempo S.O. ganhou a fama de ser bastante instável, pois era comum para o usuário ser obrigado a reinicializar o sistema no momento em que uma aplicação realizasse uma operação que comprometesse a continuidade da execução do ambiente computacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com