TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTEGRAÇÃO CONTINUA

Por:   •  16/11/2016  •  Monografia  •  4.581 Palavras (19 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 19

Uso de Testes de Aceitação Automáticos no Desenvolvimento de Aplicação Web com o uso de Integração Contínua para Controle de Estacionamento

Giovane Galvão1, Maria Carolina de Oliveira1, William Massami Watanabe1, Richard Duarte Ribeiro1, Bruna Rossetto Delazeri2

1Universidade Tecnologica Federal do Paraná (UTFPR) – Ponta Grossa – PR – Brasil

2Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa – PR - Brasil

giovanegalvao@gmail.com, karolina_olive@hotmail.com, wwatanabe@utfpr.edu.br, richardribeiro@utfpr.edu.br, brunadelazeri@hotmail.com

Abstract. This work applied automated acceptance tests with the software development practice known as "Continuous Integration", often used in agile methodologies. The realization was made through its use in developing a web application based on JavaScript, PHP (Hypertext Preprocessor), CSS (Cascading Style Sheets), HTML (HyperText Markup Language) and DBMS Manager (System Database) MySQL. We acceptance tests developed by adopting the tools Selenium IDE and Ant. The Git tool was used to enforce versioning via the GitHub. At the end of this work it was found that the instant feedback of the errors encountered in the development of an application contributed to the faster process.

Keywords: Agile Methods. Software Testing. Web Development.  

Resumo. Este trabalho aplicou testes de aceitação automáticos juntamente com a prática de desenvolvimento de software conhecida como “Integração Contínua”, muito utilizada nas metodologias ágeis. A realização foi feita através do seu uso no desenvolvimento de uma aplicação Web baseada em JavaScript, PHP, CSS, HTML e SGBD MySQL. Foram elaborados testes de aceitação adotando as ferramentas Selenium IDE e ANT. A ferramenta Git foi utilizada para efetivar o controle de versão através do GitHub. Ao final deste trabalho verificou-se que o feedback instantâneo dos erros encontrados no desenvolvimento de uma aplicação contribuiu para a agilidade do processo.

Palavras-chave:. Métodos Ágeis. Teste de Software. Desenvolvimento Web.

  1. Introdução

O projeto de software envolve uma série de atividades que incluem rotinas técnicas e administrativas, as quais precisam ser monitoradas frequentemente para que o produto final seja realizado dentro do prazo e dos custos inicialmente definidos pela empresa [PRESSMAN 2011]. Para o alcance deste objetivo visando a qualidade e a satisfação do cliente é fundamental a utilização de métodos, técnicas e ferramentas [NETO 2014].

        

        A área de Engenharia de Software define vários destes métodos e técnicas para o processo de produção de sistemas, porém, mesmo com a aplicação destas melhorias as organizações possuem a dificuldade em cumprir as metas do projeto (PRESSMAN, 2011).

        Perin (2006) afirma que “a atividade de teste de software é um elemento crítico da garantia de qualidade de software (...)” (PERIN, 2006). As empresas são incentivadas a ter uma planejada e minuciosa prática de testes quando percebem os altos custos gerados pelas falhas no software, fato que contribui para a economia e prevenção destes gastos (NIETO; CARDOSO, 2012).

        Segundo Perin (2006) normalmente as empresas dedicam 40% de todo o projeto para a fase de testes. Em sistemas que podem envolver a segurança humana tais como os utilizados em controle de voo, os testes demandam “de três a cinco vezes mais que todos os outros passos da engenharia de software juntos.” (PERIN, 2006).

        Esta dificuldade aumenta quando o desenvolvimento é iniciado com falhas, causando impacto na confiabilidade e qualidade do produto final (DEUTSCH, 1979 apud PRESSMAN, 1995).

        Este trabalho traz conceitos e sugestões para a implementação de testes automatizados utilizando a prática de Integração Contínua, visando maior agilidade para este processo tão importante na criação de sistemas.

        Nas próximas seções será apresentado os conceitos de metodologia ágil, integração continua e testes, o desenvolvimento da aplicação e dos testes utilizados no projeto bem como os resultados alcançados com a técnica.

  1. Metodologia Ágil

De acordo com estudos realizados pelo Standish Group (1995), a maioria dos sistemas que utilizaram a metodologia tradicional de desenvolvimento de software não alcançou a total satisfação do cliente e custou mais do que o planejado. Soares (2004) fala sobre o problema do curto prazo para o desenvolvimento abordando a metodologia tradicional, onde se prioriza a documentação.

        As metodologias ágeis surgiram como uma resposta a esses problemas. De acordo com Soares (2004), o termo “ágil” se deve ao fato da metodologia não ser orientada a documentação. Isso não significa que a documentação não tenha importância, ela apenas aparece em plano secundário, ficando o enfoque primário nos indivíduos e interações, software executável, colaboração do cliente e resposta rápida para mudanças [SOARES 2004].

        Dentre as várias metodologias ágeis existentes, Scrum e XP (Extreme Programming) são as mais difundidas. Esta última possui características relevantes como a abordagem incremental do software, a frequente interação com o cliente e o feedback constante das atividades que estão sendo realizadas [KOSCIANSKI e SOARES 2007].

        Entre as práticas utilizadas por esta metodologia destaca-se o teste e a Integração Contínua, onde há foco na validação do projeto durante todo o desenvolvimento do software [SOARES 2004]. Ferramentas que suportam metodologias ágeis já existem, e efetuam o controle das métricas de cada equipe, de cada desenvolvedor e executam a divisão das tarefas e a integração e testes [SOARES 2004].

  1. Integração Contínua

Integração continua é uma prática utilizada no desenvolvimento de software onde os desenvolvedores integram o trabalho frequentemente. Cada integração é examinada por uma build automatizada (incluindo os testes) para que os erros de integração possam ser detectados rapidamente [FOWLER  2006].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (483.9 Kb)   docx (702.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com